Dúvida ar condicionado

Boas pessoal.
Quando comprei o meu a5 (á 4 anos) notei passado um tempo que quando ligava o AC deitava um cheiro esquisito, então na revisão seguinte optei por fazer um serviço de limpeza e acho que também desinfecção ao AC (na Audi têm 2 tipos de serviço de ac um mais básico outro mais completo eu fiz primeiro o mais básico), então nesse verão ficou ótimo com cheiros eliminados.
Quando veio o inverno desliguei o AC, pois acho que não faz muito sentido andar no inverno com o AC ligado, e andei todo o inverno até voltar o tempo quente sempre com o AC desligado e então quando voltou o tempo quente e ligo de novo o AC volta a vir o tal mau cheiro para meu espanto.
Então ainda na primavera fiz outro serviço ao AC desta vez o mais completo julgando eu que assim eleminava de vez o problema.
Nesse verão novamente tudo ótimo, no inverno volto a desligar o AC e no verão seguinte o cheiro regressou.
Entretanto já vendi o a5 e comprei uma a4 e o vendedor na altura disse me que o AC deve andar sempre ligado quer de verão ou inverno para o líquido circular para não haver esse mau cheiro.

Agora a minha questão é essa mesmo, deve mesmo o AC andar sempre ligado?
Já alguém teve alguma situação igual?

É que eu acho que de inverno não faz muito sentido para além de que com o AC ligado o carro também consome um pouco mais.

Obrigado
 
Pessoalmente no inverno ligo o AC para desembaciar caso seja preciso, mas normalmente anda sempre desligado.
para já é gás que anda la dentro e não liquido, o único liquido que la anda é o óleo do compressor.
Se fossemos por ai uma pessoa que tenha um AC em casa tem de o ter sempre a trabalhar.

O mau cheiro muita vez aparece devido a condensação, por exemplo num dia de muito calor, andas com o AC ligado umas horas, paras o carro, aquela condensação que se criou nas tubagens da ventilação é o suficiente para criar um cheiro a mofo (e dai existir uma evacuação para essa condensação.
as vezes que ja me apareceram maus cheiros no AC foi no verão, e nunca depois do AC passar uns bons meses parado
 
Mas mesmo
Pessoalmente no inverno ligo o AC para desembaciar caso seja preciso, mas normalmente anda sempre desligado.
para já é gás que anda la dentro e não liquido, o único liquido que la anda é o óleo do compressor.
Se fossemos por ai uma pessoa que tenha um AC em casa tem de o ter sempre a trabalhar.

O mau cheiro muita vez aparece devido a condensação, por exemplo num dia de muito calor, andas com o AC ligado umas horas, paras o carro, aquela condensação que se criou nas tubagens da ventilação é o suficiente para criar um cheiro a mofo (e dai existir uma evacuação para essa condensação.
as vezes que ja me apareceram maus cheiros no AC foi no verão, e nunca depois do AC passar uns bons meses parado

Mas mesmo nesse serviço do AC feito na Audi falam lá num líquido que pode ser substituído ou "limpo".
Mas o cheiro também só vinha no verão e era só ao início depois de tar uns minutos a trabalhar desaparecia.
Mas achei estranho mesmo depois de fazer os 2 serviços de AC voltava sempre o mau cheiro, não me parece que fosse só da condensação.
Só não quero é que aconteça no meu atual carro daí eu querer saber a eventual causa.
 
Esse meu cheiro aparece no meu A3, por exemplo ligo o AC, assim que o desligo vem um mau cheiro durante uns segundos, ja gastei dinheiro em produtos de limpeza e continua na mesma, não sei se era o caso do teu.
o circuito do AC tem gás, óleo do compressor e eventualmente um marcador UV para detectar fugas .
Agora não estou a ver do que que eles estão a falar quando dizem "liquido"
A não substituição do filtro também leva a criar maus cheiros as vezes
 
Se calhar sou eu que estou a fazer mal a tradução da palavra líquido.
No meu o cheiro vinha logo ao início mal ligava o ac.
O filtro já tinha sido substituído pelo menos 2 vezes quando fiz o serviço do ac.
Normal não acho que seja principalmente depois de ter feito em
2 anos seguidos o serviço do ac.
 
Isto só tem a ver com falta de manutenção e necessário limpar os ventiladores de 4 em 4 anos senão cria fungos e cheira mal

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Então mas como pode ser falta de manutenção se como referi em cima durante 2 anos seguidos fiz o serviço do ac?
O meu pai comprou o carro dele novo (a4 b5) em 1998 e ainda o tem e nunca me lembra de ele ter feito alguma manutenção ao ac nem o carregar nada e até hoje nunca cheirou mal.
Até me admira como ainda não deixou de funcionar como os ac têm de ser carregados de x em x Tempo.
 
Então mas como pode ser falta de manutenção se como referi em cima durante 2 anos seguidos fiz o serviço do ac?
O meu pai comprou o carro dele novo (a4 b5) em 1998 e ainda o tem e nunca me lembra de ele ter feito alguma manutenção ao ac nem o carregar nada e até hoje nunca cheirou mal.
Até me admira como ainda não deixou de funcionar como os ac têm de ser carregados de x em x Tempo.
Acredito o pouco que ele usa seca rápido e não cria fungos,uma maneira de veres isto e a força da ventilação deve estar mais fraca o que não se vai notando com o tempo mas depois de limpas as rocas dos ventiladores o ar sai mais limpo e com maior intensidade dai ter que fazer uma manutenção mas ver que foi feita e olha que dá trabalho a fazer bem feito porque esta tudo atras do porta luvas

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Acredito o pouco que ele usa seca rápido e não cria fungos,uma maneira de veres isto e a força da ventilação deve estar mais fraca o que não se vai notando com o tempo mas depois de limpas as rocas dos ventiladores o ar sai mais limpo e com maior intensidade dai ter que fazer uma manutenção mas ver que foi feita e olha que dá trabalho a fazer bem feito porque esta tudo atras do porta luvas

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk

Bem não entendi se tavas a falar do carro do meu pai ou do meu.
Mas se tavas a falar do carro do meu pai posso te dizer que durante anos ele usou o ac sempre ligado, quer fosse inverno ou verão dia ou noite o ac andava sempre ligado (acho que hoje ainda deve ser assim) por isso não se pode dizer que ele usa pouco o ac.
Quanto ao meu, então mas os gajos a fazerem o serviço do ac não deviam deixar isso tudo em condições??
 
Convém estar presente porque e um serviço que se pode levar horas de MO sem tocar no carro porque o cliente confia que o serviço foi feito ,mas nem todos os mecânicos são assim atenção
Já existe produtos que se esguicha para a tubagem e faz auto limpeza só não sei se e totalmente eficaz

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Então mas os serviços que fiz foi na Audi mesmo, eles têm 2 tipos de serviço um mais simples e outro mais completo e eu fiz os 2.
Eu só acabei por ficar na duvida foi se o cheiro acabava por vir por o ac ficar no inverno sem funcionar.
Atualmente (na a4) não tenho razão de queixa o ac funciona bem e sem cheiros.
 
Olha conselho de amigo nem te atrevas a desmontar isto por tua conta porque vais ter a maior desilusão, vais ver que nem tocaram nisso por isso os esgotos de condensados estão sujos e sujeitos a entupir dai os maus cheiros ( águas paradas/choca) normalmente metem destes sprays que há por ai fica sem cheiro uns dias e depois volta
Outra coisa que pode nada ter a ver e que podes ter álgum resto mortal que tenhas passado por cima e agora dá cheiro a podre quando ligas a sofagem

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Mas eu já nem tenho o referido carro!
E mesmo que tivesse achas que me ia por a desmontar o que quer que seja.
Depois do serviço andou o verão todo sem cheiros nenhuns e se ligasse a sofagem também não vinha cheiro.
 
Tenho um carro que comprei novo em 99, ate hoje não me lembro se fazer qualquer tipo de manutenção ao mesmo, nem carregar o gás, hoje com 150 mil km's faz mais frio que o de qualquer outro carro lá em casa e sem maus cheiros, e passa bastante tempo parado
É como digo, isso da manutenção (pelo menos a do gás) é para ganhar dinheiro, sempre ouvi dizer, o AC é como um frigorífico, se faz frio não se mexe.
Trocar o filtro de habitáculo de ano e ano, é o que faço, e só tive problemas de cheiros uma vez, e foi aquilo que disse, muita condensação e ficou um cheiro a mofo bastante forte dentro do carro, mas desde então nunca mais.
E corrijam-me mas não há nenhum líquido que se pode limpar/trocar, o gás é carregado, Ou trocado, o óleo a mesma coisa.
A manutenção que pode ser feita é trocar o filtro e desinfectar as condutas com um spray próprio, e em último caso a carga/troca de gás e óleo no circuito...
Nunca tive problemas de maus cheiros pelo AC estar sempre desligado
 
Back
Top