correia de distribuicao ate ficou barata

Não estás a perceber...

Pegas na peça levas ao mecânico e dizem monte...passados 5k km quem é a responsabilidade é do mecânico ou tua que fornceste a peça?

Agora pegas no carro levas ao mecânico e dizes é para mudar a distribuição, ele pega no carro compras as peças monta. Passados 5k km rebenta, mas tu estás tranquilo...

Não estás a perceber...

Pegas na peça levas ao mecânico e dizem monte...passados 5k km quem é a responsabilidade é do mecânico ou tua que fornceste a peça?

Agora pegas no carro levas ao mecânico e dizes é para mudar a distribuição, ele pega no carro compras as peças monta. Passados 5k km rebenta, mas tu estás tranquilo...

Eu percebi muito bem, e tava a falar relativamente ao teu ultimo paragrafo... entao um gajo mete la o carro passado X km a correia parte o mecânico paga a despesa?!

Fdx, mas vocês os dois querem passar o Cut em numero de posts ou quê?, já começa a ser aborrecido aturar-vos, ao menos mandem PM´s um ao outro e pronto, assim já ninguém tem que estar a aturar as vossas picardias...
Abraço da Madeira

Eu acho que deviamos fazer o mesmo com todas as profissoes assim ninguem ganhava dinheiro e voltavamos á idade da pedra :green:

Obvio que a vida custa a todos a ganhar, mas uma coisa é repor o liquido no "mija mija" outra é mudar uma correia, mesmo quem sabe fazer aquilo por vezes da raia quanto mais um curioso que compra o material + barato sem garantia sem nada... Alem do mais o mesmo tipo de pesquisa que fizeste para o material podes fazer para os mecanicos depois logo ves quem esta a por a mao ao bolso ou quem esta apenas a ganhar a mao de obra e mais qq coisa para o desconto das peças. ja para nao falar nas despesas de ter uma casa (oficina) aberta, agua luz, empregados etc... o verdadeiro problema é que ganhamos todos pouco para as despesas que temos....

È o mesmo que eu agora vir para aqui e dizer contratar vigilantes para que? posso pedir a um sem abrigo para tomar conta do meu armazem e pode dormir la dentro como forma de pagamento e assim nao gasto dinheiro em vigilantes ou sistemas de alarme pois o cheiro do sem abrigo afasta qq um...

A correia em questão era gates. O objetivo do tópico era dizer que por vezes quem tiver hipótese e tempo pode poupar algum dinheiro.
Quanto as oficinas que tem de pagar salários e impostos e tudo mais esta tudo muito bem, mas sabem que a maior parte das oficinas foge ao fisco, só as grandes oficinas é que não. e quem conhecer uma oficina "particular" que regista tudo ao pormenor que atire a primeira pedra
A substituição da correia orçamentos que me deram media de 500.
Peças que para mim saíram a 200 se fosse menos 30% ao mecânico sai-lhe a 140. Lucro de uma tarde comigo 360.
estamos a falar de uma tarde de trabalho. eu numa tarde de trabalho recebo 15 euros.
A maior parte da população que receba 600 euros mensais recebe 30 euros por dia. seja 3.80 por hora.
na minha opinião acho injusto. pagar 30 euros por hora numa oficina. um enfermeiro ou professor não ganha isso.
Temos a hipótese que a correia parta. em 100 correias quantas conhecem que partiram precocemente? Um dois três casos no máximo. um trolha anda ao sol todo o dia recebe 50 euros por dia. é artista faz casas. porque é que eu tenho de pagar 30 euros por hora ao mecânico? Vão ao restaurante que também tem negocio aberto se cobrarem 30 euros por pessoa é um roubo...se vamos olhar para cada profissão.
o meu caso pessoal poupei 250 euros o trabalho foi feito, meti as pecas que quis, o mecânico como é obvio não vai pagar impostos daquela tarde de sábado, ganhou 60 euros, e não tem responsabilidade mais nenhuma porque se eu tiver o azar de ser o um de cem que a correia partiu precocemente não lhe vou exigir nada.
É injusto fugir aos impostos dessa reparação? eu já paguei o iva do carro, já paguei o iva das peças, do combustível, dos pneus e ate do lanche que comemos no fim, então por fugir ao iva por esta despesa não me vou chatear.... Abro a porta da oficina regresso ao mundo e mais um dia de impostos a minha espera por tudo o resto. Não se chateiem e sejam felizes.

Ė óbvio que o tópico dizia quem quiser pesquisar e tiver possibilidades pode poupar, nem toda a gente conhece um mecânico que possa ter essa facilidade. A questão da garantia das peças é questionável. Em toda a vida só conheci um caso que a correia partiu aos 30000km. A oficina nada assumiu porque já tinha passado um ano e pouco e porque na factura não tinha os km que o carro tinha na altura da mudança logo o cliente não tinha como provar que só tinha feito 30000km segundo eles. A questão é a mesma, o mecânico tem de ter a porta aberta etc... A questão é porque uma reparação que custa de peças 150/200 eu tenho de pagar 500€? Porque eu tenho de dar 300€ de lucro numa tarde ao mecânico? Os meus pais eram agricultores punham-se a pé as 6 da manhã e havia meses que não faziam 300€ do que a terra colhia, e o resto das casas que tem porta aberta? Acham que numa tarde fazem 300€ com um cliente? Cabeleireiro, restaurante etc e também tem empregados e água e luz etc. Eu quero um mecânico, não quero um engenheiro mecânico.
Quanto aos vigilantes se você tem hipótese de pagar 20€ por noite a um homem que lhe guarde o estabelecimento e avise a polícia se for assaltado quero ver se vai pagar 40€ a empresa de vigilância para meter lá o mesmo homem.
Se pode fazer o trabalho e ficar bem feito mais barato porque fazer mais caro?
Ou também não vai aos hipermercados e aproveita as promoções? Prefere pagar mais caro porque eles também tem casa aberta e se calhar não ganham o suficiente por vender mais barato...
Cada um sabe de si, mas quem no perfeito juízo prefere pagar mais caro para usufruir de um serviço, quando o pode obter mais barato com a mesma qualidade e não o faz é porque não está no seu perfeito juízo.
O problema é que o português se compra uma coisa barata, não presta, mas se é caro pode até ser mais fraco mas é caro é bom.
O mesmo se passa com o resto, vem de fora é bom, é feito em Portugal não presta...

@tjisenda é como tudo na vida...

Vais alinhar a direcção ao carro pagas 20€ e no maximo demoram 15 minutos, quanto é que isso dá á hora ?

Vais ao médico pagas 70€ por uma consulta, no maximo estás lá 15 minutos, quanto é que isso dá hora ?

E porquê ? Porque não tens a máquina e/ou os conhecimentos para fazeres o serviço...

Last edited by a moderator:
Não questiono se me levarem 20€ para alinhar a direção porque para já é um valor baixo, logo o homem tirar dali o lucro, mais pagar luz água os empregados e a máquina...
Tal como não questiono que o mecânico por me meter o carro ligado a máquina a fazer o diagnóstico e me cobre 30€.
Valor baixo e a mesma conversa de cima pagar tudo e a máquina.
Agora outra coisa é falar de mão de obra. Não é a mesma coisa. Um médico leva o preço da mão de obra dele se te mandar fazer um exame já pagas o exame a parte ( alguém tem de pagar a máquina).
Como disse em cima o médico leva-me 70€, mas o homem estudou quase 20 anos, e se me mata com o diagnóstico possivelmente tem a carreira em risco, como eu disse até nem me importava de pagar 30€ a hora ao engenheiro mecânico que tivesse de vir pagar o carro, ao mecânico acho um abuso.

Por isso te perguntei a tua profissão, sem querer parecer arrogante ou estar a menosprezar o que fazes, reparar que conhecimentos precisas de ter para ser segurança ? e ferramentas ? basta uma farda...

Por isso, secalhar, não é fácil compreenderes que é preciso investir milhares de euros em ferramentas para se puder reparar um carro...

Milhares de euros mesmo. Só quem trabalha em carros tem noção.
Mas ainda assim pratinhol, 30€ a hora é demais. Eu diria antes uns 15€/20€ a hora na oficina e pagar a parte se precisa usar elevador, diagnostico computarizado, etc... seria bem mais justo. No meu mecânico, a media d serviços que ele me cobra a hora é mesmo 15€. Nas peças ele leva mais 20%. Acho mais que justo. Por exemplo mudou esta semana a correia de distribuição, bomba de agua e correia do alternador, revisão as cintas de travão e troca do dot4 verificação da direção, folgas e casquilhos do meu vw polo. 225€. Lucrou cerca e 75€/80€. Agora ele tem de fazer descontos, pagar uso e desgaste de ferramentas, elevador, renda da oficina, impostos. É justo para umas 4h a trabalhar.

Sem querer tomar partido por ninguém..
Um mecânico pode lucrar 200, 300 euros numa tarde.. mas se calhar amanhã e depois de amanhã não tem serviço..
Um médico recebe sempre o mesmo da clínica ou hospital, haja ou não doentes.

Andais aqui a discutir o sexo dos anjos :D

Cada um cobra-se de quanto quer, cabe ao cliente optar onde deixar o dinheiro...

É a velha história dos 100€ para trocar um parafuso, quando o parafuso custa 1€... Os outros 99 é por saber qual é o parafuso que é preciso trocar...

A opinião sobre o "ser justo este ou aquele valor" é como os cús, cada um tem o seu (sua)...

Agora pagar num mecânico de esquina um valor/hora igual ou parecido ao que se paga num concessionário oficial é que não me entra na cabeça....

Osgasse queixam-se dos mecanicos dos medicos e da carochinha... mas do governo que mete a mao ao bolso de todos, rebenta com o nosso pais todo, mete milhares de familias na pobreza, para isso ninguem arranja solução...

Deviamos ter orgulho de ser Portugueses, temos tudo para sermos de novo uma grande nação, basta copiar o que esta bom e a funcionar nos outros paises e no fim nao passamos da cepa torta sempre uns contra os outros porque o antonio ganha x e eu posso fazer a mesma coisa por y ... porra malta somos bem melhores que isso em vez de desperdicarmos energias uns contra os outros deviamos nos ajudar uns aos outros e criar soluções construtivas para todos.

Afinal eu só estou bem se todos á minha volta estiverem bem - este deve ser o lema de todos nós...

Last edited:
Pratinhol conhecimentos para seres vigilante nenhuns tirando os cursos que tens de ir tirando e renovando.No meu caso particular trabalho com toxicodependentes. É raro o dia em que não há problemas. Na semana passada houve navalhadas tive se me meter no meio.no ano passado tive um caso em que um toxicodependente veio ameaçar um funcionário com uma seringa e dizia que tinha sida etc. Subsídio de risco sabes quanto pagam 0€. Preço a hora 3.75. Tenho o azar de ir com o carro ao mecânico uma hora uma única hora lá se vão 9 horas do meu trabalho. Não duvido que seja caro montar uma oficina é o chefe do seu negócio.É a mesma coisa se eu quiser montar um restaurante ou uma creche. Quero ser chefe fica caro... A questão é neste caso particular. Peças para mim 170€ para o mecânico provavelmente mais baratas. 5 horas de mão de obra 150€. A muito custo até poderia concordar. Total 320€. Então porque a conta no fim é cerca de 500€? Para onde vão os 200€? Os 30 euros da mão de obra sendo um valor elevado já tem de contemplar os gastos normais do negócio. Houve quem dissesse que os 200€ eram para a garantia porque se partir depois a mão de obra é gratis. Então se é para a garantia que me passem um papel como quando compro um carro a dizer no prazo de X tempo se partir a oficina assume toda a responsabilidade daí decorrente. Ou se os 200€ são para caso parta depois é para a nova mão de obra? Tem lógica ser cobrado duas vezes a mão de obra porque pode ser necessário em 1 ou 2 casos em 100 repetir o procedimento. Quanto ao mecânico hoje tem trabalho e amanhã não? Quem dera a quem tem um negócio aberto ter clientes a todas as horas, mas sinceramente não me lixem. Eu cada vez que vou a um mecânico incrivelmente ele nunca está lá a olhar para o ar e serviços na hora pois... vai ter de esperar ou passe aqui a tarde. Mas se calhar sou eu que vou sempre na hora errada.

- - - - - - - - - -

Santinhos estamos apenas a trocar ideias. Isto é um fórum automóvel, lol. É normal que se discutam assuntos auto em vez de políticos. Concordo plenamente contigo. Soluções construtivas. Mas uma questão importante é o facto dos ricos estarem cada vez mais ricos e os pobres mais pobres

Back