BKR&EIX-11
BKR6EIX-11
é só para o homem não andar às cabeças quando for à procura no ebay ou assim.
BKR&EIX-11
olha, eu tenho um B5 1.8T com 260mil kms, 140mil a GPL..
a minha esposa tem um 8L 1.8 com 190mil kms 30mil a GPL..
um amigalhaço meu tem um ibiza 6k2 1.6 com 210mil kms 103mil a GPL..
problemas causados pelos GPL?? só excesso de kms!!
as velas, confirma a refª e procura-as no ebay.. consegues poupar 60% em compra-las lá fora..
mas podes sempre, por ex, pedir peço na FF, volta meia volta o Fernando tem lá para venda
Ah já agora deixo a minha opinião em relação à instalação do GPL...
Há 1ano atrás quando resolvi fazer a instalação do GPL pedi orçamentos e acabei por fazer a instalação na Autogerv (2ª circular) porque faziam a instalação e devolviam-me o carro no mesmo dia.
Desaconselho esta oficina porque o serviço pós-venda deles é miserável e não me pareceram profissionais, dão pouca atenção aos clientes...
Fiz a revisão na FF, não vou dizer se é uma grande oficina ou não porque foi só trocar o filtro ( :lol: ) mas quando voltar a precisar de alguma coisa, vou atravessar a ponte sem dúvida alguma!
BKR6EIX-11
é só para o homem não andar às cabeças quando for à procura no ebay ou assim.
tinhas a resposta aqui no topico..
é o site: Spark Plugs ou Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors
mais concretamente aqui -> http://spark-plugs.co.uk/index.php/partfinder/advanced/4/23
ou aqui -> NGK Car and Van applications Petrol Engines
2 sites com a mesma info!
até vai para acrescento ao 1º post
o problema é que cá em PT chegaram a pedir-me 100€ por 4 velas dessas, e 150€ para 4 velas com -GPL no fim da refª
http://hlagido.files.wordpress.com/2009/04/gpl1.jpg
http://stuff.eduardomaio.net/406coupe/disticogplgf.jpg
:arrow: GPL é seguro
devido a todas as normas e restrições de segurança na união europeia, os depósitos de GPL são equipados com uma válvula de segurança que impede que seja libertado GPL a 100% quando está o sistema desligado, impede que o deposito seja atestado em sobre-pressão, e em caso de temperaturas extremas, em que o deposito chegue a ponto de sobre-pressão liberta pequenas quantidades para a atmosfera até estabilizar (isto acontece em caso de incêndio principalmente)
:arrow: GPL é passível de instalar em qualquer carro a gasolina
seja um 800cc ou um 8000cc, seja 3 cilindros ou V12 é sempre possível a instalação de um kit de GPL, em casos extremos de cilindrada-potência, chegam a equipar o carro com 2 kit's e uma 3ª centralina a gerir as 2 anteriores..
em caso dos motores com o trauma das "válvulas macias" existe um sistema eficiente de lubrificação extra para equilibrar a balança e minimizar danos..
Existem vários tipos de deposito, pode-se ter a típica bilha, que ocupa a mala mas permite até 100l de capacidade, depois há os tóricos (donuts) com e sem o centro cheio, que ocupam o lugar da roda suplente e nem se notam em termos de espaço na bagageira...
:arrow: Preço da conversão
Para converter um carro o valor vai variar, desde os 1400€ para um motor até 110cv e vai por aí acima até altos patamares de potência...
ex:
1.6 101cv -> +/- 1400€
1.8T 150 ou 180cv -> +/- 1700€
T5 volvo 250cv -> +/- 1900€
os valores variam consoante o tipo de deposito quantidade de injectores, potencia por cilindro, etc....
:arrow: O que é necessário fazer antes de converter um carro?
- uma coisa que vai acontecer será a descarbonização, vai ser feita pelo proprio consumo de GPL, vai limpar as câmaras de combustão, e com isso só há 1 preocupação..
mudar o 1º óleo depois da conversão aos 4~5mil kms..
- o sistema de refrigeração é importante, convém verificar o estado do termostato, das tubagens e radiador
- a ignição é igualmente importante, um carro que esteja bom a gasolina pode, ao começar a queimar GPL, dar sinal de falhas de ignição. mas isso é algo que só se saberá depois de converter.
para começar é importante compar as tais velas "para GPL", o que recomendo a toda gente são as NGK de Iridium. Convém ir já com elas no carro para o instalador as montar quando converter o carro. Depois a médio/longo prazo poderá ser necessário trocar cabos de vela, e no limite a bobine de ignição, mas isso só se se revelar necessário. não é material que se troque "só porque sim". (no caso dos 1.8T por ex. em vez de cabos e bobine, usa bobines individuais por cilindro)
:arrow: Velas de ingição
sites de pesquisa de equivalencia de velas OEM pra velas de iridium da NGK
Spark Plugs
Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors
http://spark-plugs.co.uk/index.php/partfinder/advanced/4/23
NGK Car and Van applications Petrol Engines
:arrow: Postos de Abastecimento
criei uma lsitagem de postos de abastecimento, infelizmente não consigo fazer o upload para este forum, assim sendo basta visitar o topico respectivo no Forum Autogás onde, penso eu, sem registo conseguem fazer o download da ultima versão disponibilizada em PDF
Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Listagem de Postos de Abastecimento
e daqui para a frente irão ser encontrados relatos dos users com as suas experiências, casmurrices e mentes antiquadas que ainda pensam que o GPL é um perigo, debates acerca de problemas que foram aparecendo, indicações de onde abastecemos, etc. etc. etc...
o problema é que cá em PT chegaram a pedir-me 100€ por 4 velas dessas, e 150€ para 4 velas com -GPL no fim da refª