Ė óbvio que o tópico dizia quem quiser pesquisar e tiver possibilidades pode poupar, nem toda a gente conhece um mecânico que possa ter essa facilidade. A questão da garantia das peças é questionável. Em toda a vida só conheci um caso que a correia partiu aos 30000km. A oficina nada assumiu porque já tinha passado um ano e pouco e porque na factura não tinha os km que o carro tinha na altura da mudança logo o cliente não tinha como provar que só tinha feito 30000km segundo eles. A questão é a mesma, o mecânico tem de ter a porta aberta etc... A questão é porque uma reparação que custa de peças 150/200 eu tenho de pagar 500€? Porque eu tenho de dar 300€ de lucro numa tarde ao mecânico? Os meus pais eram agricultores punham-se a pé as 6 da manhã e havia meses que não faziam 300€ do que a terra colhia, e o resto das casas que tem porta aberta? Acham que numa tarde fazem 300€ com um cliente? Cabeleireiro, restaurante etc e também tem empregados e água e luz etc. Eu quero um mecânico, não quero um engenheiro mecânico.
Quanto aos vigilantes se você tem hipótese de pagar 20€ por noite a um homem que lhe guarde o estabelecimento e avise a polícia se for assaltado quero ver se vai pagar 40€ a empresa de vigilância para meter lá o mesmo homem.
Se pode fazer o trabalho e ficar bem feito mais barato porque fazer mais caro?
Ou também não vai aos hipermercados e aproveita as promoções? Prefere pagar mais caro porque eles também tem casa aberta e se calhar não ganham o suficiente por vender mais barato...
Cada um sabe de si, mas quem no perfeito juízo prefere pagar mais caro para usufruir de um serviço, quando o pode obter mais barato com a mesma qualidade e não o faz é porque não está no seu perfeito juízo.
O problema é que o português se compra uma coisa barata, não presta, mas se é caro pode até ser mais fraco mas é caro é bom.
O mesmo se passa com o resto, vem de fora é bom, é feito em Portugal não presta...