exactamente......... as 4 linhas do campo são parte do campo
e as 4 linhas da área fazem parte da área

ou a regra que utilizas para as linhas de campo são diferentes das regras das linahs de área???????

sinceramente acho que já percebeste que estás enganado mas nao queres admitir.......

já agora eu já coloquei vários links todos com opiniões favoráveis a minha, será que consegues encotrar um com opinião diferente???????

ora aí está... tu colocas opiniões ;) Eu coloco as leis :P

O que vale mais, opiniões ou leis?

Mas lanço-te um desafio... mostra-mea lei onde diz que as linhas da grande área fazem parte da área de grande penalidade!

Se me mostrares isso, cá estarei para admitir o erro! Mas eu já te mostrei o contrário!

ora aí está... tu colocas opiniões ;) Eu coloco as leis :P

O que vale mais, opiniões ou leis?

Mas lanço-te um desafio... mostra-mea lei onde diz que as linhas da grande área fazem parte da área de grande penalidade!

Se me mostrares isso, cá estarei para admitir o erro! Mas eu já te mostrei o contrário!

arre e tua dares no ceguinho........

mas qual mostras-te qual quê?????? as leis que mostras-te vão de encontro ao QUE EU DIGO e nao AO QUE TU DIZES

onde vês que as linhas da área fazem parte do campo e nao da área??????

e opiniões vale o que valem mas nao encontras nenhuma a teu favor, achas normal???????

oh cruz...embora na lei nao seja explicito...com os argumentos que puseste so te enterraste mais :green:

se as linhas que delimitam uma area fazem parte dessa area, entao as linhas da gande area fazem parte da grande area!! A azia esta a retirar-te capacidade de raciocinio :p :P

Eu pelo menos ainda nao li nenhuma das leis só cá estou mesmo pra picar!! ;D ;D ;D

Daqui a nada já avalio os argumentos de ambas as partes. :lol:

Aqui vai a minha opiniao, segundo a lei 1 que o Hugo colocou, se for na linha nao é penalti... pelo menos interpretei as coisas desta forma.
"O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de baliza chama-se área de grande penalidade."

Em relacao ao caso de ontem, quer tenha sido dentro ou fora, aceito que o arbitro tenha assinalado o penalti... ;)

oh cruz...embora na lei nao seja explicito...com os argumentos que puseste so te enterraste mais :green:

se as linhas que delimitam uma area fazem parte dessa area, entao as linhas da gande area fazem parte da grande area!! A azia esta a retirar-te capacidade de raciocinio :p :P

David, volta a ler e é preceptivel que se refere apenas a 4 linhas (2 linhas laterais + 2 linhas de baliza)

como????? fdx..tou mesmo a precisar de umas aulas de portugues...la fala em 4 linhas...a de baliza a paralela (onde o jogador deu mão) e as perpendiculares....n tou mesmo a perceber onde queres chegar :S
com isto n estou a dizer que na linha é penalty...n sei..mas pela lei n esta explicito...e se tomarmos como referencia as leis sobre linhas, fazem parte da area que delimitam...

Aqui vai a minha opiniao, segundo a lei 1 que o Hugo colocou, se for na linha nao é penalti... pelo menos interpretei as coisas desta forma.
"O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de baliza chama-se área de grande penalidade."

Em relacao ao caso de ontem, quer tenha sido dentro ou fora, aceito que o arbitro tenha assinalado o penalti... ;)
´

e tu que fosses ter outra opinião

se as linhas que delimitam a área fazem parte da área onde está a duvida??????

já agora e para nao dizerem que só posto opiniões de amadores.......... tem o exemplo de 4 ex abritros a dizerem o mesmo que eu:

Jornal de noticias e jornal o jogo

28' | É bem assinalado o penálti por mão de Roderick? A falta é dentro da área?

Jorge Coroado
A falta existiu, em local de difícil de análise, que a própria televisão não confirma. Contudo, permite dizer-se que terá sido no limite da área, na perpendicular da respectiva linha. Por isso, decisão correcta por parte do árbitro.

Pedro Henriques
Sim. Roderick joga a bola com a mão, de forma deliberada, sobre a linha da área de grande penalidade, que faz parte da área. Correcta a decisão do árbitro.

Paulo Paraty
Objectiva e deliberadamente, Roderick procura a bola com a sua mão. Joga a bola sobre a linha, a linha faz parte da área, grande penalidade e cartão amarelo. Correcta a decisão da equipa de arbitragem, grande ajuda de José Braga.

David, volta a ler e é preceptivel que se refere apenas a 4 linhas (2 linhas laterais + 2 linhas de baliza)

exactamente,

o campo tem 4 linhas, ou seja a bola em cima da linha ainda está em campo
a área tem 4 linhas, ou seja a bola em cima dessas 4 linhas ainda etá na área

ONDE ESTÁ A DUVIDA?

com isto n estou a dizer que na linha é penalty...n sei..mas pela lei n esta explicito...e se tomarmos como referencia as leis sobre linhas, fazem parte da area que delimitam...

ó bide tu estás a falar do primeiro ponsto, certo?

Marcação do terreno

O terreno de jogo deve ser rectangular e marcado com linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam.

Ou seja, até aqui tudo bem.

Área de grande penalidade

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5 m do interior de cada poste da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distância de 16,5 m e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de baliza. O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de baliza chama-se área de grande penalidade.

Ou seja, eu interpreto desta forma as coisas,... podia estar mais explicito mas parece-me que "estais" a criar um bicho de 24 cabecas!! :green:

exactamente,

o campo tem 4 linhas, ou seja a bola em cima da linha ainda está em campo
a área tem 4 linhas, ou seja a bola em cima dessas 4 linhas ainda etá na área

ONDE ESTÁ A DUVIDA?

Ve o post #2007 pois segundo as leis que o cruz aqui colocou, as coisas nao sao bem assim.;)

PS: só agora vi os quotes do echoes portanto já nao percebo nada. :S

Nem vale a pena falar mais sobre isto mas como acabei de ler esta noticia, achei por bem deixar aqui... ahhh fdx o Benfica ja sabe subornar observadores da liga!! :green:

"O lance mais polémico do Sp. Braga-Benfica, que culminou com a expulsão de Javi García, mereceu por parte do observador da Liga, Joaquim Dantas, uma análise contrária à decisão de Carlos Xistra.
“No plano disciplinar, o jogo tornou-se bastante exigente, como se constata pela acção disciplinar exercida [n.d.r.: 10 cartões amarelos e 1 vermelho], mas aqui o árbitro contribuiu também em parte para isso com os seus erros, sobretudo com a expulsão injustificada do n.º 6 da equipa B, aos 40’ do 1.º T.” "

in record

Voltando um bocadinho atrás, só para acrescentar mais um dado engraçado.
Vi ontem o relatório deste Excmo observador.
Como sabem, a expulsão, foi efectivada pelo árbitro, seguindo a indicação do seu árbitro auxiliar.
Tendo em conta que este Sr. Observador "acha" que foi mal expulso, como pode ele dar a nota ao árbitro de 2.7 e ao auxiliar que indicou a expulsão a nota de 3.2 ?????

hhhhhuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

como????? fdx..tou mesmo a precisar de umas aulas de portugues...la fala em 4 linhas...a de baliza a paralela (onde o jogador deu mão) e as perpendiculares....n tou mesmo a perceber onde queres chegar :S

David, vou tentar explicar:

Marcação do terreno

O terreno de jogo deve ser rectangular e marcado com linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam.

Ora, aqui diz-se que o campo é delimitado por 4 linhas, 2 linhas de baliza e duas linhas laterais. Estas 4 linhas fazem parte integrante da área que delimitam. Por exemplo, a linha de baliza delimita a área de grande penalidade. Logo uma falta cometida sobre a linha de baliza e dentro da área de grande penalidade... é Penalti.

Aqui é definida a área de grande penalidade:
Área de grande penalidade

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5 m do interior de cada poste da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distância de 16,5 m e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de baliza. O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de baliza chama-se área de grande penalidade.

Esqueçamos o lance que originou esta conversa e concentremo-nos nas leis.

Aqui fica um excerto de uma PM que troquei com o Echoes:
Sobre isto que tamos a discutir, volto a afirmar o que penso/entendo:
- O terreno de jogo é delimitado por 4 linhas, estas 4 linhas são parte integrante das áreas que delimitam.
- A área de grande penalidade corresponde ao espaço delimitado pelas linhas de grande área (exclusivé) e pela linha de baliza (inclusivé).

Com isto:
- uma falta sobre a linha de baliza é penalti;
- uma falta sobre a linha da area de grande penalidade, não é penalti.

Back