... disse:
Vantagens
A mudança para um sistema onde as drogas fossem liberalizadas traria certamente vantagens, sendo estas apresentadas abaixo.
Os preços da droga baixavam ( esta também pode ser considerada uma das maiores desvantagens, como veremos mais à frente) .
Menor tráfico de estupefacientes, uma vez que este negócio passava a ser feito em "casas" específicas, passando a ser um negócio menos lucrativo e apetecível.
Diminuição da marginalidade e criminalidade ( consequência dos preços mais baixos) , o que leva a um maior bem-estar social.
O facto do consumo da droga não ser proibido talvez contribua para tornar as drogas menos apetecíveis ( por vezes o fruto proibido é o mais apetecido) .
Qualidade da droga mais segura, deixariam de ser consumidas drogas adulteradas.
O governo poderia cobrar impostos ( à semelhança do que se faz com o tabaco) sobre as drogas comercializadas e aplicar esses fundos em centros de apoio a toxicodependentes.
Desvantagens
É preciso ver também as desvantagens e até que ponto se devem correr riscos, pois uma liberalização é sempre uma acção arriscada.
Aumento do consumo e do número de toxicodependentes, devido à baixa dos preços da droga ( uma vantagem que poderá ser uma das maiores desvantagens) . Tenha-se por exemplo o caso do tabaco, é legal e no entanto o número de consumidores não tem diminuído.
Maior acessibilidade, pois estando em "casas" específicas, qualquer pessoa saberá onde adquirir droga.
Colocando a hipótese de se liberalizarem apenas as drogas leves, este acto poderia levar à procura de produtos cada vez mais perigosos ( drogas duras) .
A nível político:
- julgamento popular;
- perda abrupta de votos.
Se a medida se demonstrar desastrosa.
A Liberalização é um assunto relativamente complexo é necessário ter presente as vantagens e desvantagens, espero ter conseguido transmiti-las sem de causar qualquer tipo de influência.