ao forum.
Caro amigo TDI, pois agora sim, penso que foi mais especifico em relação ao seu post …….
Realmente perante este caos relatado pelo amigo TDI, quem fez este serviço merecia no mínimo uma execução em praça pública.
Mas como estamos num Pais democrático, e onde num julgamento são ouvidas ambas as partes, teria sido bom a outra parte ter sido ouvida (neste caso eu) pois este julgamento teria talvez um desfecho diferente.
Assim vamos “esmiuçar “(ta na moda) a minha versão dos factos:
Sou contactado pelo que vejo agora o ex proprietário da carrinha para mudar um lcd num quadrante que tinha JÀ uma indicação de avaria de lâmpada fundida no veiculo. (indicação que aparece na parte superior do lcd), avaria essa que já existia como o reconhece no post o amigo TDI..
Foi mudado o LCD, colocado o painel no veiculo, foi feito o teste ao veiculo com Vag-com, tudo OK, (excepto a dita indicação que já existia) como o amigo TDI pode provar pois O PAINEL QUE TEM NESTE MOMENTO NO VEICULO É PRECISAMENTE ESTE.
Aqui acabou o trabalho para o qual fui solicitado, e não vejo o que tenha corrido mal.
A avaria com que o painel chegou não era reparável com a troca do lcd , pois a troca de um lcd equivale a trocar o monitor do computador de vossa casa, ou seja os dados tal como possíveis problemas continuam lá.
Em relação á indicação de lâmpada fundida , (relembro que já existia) falámos sobre ela, e sugeri que visse os suportes das lâmpadas em relação a maus contactos, humidade nos mesmos, ou alguma lâmpada com alteração da sua resistência interna.(pouco provável).
Dias depois o senhor contacta-me dizendo que tinha visto tudo relacionado com as lâmpadas e que problema era do quadrante, nesse mesmo telefonema lhe digo, e apesar de reparar imensas avarias em quadrantes não conseguiria reparar essa mesma avaria, PRONTIFICANDO-ME (e este foi realmente o meu GRANDE erro) a retirar o lcd NOVO que tinha montado no painel original, e reinstalá-lo em um novo painel que pudesse arranjar em segunda mão. Isto obviamente a custo zero, PRONTIFICANDO-ME AINDA A REMOVER O LCD NOVO DO PAINEL, REINSTALAR O VELHO E RESTITUIR-LHE A QUANTIA DISPENDIDA NO LCD CASO FOSSE ESSA A SUA DECISÃO.
VEJAM, PRONTIFICO-ME A FAZER ESTA OPERAÇÃO DE REMOÇÃO E REINSTALAÇÃO DE UM LCD NOVO COM O RISCO DE,( E QUEM JÁ ALGUMA VEZ O FEZ SABE DO QUE DIGO), FÁCILMENTE O DANIFICAR, ASSUMINDO EU ESSE PRÓPRIO RISCO, POIS CASO O DANIFICASSE, OBVIAMENTE NÃO IRIA PEDIR O VALOR DE UM SEGUNDO LCD.
Dias depois aparece o senhor com um quadrante para que se fizesse a substituição do lcd por mim sugerida. Para que não esperasse muito tempo pergunto ao senhor se precisava para já do quadrante avariado (original)de onde teria que remover o lcd novo que tinha sido instalado, e pois como já disse, na remoção de um lcd muito facilmente se partem as pistas de contacto (como relata o amigo TDI quando diz que o lcd do quadrante tinha metade das pistas partidas, não sendo de certeza metade, teria com certeza pistas partidas, mas disso falaremos adiante) e sendo um LCD NOVO teria que ser removido com muito cuidado para que não ficasse inutilizado oferecendo-me para lhe colocar um segundo lcd NOVO, meu, no painel que tinha sido comprado em segunda mão (sucata), e que mais tarde com mais calma e cuidado removeria o lcd do painel avariado(original), onde me responde que e passo a citar “poderia até ficar com ele e caso o novo proprietário o quisesse o viria buscar”. Aqui o “novo proprietário” estou a abreviar pois nem eu percebi se o carro estava vendido ou não, tal como outros factos que se passaram em relação a isso, mas que para aqui é irrelevante.
Ponho um lcd NOVO no painel (sucata), instalo o painel no carro, testes, tudo OK.
Ao contrário do que foi dito, o PAINEL SAIU DAQUI COM O LCD A 100% VISIVEL.
Pois o amigo TDI não me conhecendo, mas para alguns utilizadores deste fórum que me conhecem o sabem, seria inconcebível para mim deixar ir um lcd novo, PAGO, a funcionar só metade, seria um “nonsense” e penso que para o proprietário do veiculo também não levaria assim o carro de ânimo leve. (independentemente de ser este caso cheio de peripécias).
Nesse mesmo dia contacta-me dizendo-me que não conseguia repor a zero os dados do CB (médias, consumos, etc…), mais uma vez me prontifiquei a ver o poderia ser.
(relembro que este quadrante foi comprado em segunda mão, foi colocado um lcd novo, testado por mim com VAG_COM, tudo OK.)
Ao amigo TDI, não querendo duvidar da sua competência obviamente, e honestamente para bem de toda a verdade, quando inicialmente fez o teste ao quadrante e viu que estava tudo bem, fez também o teste se o CB fazia reset aos dados?
Pois para isso penso que teria ,e após montar o quadrante andar com o veiculo algum tempo para que adquirisse dados e ai sim verificar se os dados iriam a zero. Eu sinceramente nunca testei essa função, o meu banco de testes não o permite, e não sei se o VAG COM o faz, se o fizer agradeço que me indiquem como o fazer, e de centenas de quadrantes instalados NUNCA alguém se queixou de tal problema (felizmente deste, ou de outro problema) após instalar o LCD.
No dia seguinte contacta-me novamente o senhor dizendo-me que tinham desaparecido os dados do CB, só tinha a parte de cima do LCD activa. Mais uma vez lhe digo para vir cá para tentarmos desvendar todo este mistério.
Já com o carro, o primeiro teste foi o check ao painel no switch esquerdo do próprio quadrante, tal como o fez o amigo TDI e tal como ele o disse todo o check se fez ou seja as várias “imagens” que vão aparecendo durante o check lá estavam, logo, ao contrário do que foi dito, O LCD ESTAVA BEM MONTADO.
Em seguida penso no próprio switch que está situado na manete direita (que faz desligar o lcd )poder estar avariado, como o testar?
Pego no quadrante original, que ainda tinha o lcd novo,( o painel que tinha a indicação de lâmpada fundida) coloco-o no carro, testo o switch, ok, e os dados do CB estavam todos visíveis, aproveitei e fiz também o teste ao reset dos dados andando com o carro e verificando que os dados passavam a zero. Tudo normal.
Volto a colocar o painel (sucata) em que não estavam visíveis os dados do CB, e quando ligo a ignição, eis para nosso espanto que todos os dados lá estavam, (atenção, todas estas operações foram feitas á frente do proprietário).
Testo o reset aos dados e os mesmos não passavam a zero, reponho o quadrante original e aqui mais uma vez pergunto ao senhor se queria a restituição do valor pago pelo lcd que não teria qualquer problema em lho restituir, dado e tal como a amigo TDI disse, estar instalado um painel com uma indicação de falha que não era real, mas o que até eu estranhei sinceramente o senhor não quis a restituição do valor pago pedindo-me para deixar ficar o quadrante original, que antes preferia que fosse com a falha de indicação de luzes, do que com a impossibilidade de fazer reset aos dados.
Assim o fiz. Já com quadrante instalado, teria que remover o lcd do outro painel dado ser também novo, dizendo ao senhor que teria que esperar um bocado para dessoldar o lcd e ressoldar o velho, onde me diz que não era necessário solda-lo, que pusesse lá somente um lcd para fechar o quadrante, dado estar avariado.
(Dai o lcd que está nesse painel ter algumas pistas partidas, foi um lcd retirado de uma caixa com centenas de lcds retirados de painéis e não escolhi nenhum em concreto, não reparando se teria ou não os 51 contactos bons pois não teria qualquer relevância. O amigo TDI diz “quadrante incompleto pois até pistas lhe arrancaram”, verá que NÂO EXISTE UMA ÚNICA PISTA ARRANCADA DO QUADRANTE, tal como disse anteriormente, do lcd talvez, mas nunca da placa.
Ainda em relação a pistas partidas de quadrantes confesso que em alguns primeiríssimos dois, três painéis do A3 (somente A3 devido á qualidade da placa)que instalei levantei algumas pistas nunca os inutilizando, só dava mais trabalho depois a montar o novo LCD.
Mas hoje a experiência faz e felizmente que sejam somente lembranças vagas.
Resumindo: fui contactado para somente substituir um lcd num painel com uma avaria.
Substitui o lcd como o faço a centenas.Foi testado, montado, tudo ok
Todo o resto fica por vossa conta julgarem as palavras proferidas no post tais como:
“feito de má vontade”, “pouca ou nenhuma paciência”, “trabalho mal feito”, “falta de respeito”, “pouco brio profissional”
Por fim deixo-vos a pergunta: Quando fui solicitado para instalar o lcd pela primeira vez, testado, tudo ok recebido o valor desse mesmo trabalho e não mostrasse qualquer outra disponibilidade (Imaginam as horas que todo este processo demorou? Se calhar não!!!) para a resolução de um problema que já não me dizia respeito estaríamos aqui a discutir isto?
Será que seria de todo impossível um quadrante comprado numa sucata estar avariado?
Fica ao vosso critério julgar.
Cumprimentos ao fórum.
P.S. Ao amigo TDI, caso duvide de uma virgula do que está aqui relatado, encontro-me na disposição de pessoalmente confrontar tais factos com o ex-proprietário, e ainda, e porque NUNCA NINGUÊM SAIU DAQUI MINIMAMENTE PREJUDICADO OU INSATISFEITO, como são testemunhas os inúmeros utilizadores deste fórum com os seus feedbacks os quais agradeço, encontro-me á sua disposição para uma resolução que esteja ao meu alcance, nomeadamente, ressoldar-lhe um lcd velho e a funcionar na placa avariada, ou caso o queira, restituir-lhe o valor do lcd novo mesmo não sendo o amigo que despendeu do dinheiro inicialmente, (obviamente terei que o remover).