eu digo que todas as tuas preocuações não são fundamentadas
:arrow: o teste que falam, é o teste de compressão, e não é de todo obrigatório, eu tenho 2 carros a GPL e não o fiz a nenhum deles
e com 130mil kms, esse motor é ainda um menino, não tens mesmo qualquer problema em termos de compressão (nem aos 260mil, quanto mais
)
:arrow: a descarbonização que mencionas, vai ser feita pelo proprio consumo de GPL, vai-te limpar as câmaras de combustão, e com isso só há 1 preocupação.. mudar o 1º óleo depois da conversão aos 4~5mil kms..
:arrow: o sistema de refrigeração é importante, convém verificar o estado do termostato, das tubagens e radiador
:arrow: a ignição é igualmente importante, um carro que esteja bom a gasolina pode, ao começar a queimar GPL, dar sinal de falhas de ignição. mas isso é algo que só saberás depois de converter.
para começar compra sim as tais velas "para GPL", o que recomendo a toda gente são as NGK de Iridium, salvo erro para o motor 1.6 VAG são as BKR&EIX-11. convém ir já com elas no carro para o instalador as montar quando converter o carro. depois a médio/longo prazo poderá ser necessário (no teu caso) trocar os cabos de vela, e no limite a bobine de ignição, mas isso só se se revelar necessário. não é material que se troque "só porque sim"
acho que não vais com o GPL ter mais problemas do que os que te vão aparecer ao longo do tempo, com o uso e desgaste do carro.. o unico problema é sempre o mesmo..
começa a sobrar mais €€€ ao fim do mês..
e se não sobrar... é porque andas a fazer muitos mais kms por mês