Em que "mãos" colocamos os nossos carros??

Boa tarde de novo!!

Deixo-vos aqui uma historia (a minha historia com a audi e grupo vw em geral) em tom de reflexão mas que me deixa a pensar se não seria a altura de alguem fazer alguma coisa sobre o assunto. Nomeadamente enviar um baixo assinado a audi na alemanha para que eles vejam em que mãos colocam a assistencia dos carros que fabricam (e muito bem por sinal).

Em finais de 2003 encomendei e comprei um A4 1.8T de 190cv a audi e no qual mandei colocar tudo e mais alguma coisa que aquilo podia levar (por ex: gps, tv, sistema boss, telefone, frigorifico, sensores atras/frente, etc etc etc, alem claro dos pacotes SLINE e mais não sei o q que nem sequer me lembro), e claro, pagando uma pipa de massa porque os "extras" da marca dos aneis pagam-se bem pagos.

O carro é sem duvida um mimo, mas a assisntencia dá vontade de bater em alguem!!!

Começou logo na entrega da viatura...

Ao entrar pela primeira vez para o carro (que me foi entregue numa sexta-feira ao fim do dia) reparei que não tinha sitio onde colocar o telemovel (comprado segundo as ordens da audi um 6310i por ser na altura o recomendado pela audi) apesar de aquilo ter, a meu pedido, uma cena no tablier tipo "tablet" que parecia ter a ver com o telemovel.

Quando pergunto ao vendedor o que faço com o telemovel e como aquilo se liga ele manda-me aproximar o telemovel da "tablet" e que seria assim que aquilo funcionava.

Bom... eu nem descuti com ele... porque uma resposta tão absurda nem merecia comentarios!!! Mas agora a audi tinha inventado um kit que passava por conduzir com uma mão no volante e outra segurando o telemovel junto a dita cuja "tablet"???

Na segunda seguinte voltei ao concessionario pra que alguem que percebesse alguma coisa do assunto me explica-se afinal como aquilo funcionava... ao que o electricista me transmitiu que faltava o berço para o telemovel (que por acaso tem um sensor de proximidade... o que me faz pensar que o vendedor deve ter adormecido na formação e só ouviu essa parte...lol).

Uma semana depois chegou o berço que aqueles cromos (desculpem o termo mas é o termo certo) tratou de ligar a tablet e pronto... passei a "ter" telefone no carro (pelo menos era o que eu pensava pois já conseguia fazer e receber chamadas).

Na primeira revisão perguntei aos tipos que raio de cena era uma peça preta com uma ventoinha que tinha numa caixinha fechada no porta bagagens que em dias de calor não parava de funcionar mesmo com o carro desligado e cuja resposta deles foi que aquilo era um aplificador qq do sistema boss.

Dai em diante, e até ao final da garantia, tudo correu 5 *, mas passados apenas 2 ou 3 semanas do fim da garantia (bem que devia ter comprado a extenção de garantida) a tv pifou passoando só a dar chuva.

Audi com o carro e passados muitos dias a tentarem ver qual era o problema a resposta deles foi que não sabiam de onde vinha o problema mas que aparentava ser do sintonizador e que tinham de mandar vir uma peça qq da alemanha pelo preço simbolico de 2.000 EUR que eu tinha que pagar a cabeça e sem qq garantia que fosse dai, mas como era uma peça muito cara o processo tinha de ser esse!!!!! Ou seja, se não fosse, eu ficava com uma peça de 2.000 EUR pra enfeitar a lareira.... não tá mal pensado não senhora!!

Passados 2 anos nesta luta com a audi e muitos concessionarios depois fui a siva e a resposta foi a mesma.... o melhor que conseguiam fazer era deixar lá o carro 1 ou 2 semanas pra ver se aparecia por lá outro com equipamento identico para poderem testar e ver se descobriam de onde vinha o problema.

O engraçado é que pelo caminho mal falei com um amigo meu (que trabalha na montagem pós fabrica de sistemas gps) ele imediatamente me mandou abrir a mala e finalmente fiquei a saber o que era a peça preta no porta bagagens.... era nem mais nem menos que o sintonizador de TV...lol!! A bendita peça de 2.000 EUR.

Entetando, e imediatemente após a tv ter avariado, o rns começou a dar problemas no minimo estranhos do tipo de não conseguir gravar as mensagens de transito etc etc até ter deixado de apanhar radio a não ser que estivesse ao lado do emissor, caixa de cd's que umas vezes funcionavam outras não.. etc etc etc.

Mais uma semana com o carro parado na audi pra ver o que se passava com o radio e nada....não conseguiam descobrir o problema.

Até que um belo dia... um tipo me falou que existia um concessionario que tinha o melhor electricista da audi em portugal... Bom perdido por um perdido por mil... vamos lá ver se o homem consegue perceber o que se passa com o carro!!

Passados 15 min e fulano diz que o problema do radio é de uma peça da antena que imediatemante lhe mandei vir (por 350 EUR) e que o problema da tv podia vir tb dali. Encomendei logo ali a referida peça que passadas cerca de 2 a 3 semanas chegou e realmente resolveu o problema do radio, mas a tv e a recepção e gravação de infiormações de transito manteve-se, e que me fazia deslogar a audi semanalmente pra desligarem a bateria, fazerem reset ao carro e lá ficava a funcionar mais ums dias...dassss!!

Já depois de ter esquecido a tv, eis que por acaso dou com um fulano que tinha comprado uma por engano na alemanha e que não dava no carro dele por a peça ser mais recente que o carro...

Milagrosamente, assim que o carro "apanha" a tal peça de 2.000 EUR ligada a ele....tudo ficou a funcionar sem qq problema... e imediatamente!!!! e sem sequer ter de me deslocar a audi! Foi remedio santo!!

No entanto desloquei-me depois a audi pra eles ligaram o carro ao computador e verem se tudo estava bem.

E claro...estava!!!

Bom... um pouco na desportiva perguntei ao electricista se por acaso ele conseguia ver se existia algum erro com o sistema de telefone pois desde novo que fazer ou receber uma chamada era um autentico tormento... Para conseguir estar 10min a falar com alguem tinha de ligar meia duzia de vezes, a chamada caia que nem tordos, outras vezes ligavam pra mim e aquilo nem tocava, ia directo pra caixa de mensagens etc etc etc

Nunca liguei muito a este problema pois sempre imaginei, tal como a audi dizia, que seriam problemas de cobertura de rede, apesar de me parecer estranho aquilo dizer que tinha rede maxima, não conseguir fazer uma chamada via carro e se retira-se o telemovel do berço a conseguir fazer sem qq problema.

O referido electricista passado um dia de estar de volta do carro pediu-me se podia lá levar o carro outra vez no dia seguinte pois ainda não tinha conseguido ligar-se so sistema de telefone.

No dia seguinte lá fui eu e lá fiquei mais um dia inteiro a espera. Ao fim do dia o relatorio dele foi qq coisa do genero: Eu não sei o que se passa com o seu sistema de telefone, o facto é que vc consegue fazer e receber chamadas, mas o computador diz que vc não tem telefone no carro!!

Deviam de ver a minha cara de parvo perante semelhante resposta.... Mas que raio???

A solução que ele me deu foi de desmontar quase o carro todo pra conseguir chegar uma peça qq e que devia ter sido essa peça que tinha bloqueado, mas como já tinham desligado a bateria e feito reset ao carro só mesmo vendo e eventualmente trocando essa peça!

Ora como ainda seis meses antes eu tinha dado cabo do meu telemovel (o tal nokia 6310i) e tive de ir comprar um novo a mercedes por qq coisa como 450 EUR nem sequer quis ouvir semelhante solução!!

Se já andei quase 5 anos com as chamadas a cairem tb podia andar mais 2 ou 3 meses até trocar o argolas por outro argolas novo.

Mas já que o telefone ia continuar na mesma.... resolvi mudar o novo mas antiquado 6310i por um mais recente. Verifiquei com eles qual seria o telemovel que daria num audi novo e comprei o telemovel e pronto, esqueci o malfadado sistema de telefone da audi (que me ficou na altuda da compra por qq coisa como 750EUR +200EUR do berço)

Já depois na net verifiquei que na alemanha existia um berço para o telemovel novo e mandei vir de lá atravez do concessionario (via siva) o berço (que pelo facto de não existir em portugal teve de ser criada uma referencia nova na siva e esperar algo como quase mes e meio para aquilo chegar a portugal)

Eis que um belo dia a audi liga-me a dizer que o berçio tinha chegado (mais 200EUR pagos a cabeça) para lá passar para o ir buscar.

Entregam-me o berço na secção de peças e dizem-me para desligar o antigo e ligar o novo (aquilo tem uma ficha de encaixe e nada mais) tal como tinha sido feito com o carro em novo. Ligar e pronto!!!

Acontece que ao olhar para o berço uma questão martelava-me a cabeça... como o telemovel é um nokia deslizante e uma vez encaixado no berço não abre, como é que raio marco os numeros naquilo???

Esta pergunta pertinente faz-me ler o manual de ponta a ponta pra tentar perceber o que terá passado pela cabeça dos engenheiros da audi para fazerem semelhante aberração!!

Da leitura vi como se marcava afinal os numeros (por voz claro), mas o mais interessante foi que ao ler aquilo de ponta a ponta vi um capitulo (em ingles porque como a peça não devia vir para portugal nem sequer tinha portugues), intitulado de MUITO IMPORTANTE.

Nesse capitulo era explicado de que forma e em que sequencia e como tinha de ser ligado o berço por forma a fazer upload ou coisa do genero pra dentro do computador do carro (tal como se de um driver dum periferico dum computador se trata-se) e mais ainda se já tivesse outro berço instalado como desligar e desistalar o anterior e ligar o novo!!

Segui os passos que la vinham e qual é o meu espanto que apareceu no fis e no rns durante 30 a 40 segundos a inicialização ou upload do que parece ser o driver do telemovel.

Feito isto agora até na garagem tenho rede!!! E claro nunca mais caiu nem recebi mensagens a dizer que alguem me tentou contactar enquanto tinha o telemovel no berço!

Fiz o mesmo com o berço antigo e o resultado foi o mesmo.... 5 *!

E sabem que mais??? Apos feita esta operação o computador já diz que tenho telefone no carro!!!

Resultado: A audi vendeu-me por mais de 1000EUR um sistema de telefone, mas como nunca o inicializou eu nunca tive realmente telefone no carro! a unica coisa que aquilo conseguia fazer era o mute do rns e nada mais!

Gostava de saber quem devia pagar o prejuizo em chamadas e rechamandas durante este tempo todo!!

E quiantos mais audis andam pelas nossas estradas a rogaram pragas aos kit's de fabrica por funcionarem mal, já que quanto questionei a audi sobre a inicialização a resposta foi que isso não existe é so ligar. Tive de mostrar o manual em ingles que vinha com o berço aos tipos para que eles percebessem que afinal não era so ligar!!! Pelos vistos se alguem tem isso a funcionar direito so se for alguem que tenha comprado um importado da elemanha, onde espero, eles saibam o que fazem!

A titulo de conclusão eu gostava de vos dizer o seguinte:

Os audis são uns carros espectaculares e vou trocar o meu entretanto por outro audi, mas a assistencia é uma m.... e não fossem os audis serem tão bons nunca mais queria ouvir falar de aneis na vida!

Será que não podiamos comprar audis e fazer as assistencias na mercedes?? Talvez assim a siva abrisse os olhos e deixa-se de tratar os clientes desta maneira!!!!!!!

...
 
infelizmente este tipo de assistência não se verifica só na Audi :roll: está por todo o lado :eek:

para tudo é preciso sorte, e aqui ela era precisa para encontrar funcionários competentes, o que não aconteceu :roll:

boa sorte para as próximas vezes ;)
 
Pois infelizmente e asssim, a mim ja se me pasou de tudo amigo, por isso desiste e nao vou mais a audi, tento fazer eu, e ja que estou aqui na alemanha ate ao fim deste mes, lolll regressei de milao dass .;) aproveito e faco uma vistoria completa ao carro, aqui sim posso dizer que pago mas pago com justa causa, nem um minimo pormenor deixam escapar, e so pra relembrar caro e a mao de obra, compreensivel, visto o nivel de vida e ordenados daqui, porque as pecas essas sao baratas e eu que o diga, baratas tipo 4 vezes menos aqui na marca que ai lollll, ate os combustiveis ja tao mais baratos aqui que ai, dasss, como e isto possivel, fiquem bem.;)
 
Junta tudo que é factura, apresenta uma reclamação (trata de saber os nomes das pessoas envolvidas), nao se admite tamanha incompetencia que te trouxe bastantes despesas dispensáveis!!
 
o seu testemunho é assustador :eek:

há uma coisa que me aflige.... o senhor pagou mil euros pela instalação do telefone?

é que a mim ia-me sendo cobrado 550 euros que eu recusei por não ter pedido isso e eles, sem sequer, esqueceram-se de mencionar que o carro que veio, afinal tinha a instalação de telemovel.

eu não paguei porque nem sequer uso isso.

eu no seu caso dava inicio a uma acção em tribunal contra o concessionario em causa.
 
bem tem ai uma bela historia nada que me espante
pk na audi nem activaçao dos comandos de voz eles sabem fazer quanto mais ligar um telefone ao carro
 
Eu nem era para responder a este topico mas tem que ser.

Não quero tirar a razão a quem o escreveu, mas sabendo o que sei tambem não culpo os funcionarios que o atenderam, pelo menos no concessionario em que trabalhei e em muitos outros espalhados pelo país, sei bem como as coisas se passam e por vezes o electricista, o mecanico, ou pior ainda quem dá a cara ao cliente a quem eu costumo chamar, a **** da oficina inteira AKA o recepcionista (meu caso) muitas vezes a culpa não é inteiramente deles, porque as acçoes de formação quando as há, são para os filhos da mãe, e os filhos da Pu** que se lixem (e pra bom entendedor meia palavra basta), portanto nada melhor que apresentar uma boa reclamação directamente á SIVA. ;)
 
A Maioria das vezes é falta de formação e algumas vezes "excesso de confiança" nas suas habilidades da parte dos funcionarios! Já tive problemas com a Citroen e com a Mitsubishi, na citroen o carro passou lá 1 semana a fazer testes e chegaram á conclusão que um "certo barulho" no motor era um grave problema ao ponto de ter que levar um motor novo, eu tirei-o de lá levei-o á oficina da familia, e olha o espanto era uma vela mal apertada!!! Na Mitsubishi com um pajero, o monometro da pressão de oleo acusava falta de pressão, fizeram testes, mudaram sensores até que me disseram...isto precisa de uma nova bomba de óleo (era uma pipa de massa), mais uma vez pedir segunda opinião á oficina da familia...era o fio eléctrico que ia do sensor ao manómetro que estava a fazer massa e o manómetro não acusava pressão! Isto tudo só para dizer que incompetência e falta de formação há em todo o lado, até eu como técnico de Informática sou muitas vezes incompetente por "excesso de confiança" nas minhas capacidades, e os problemas por vezes são muito mais simples e eu vou sempre pelo caminho mais "longo" e tentar arranjar tudo e dizer que o problema é de um virus, de um programa, depois das memorias ram e a seguir do processador e afinal era apenas a fonte de alimentação! :D
Resumindo, se quiserem arranjar o vosso computador não me peçam a mim, é que comigo ainda tem de comprar memorias novas, um disco novo, um processador a motherboard para acompanhar e afinal era só a fonte de alimentação!!! :lol: :lol: :lol:
 
Bem... eu já me coloquei a mesma questão a mim próprio duas vezes...

Vou contar apenas uma porque envolve uma avaria de 2500€ que afinal era uma avaria de 50€:
O polo (comprado novo) e sempre assistido na marca, pingava oleo.
Tinha o motor completamente babado por baixo.
Deixei o carro para ver onde seria o problema e obtive a resposta ao final do dia:
Um Polo 1.0 de 2001 com 112 mil kms tinha um problema grave de motor e tinha de levar um motor novo!!!!
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Vim embora desgostoso e decidi levar o carro um senhor reformado da Renault conhecido do meu sogro.
O homem faz uns biscates na propria garagem!

Primeiro dia:
Mandou-me ir lavar o motor e ir lá com o carro! (não tinham lavado na VW)

Segundo dia:
O homem esteve 30 minutos de volta do carro... honestamente parecia que estava em ZEN, olhava para o carro, falava sozinho baixinho e até me pareceu que falava para o motor!!!
Não conseguia ver de onde vinha a fuga!!
Depois decidiu ver o filtro do ar e VOILÁ.... cheio de oleo!!!

Mais hora e meia a investigar... ele só dizia: "isto não me cheira bem, mas não é do motor!"
Por fim ele descobre a coisa.... um tubo demasiado mole.

Quando acelerava, o tubo ficava demasiado mole e fechava, isto provocava que o oleo fosse sugado do motor para o filtro do ar, o que por sua vez quando estivesse cheio fazia que ele caisse por um buraco pequeno que existe na caixa.

Ele trocou o tubo com defeito por outra ponta que ele arranjou, trocou o filtro do ar e limpou a caixa.
Atestou o nível do oleo, e disse-me que o problema estava resolvido.
Mandou-me andar com o carro uma semana e depois lá voltar.

Passado uma semana, o oleo estava ao nível e o filtro do ar sem ponta de oleo e trocou-me o ponto de tubo por uma peça original que ele tinha ido comprar entretanto.

Pediu-me 50€... e eu dei-lhe o que tinha no bolso...100€!
Já passou cerca de 2 anos, e o carro passou a andar mais um pouco e a gastar menos!!
E surpresa das surpresas... a não gastar oleo.

Um motor novo... por 100€!!
 
Quem não tem formação e não tem vocação para trabalhar como electricista, tem q inventar. E depois é oq dá.....

Eu prefiro recorrer a alguem q saiba do que ir á marca
 
Verdade seja dita e nesse aspecto nao vos tiro a razão toda, ha muita incompetencia nas oficinas da marca, mas tambem os há muito bons profissionais atenção, nao podemos generalizar. ;)

Volto a bater na mesma tecla, quando ha aulas de formação, são chamados os que mais cursos ja teem pra aprofundar ainda mais os conhecimentos que ja tem, e os que lambem as botas aos chefes de oficina e responsaves pos-venda/directores, os desgraçados que pouco sabem ainda ficam a xuxar no dedo, depois aparece um caso novo a frente que nunca viram é normal que não saibam ver logo o problema do carro, isso resulta a maior parte das vezes em varias horas de mão de obra queimada á toa e depois á insatisfação do cliente claro. :S
 
TDi...nisso tens toda a razão e não é só no ramo automovel que acontece esses "problemas" com quem vai á formação, na minha área (informática) por exemplo existe o mesmo problema e ainda mais grave, a entidade patronal é que não nos manda para a formação e depois quer que nos desenrasquemos...é mesmo assim! O Português é muito bem visto lá fora porque sabe desenrascar-se, mas nem sempre o desenrasque corre bem! ;)

Ah...o electricista aonde vou com os meus carros, incluindo agora a minha "lady" (é claro que é uma Audi :D), é um electricista reformado da Ford. Os melhores mecânicos que conheço e que trabalham noutras oficinas, tiveram alguns anos nas marcas e é lá que se fazem grandes mecânicos e electricistas, mas como em todo o lado, há os bons e os "menos bons"!! :D
 
Mestre rafael disse:
bem tem ai uma bela historia nada que me espante
pk na audi nem activaçao dos comandos de voz eles sabem fazer quanto mais ligar um telefone ao carro
O Redleh, comprou a carrinha dele nova na audi com todos os expres e mais alguns

na altura que a foi buscar tavam mais 3 acho pra entrega e a dele era a unica que não tinha telefone, perguntou o pk disserma que se tinham esquecido de mencionar que tal era possivel

ele perguntou se dava pra montar depois e disseram que não pois todo o sistema electrico era atravae de linha optica e como tal não dava pra adicionar nada :p

enfim é o que temos :p
 
Back
Top