Eu trabalho à 3 anos diariamente com ctt expresso e poucas reclamações tenho a fazer e sempre que as fiz tive resultados (excepto quando são atrasos na entrega que ai é o diz que disse e não se resolve nada), encomendas partidas só tive uma e os ctt pagaram a encomenda na totalidade (tanto o valor do material que ia descriminado na factura como o valor dos portes) e ainda à pouco tempo tive uma situação de uma encomenda em que falharam duplamente, pois ficaram de levantar a encomenda e não o fizeram e a mesma encomenda deviam ter entregue no dia seguinte, tambem não o fizeram reclamei e não paguei o envio.
Ja tive outra situação de enviar um jogo de calços para a finlandia e passado x dias o comprador dizer que nao tinha recebido, teve que esperar 1 mes para eu poder reclamar, reclamei e passado 15 dias os ctt assumiram as culpas e pagaram a indemnização (que por acaso chegou para pagar os calços), pois tinha sido um envio atraves dos ctt, registado e não uma encomenda, devolvi a pasta ao homem e ele só ficou com pena de não conseguir outro jogo para lhe poder enviar (com o mesmo preço)
Agora é preciso é muito cuidado na forma como se enviam as coisas, porque já se sabe que eles não andam propriamente com muito cuidado com as encomendas, mesmo enviando como FRAGIL, mas acho que o mais importante é mesmo o seguro, que quando envio via ctt expresso está implicito.
Para mim da experiencia que tenho a que menos gosto de trabalhar é com a DHL, mas de certeza que ha pessoal que a prefere