Re: [DIY] Montagem de Lcd do CB em quadrantes audi A3/A4/A6 [NOVIDADES Pg.5]
Chronus disse:
Pois...
Já li e frequentei forums canadianos, americanos e alemães, e eles categorizam o problema do seguinte modo:
- problema do LCD
- problema dos circuitos / perda do contacto entre a fita e a board do lcd ou do quadro
- problema do computador de bordo
Considerando tudo o que li e o que me disseram, os problemas do display de dados no DIS podem ser causados ou não pela temperatura. Há casos em que os carros não se expuseram a temperaturas elevadas (Canada, pouco mais de 18 º C com luz directa e ao fim de algumas horas, apesar do reflector, o proprietario ficou com o DIS avariado). Também li casos de pessoas que reportaram problemas similares com temperaturas baixas...
No caso do meu automóvel, em pleno Junho, o dia aqueceu um pouco para lá dos 30 º C...e voilá. Pixeis foram-se, recuperaram e finalmente foram-se de vez. Agora só tenho as 3 linhas horizontais a separar as áreas de informação do display.
O mais absurdo é que conheço pessoas que deixam os automóveis horas e horas e horas ao sol, 7 dias por semana, e ...tudo OK.
Se tudo o que é preciso é voltar a soldar fios ou trocar as fitas ou substituír as borrachas (como um alemão fez) , por que raio é que a AUDI cobra mais de 400 Euros por resolver este problema?? :'(
Exactamente... também tenho essa impressão...
O problema do meu display é algo que afecta uma linha inteira de pixeis !! e sempre deixei o carro ao sol sem qualquer tipo de resguardo.
O facto de afectar uma linha (ou várias) completa leva-me a crer que o problema estará mais relacionado com um mau contacto do que propriamente uma avaria no dispaly. Além de que a "quebra" de sinal em determinada linha não é fixa ou seja, chego ao carro ligo o painal, a linha falha e passado um pouco aparece. Existem outras linhas que já não voltam a acender.
Por outro lado quando ligo o VAG-COM e faço o teste ao display, aparece uma "mancha" vermelha mais forte no centro do display quando eu julgo que o que deveria aparecer seria um preenchimento completo do display.
Ou seja, eu posso estar com dois problemas !! falta de contacto eletrico no display que causa o desaparecimento das linhas.
e algum problema no display porque quando faço o teste a "mancha" não é uniforme, ou seja é como que se houvesse uma maior concentração de "tinta" no centro do display.
Acrescento que este teste foi feito na altura do calor, e que também nessa altura eu notava um esbatimento nas letras que estavam mais na periferia, coisa que agora com o tempo mais fresco já não noto.
Possívelmente irei acabar por tentar arranjar um painel semi-avariado para o poder abrir e ver com detalhe como é a ligação do display e avaliar se conseguirei reparar.
So que consiga reparar a falta de contacto já não é mau porque pelo menos nas estações de temp mais baixas irei ter tudo a funcionar.
Este tipo de problemas é semelhante ao que os computadores de bordo do BMW da serie E39 sofrem, e esses já reparei vários.