Não sou muito frequente deste tópico mas de vez em quando lá venho eu aqui para me rir um pouco. Desta vez não me ri ou melhor ri-me sim pois há pessoas que não conhecem a estória de Portugal, esquecem-se que primeiro era apena Portucale depois de ser concedido ao Pai de Dº Afonso Enriques passou a ser Condado Portucalense e só depois Portugal e começou na Cidade berço ou seja Guimarães.
...estás a confundir, Berço, com Baptismo...lol
"
Portugal: O nome deriva de
Portus e
Calem o nome latino das duas localidades na foz do Douro, actualmente
Porto e
Vila Nova de Gaia, que dariam também o nome ao
Condado Portucalense, o predecessor do Reino de Portugal. Outra origem do nome procede do
latim “Portus”, “porto” e o nome do porto romano de Cale (hoje a cidade do Porto), situado no local da antiga colónia grega de “Calle” (“lindo” em
grego). O nome composto “Portugal” deriva do nome do “Portus Cale”."
...e já agora, a conotação que se atribui a Guimarães, como sendo o Berço da Nação, surgiu, porque o Condado Portucalense, numa primeira fase, vivia em Guimarães, e depois passaram por Coimbra, Santarém, Lisboa...etc....até que acabaram por se ficar por lá...em Lisboa...
EDIT:
...e já agora, com a relativa importância que tem, existem alguns historiadores, que recentemente(+-), puseram muito em causa, se na realidade D.Afonso Henriques, nasceu e foi baptizado realmente em Guimarães, embora, ainda não mostraram provas concludentes que atestem esta teoria.