GPL - "the topic"

  • Thread starter Thread starter AgA
  • Data de Início Data de Início
Re: GPL - "the topic"

olha, eu tenho um B5 1.8T com 260mil kms, 140mil a GPL..
a minha esposa tem um 8L 1.8 com 190mil kms 30mil a GPL..
um amigalhaço meu tem um ibiza 6k2 1.6 com 210mil kms 103mil a GPL..


problemas causados pelos GPL?? só excesso de kms!! :green:



as velas, confirma a refª e procura-as no ebay.. consegues poupar 60% em compra-las lá fora.. ;)
mas podes sempre, por ex, pedir peço na FF, volta meia volta o Fernando tem lá para venda ;)

Uma pergunta à nabo :roll: onde posso ver a referência e quantas velas são? Eu sei que é uma pergunta mesmo muito má, mas assim é que se aprende e já tentei ver no google e não encontrei resposta (se calhar por ser tão rookie).

- - - - - - - - - -

Ah já agora deixo a minha opinião em relação à instalação do GPL...
Há 1ano atrás quando resolvi fazer a instalação do GPL pedi orçamentos e acabei por fazer a instalação na Autogerv (2ª circular) porque faziam a instalação e devolviam-me o carro no mesmo dia.

Desaconselho esta oficina porque o serviço pós-venda deles é miserável e não me pareceram profissionais, dão pouca atenção aos clientes...

Fiz a revisão na FF, não vou dizer se é uma grande oficina ou não porque foi só trocar o filtro ( :lol: ) mas quando voltar a precisar de alguma coisa, vou atravessar a ponte sem dúvida alguma!

;)

O instalador já está escolhido! FF :D

- - - - - - - - - -

BKR6EIX-11

é só para o homem não andar às cabeças quando for à procura no ebay ou assim. :D

Era mesmo o que precisava :D confirmação para não andar à toa! Thanks!
 
tinhas a resposta aqui no topico.. :p

é o site: Spark Plugs ou Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors

mais concretamente aqui -> http://spark-plugs.co.uk/index.php/partfinder/advanced/4/23
ou aqui -> NGK Car and Van applications Petrol Engines


2 sites com a mesma info! ;)

até vai para acrescento ao 1º post ;)

Vou-te ser sincero, só agora é que estou numa de começar a perceber de mecânica... isto porque nunca tive carro à homem como este e nunca me interessou :roll: Agora é que quero tratar bem desta máquina e mudar algumas coisas e então tenho andado a ler tudo o que é informação, chega a um ponto em que começo a não guardar a informação toda pelo que nem vi essa informação :D Mas agora com mais atenção fui ver aos sites e encontrei facilmente :)

EDIT: Estava em com problema em gastar rios de dinheiro e afinal 4 velas já com portes 35€. GPL vai compensar e muito!:green:
 
Re: GPL - "the topic"

e agora sim, um 1º post mais digno... :green:

http://hlagido.files.wordpress.com/2009/04/gpl1.jpg

http://stuff.eduardomaio.net/406coupe/disticogplgf.jpg

:arrow: GPL é seguro
devido a todas as normas e restrições de segurança na união europeia, os depósitos de GPL são equipados com uma válvula de segurança que impede que seja libertado GPL a 100% quando está o sistema desligado, impede que o deposito seja atestado em sobre-pressão, e em caso de temperaturas extremas, em que o deposito chegue a ponto de sobre-pressão liberta pequenas quantidades para a atmosfera até estabilizar (isto acontece em caso de incêndio principalmente)



:arrow: GPL é passível de instalar em qualquer carro a gasolina
seja um 800cc ou um 8000cc, seja 3 cilindros ou V12 é sempre possível a instalação de um kit de GPL, em casos extremos de cilindrada-potência, chegam a equipar o carro com 2 kit's e uma 3ª centralina a gerir as 2 anteriores..
em caso dos motores com o trauma das "válvulas macias" existe um sistema eficiente de lubrificação extra para equilibrar a balança e minimizar danos..

Existem vários tipos de deposito, pode-se ter a típica bilha, que ocupa a mala mas permite até 100l de capacidade, depois há os tóricos (donuts) com e sem o centro cheio, que ocupam o lugar da roda suplente e nem se notam em termos de espaço na bagageira...



:arrow: Preço da conversão
Para converter um carro o valor vai variar, desde os 1400€ para um motor até 110cv e vai por aí acima até altos patamares de potência...
ex:
1.6 101cv -> +/- 1400€
1.8T 150 ou 180cv -> +/- 1700€
T5 volvo 250cv -> +/- 1900€

os valores variam consoante o tipo de deposito quantidade de injectores, potencia por cilindro, etc....



:arrow: O que é necessário fazer antes de converter um carro?

- uma coisa que vai acontecer será a descarbonização, vai ser feita pelo proprio consumo de GPL, vai limpar as câmaras de combustão, e com isso só há 1 preocupação..
mudar o 1º óleo depois da conversão aos 4~5mil kms..

- o sistema de refrigeração é importante, convém verificar o estado do termostato, das tubagens e radiador

- a ignição é igualmente importante, um carro que esteja bom a gasolina pode, ao começar a queimar GPL, dar sinal de falhas de ignição. mas isso é algo que só se saberá depois de converter.
para começar é importante compar as tais velas "para GPL", o que recomendo a toda gente são as NGK de Iridium. Convém ir já com elas no carro para o instalador as montar quando converter o carro. Depois a médio/longo prazo poderá ser necessário trocar cabos de vela, e no limite a bobine de ignição, mas isso só se se revelar necessário. não é material que se troque "só porque sim". (no caso dos 1.8T por ex. em vez de cabos e bobine, usa bobines individuais por cilindro)



:arrow: Velas de ingição
sites de pesquisa de equivalencia de velas OEM pra velas de iridium da NGK

Spark Plugs
Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors

http://spark-plugs.co.uk/index.php/partfinder/advanced/4/23
NGK Car and Van applications Petrol Engines



:arrow: Postos de Abastecimento

criei uma lsitagem de postos de abastecimento, infelizmente não consigo fazer o upload para este forum, assim sendo basta visitar o topico respectivo no Forum Autogás onde, penso eu, sem registo conseguem fazer o download da ultima versão disponibilizada em PDF
Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Listagem de Postos de Abastecimento




e daqui para a frente irão ser encontrados relatos dos users com as suas experiências, casmurrices e mentes antiquadas que ainda pensam que o GPL é um perigo, debates acerca de problemas que foram aparecendo, indicações de onde abastecemos, etc. etc. etc...



vejam se há mais alguma coisa digna de registo para o 1º post ;)
 
Re: GPL - "the topic"

Oh AgA, tens de actualizar esses preços da instalação do GPL (para o 1.6 a instalação é acima dos 1500€)
 
Last edited:
Eu pelo sim pelo não metia também a informação do dístico visto que é a coisa que se pergunta mais aqui! E dos parques públicos/privados :green:
 
Esses entraves toda a gente que pensa em GPL conhece, visto que (aparentemente) é a razão que leva as pessoas a não instalar...
Ah e o risco de explosão!! :lol::lol:
 
e por isso mesmo que não volto a bater nessa tecla! :p


quem quer realmente converter um carro, ou tem a minima duvida se converte ou não..
nunca será o problema do distico ou estacionamento..


quem não converte por causa dessas 2 razões, são "square_thinkers" e nesses casos...
eu já desisti de tentar explicar... :roll:
 
As do meu vieram por encomenda de espanha ngk iridiun especificas para s4 a gpl sairam a 120€ as 6 velas.
O kit de gpl brc que suporta ate 400cv ficou em 2400€
 
Back
Top