Depois de ler alguns comentários simplesmente rídiculos só posso dizer...
Felizmente nunca tive que passar pelo que os meus avós passaram e até os meus pais.
Porque dizer que dividir uma sardinha por 3 não é passar fome, só pode ser de alguém que come uma ervilha! Dizer que comer carne de vaca, porco, apenas uma vez por ano ou até mesmo de galinha (porque era mais importante vender os ovos) não era passar fome...
Rezar para que esse ano fosse bom para o milho e trigo, para se poder fazer o pão nosso de cada dia, que poderia levar uma sardinha, ou umas rodelas de chouriço, ou fatias de presunto, para comer ao almoço.
Acordar de manhã e comer uma fatia de broa com uma semana e já algum bolor, chegar à noite e comer uma sopa com algumas couves para não ir para a cama de barriga vazia...
Aqueles que nem isto tinham, eram obrigados a roubar àqueles que pouco tinham para comer.
Haver pessoas que corriam as estradas e batiam à porta a perguntar se tinha morrido/enterrado algum animal recentemente para o poderem desenterrar e comer!
Estudar era só para os ricos, usar as mesmas roupas durante meses, anos era normal, usar sapatos era um luxo, olhar em volta e sonhar o que existiria para lá das montanhas sem saber o que para lá existia, ir à cidade só acontecia uma vez na vida.
Brincar com uma boneca de trapos velhos ou com uma lata de sardinhas ou uma bola de trapos, eram os brinquedos daqueles tempos.
Quem não tinha dinheiro ou um médico por perto poderia morrer com uma simples gripe, que passava a pneumonia.
Viver numa casa com 25m2, 2 quartos e uma cozinha em chão de terra de onde se podia ver as telhas a através delas o sol, em que os coelhos cresciam debaixo do soalho dos quartos e as galinhas debaixo do forno do pão.
Ter uma boa junta de bois era um sonho para qualquer lavrador, sim porque naqueles tempos os bois/vacas serviam para puxar carroças(juntas de bois) ou os arados para trabalhar os campos. Pegar na m*** de vaca e usar para fechar o forno do pão.
Ser tratado pior que um cão pelo patrão e ter o medo constante de perder o trabalho.
Ter medo de falar desagradavelmente sobre qualquer doutor ou senhorio, tendo como consequência perder o trabalho, ou receber uma visita da PIDE em casa. Sim porque a PIDE não servia só para caçar os comunistas, servia também para manter a população no seu devido lugar, ou seja de cabeça baixa e bico calado. Por isso é que os Portugueses falam muito para dentro, mas de cara a cara... E uma tradição!
Não estou a falar de um país em Africa, ou de um país na Europa há 200 anos atrás. Estou a falar de um país em que há 60/50 anos atrás, Hitler desejava uma classe média forte, desenhava a Autobahn e o VolksWagen (carro do povo), posteriormente Franco fez o mesmo em Espanha, com a SEAT, a Itália com o FIAT 500, a França com o Citröen 2cv e a Inglaterra com o Mini, países que desejavam uma classe média industrial, consumista e que se deslocava em automóvel próprio. Enquanto em Portugal havia um senhor que desejava um Português limitado, analfabeto, para continuar a servir as classes dominantes, as mesmas de ainda hoje!
Mas dizer que o Salazar é que era... Eu já não fico parvo, porque também foram os Portugas que o elegeram como o maior Português da Historia, mesmo depois de vários golpes de Estado falhados antes do 25 de Abril de 74 e da festança que fizeram nesse dia! Não me admira, porque pela mesma contradição, é que em 94/95 fizeram uma greve e fecharam a ponte 25 de Abril contra o mesmo homem que depois elegeram para Presidente da Republica duas vezes.
Das duas uma, e aí eu excluo-me, os Portugueses ou têm memória curta ou então são masoquistas! Mas como disse uma vez o escritor e antigo político do regime Salazarista "Os homens mudam pouco e então os Portugueses quase nada!"
Filme Donos de Portugal
Espero que nenhum de nós passe pelo que os nossos pais e avós passaram, nas mãos de Salazar!
Depois de ler alguns comentários simplesmente rídiculos só posso dizer...
Felizmente nunca tive que passar pelo que os meus avós passaram e até os meus pais.
Porque dizer que dividir uma sardinha por 3 não é passar fome, só pode ser de alguém que come uma ervilha! Dizer que comer carne de vaca, porco, apenas uma vez por ano ou até mesmo de galinha (porque era mais importante vender os ovos) não era passar fome...
Rezar para que esse ano fosse bom para o milho e trigo, para se poder fazer o pão nosso de cada dia, que poderia levar uma sardinha, ou umas rodelas de chouriço, ou fatias de presunto, para comer ao almoço.
Acordar de manhã e comer uma fatia de broa com uma semana e já algum bolor, chegar à noite e comer uma sopa com algumas couves para não ir para a cama de barriga vazia...
Aqueles que nem isto tinham, eram obrigados a roubar àqueles que pouco tinham para comer.
Haver pessoas que corriam as estradas e batiam à porta a perguntar se tinha morrido/enterrado algum animal recentemente para o poderem desenterrar e comer!
Estudar era só para os ricos, usar as mesmas roupas durante meses, anos era normal, usar sapatos era um luxo, olhar em volta e sonhar o que existiria para lá das montanhas sem saber o que para lá existia, ir à cidade só acontecia uma vez na vida.
Brincar com uma boneca de trapos velhos ou com uma lata de sardinhas ou uma bola de trapos, eram os brinquedos daqueles tempos.
Quem não tinha dinheiro ou um médico por perto poderia morrer com uma simples gripe, que passava a pneumonia.
Viver numa casa com 25m2, 2 quartos e uma cozinha em chão de terra de onde se podia ver as telhas a através delas o sol, em que os coelhos cresciam debaixo do soalho dos quartos e as galinhas debaixo do forno do pão.
Ter uma boa junta de bois era um sonho para qualquer lavrador, sim porque naqueles tempos os bois/vacas serviam para puxar carroças(juntas de bois) ou os arados para trabalhar os campos. Pegar na m*** de vaca e usar para fechar o forno do pão.
Ser tratado pior que um cão pelo patrão e ter o medo constante de perder o trabalho.
Ter medo de falar desagradavelmente sobre qualquer doutor ou senhorio, tendo como consequência perder o trabalho, ou receber uma visita da PIDE em casa. Sim porque a PIDE não servia só para caçar os comunistas, servia também para manter a população no seu devido lugar, ou seja de cabeça baixa e bico calado. Por isso é que os Portugueses falam muito para dentro, mas de cara a cara... E uma tradição!
Não estou a falar de um país em Africa, ou de um país na Europa há 200 anos atrás. Estou a falar de um país em que há 60/50 anos atrás, Hitler desejava uma classe média forte, desenhava a Autobahn e o VolksWagen (carro do povo), posteriormente Franco fez o mesmo em Espanha, com a SEAT, a Itália com o FIAT 500, a França com o Citröen 2cv e a Inglaterra com o Mini, países que desejavam uma classe média industrial, consumista e que se deslocava em automóvel próprio. Enquanto em Portugal havia um senhor que desejava um Português limitado, analfabeto, para continuar a servir as classes dominantes, as mesmas de ainda hoje!
Mas dizer que o Salazar é que era... Eu já não fico parvo, porque também foram os Portugas que o elegeram como o maior Português da Historia, mesmo depois de vários golpes de Estado falhados antes do 25 de Abril de 74 e da festança que fizeram nesse dia! Não me admira, porque pela mesma contradição, é que em 94/95 fizeram uma greve e fecharam a ponte 25 de Abril contra o mesmo homem que depois elegeram para Presidente da Republica duas vezes.
Das duas uma, e aí eu excluo-me, os Portugueses ou têm memória curta ou então são masoquistas! Mas como disse uma vez o escritor e antigo político do regime Salazarista "Os homens mudam pouco e então os Portugueses quase nada!"
Filme Donos de Portugal
Espero que nenhum de nós passe pelo que os nossos pais e avós passaram, nas mãos de Salazar!
Não vou discutir nem por em causa o que escreves....... Ricos, pobres, é algo que sempre existiu, quer antes, quer pós 25 abril. Acho curioso, antes do 25 abril, vivia-se mal após a revolução foi o paraiso............ Hoje olhando para trás 30 e tal anos diz-me, o que mudou?
Sabes que tu hoje nasces em Portugal, podes nascer pobre mas tens acesso à educação paga pelo Estado até ao ensino superior, podes terminar o teu curso superior, profissional e ser integrado numa qualquer empresa ou criar a tua própria empresa, porque tens ajudas do Estado ou acesso a um empréstimo bancário e deixar a condição de pobre. Claro que tens que ter o mérito para isso e se bem que nos dias de hoje com a crise que está já não é assim tão possível. Esta é uma, se não a principal diferença.
Eu digo-te o que mudou, passamos a viver numa pseudo liberdade, onde toda a gente achava que tinha direito a tudo, o dinheiro era barato, aliás em certa altura era de borla, se antes se queixavam que nao podiam, que não tinham etc agora queixam-se que não podem. Estranho........ quisemos uma revolução para depois não sabermos o que fazer com ela, e para conseguir destruir em pouco mais de 30 anos, o que levou 500 anos a construir (Ora ai está uma coisa onde somos realmente bons)
O dinheiro, crédito, só foi possível porque também os nossos Governos permitiram que os bancos (liderados pelos mesmos banqueiros do antes do regime, os Ulrich, os Espirito Santo, os Champalimoud,...) fossem gananciosos o suficiente para aliciar as pessoas (ignorantes é certo, mas com o desejo de uma vida melhor) a "comprar", sem sequer fazerem uma análise para saber se essas pessoas tinham capacidade para se endividar, porque se não pagassem ficavam sem as coisas e ainda as continuavam a pagar...
Portugal perdeu o império, porque já era insustentável, em 74 Portugal era o único país no Mundo que ainda mantinha um império. A India em 1961 invadiu e acabou com a presença Portuguesa na India. Em Angola a UNITA era apoiada pelos EUA e restantes países ocidentais com interesses em África, o MPLA era apoiado pela União Soviética, China e outros países influenciados pelo Comunismo, a guerra colonial durou de 1961-1974, achas que era sustentável para Portugal?
Aliás Salazar foi tão orgulhoso e ganancioso, que se no tempo certo tivesse entregue as colónias aos locais e deixasse ser instalado um governo, poderia continuar a ter influência sobre esses países e ganhar com as trocas comerciais, sem que os Portugueses que já lá estavam ficassem a perder com uma guerra que acabou por desgastar e fazer pior. Portugal poderia ter feito o que faz hoje através da influência, como os EUA, nos países onde têm interesses económicos (o petróleo). Ou seria possível hoje os Portugas montarem um negócio em Angola, Moçambique se não fosse a influência Portuguesa, agora até fazem pior porque em Angola metem o dinheiro todo e ainda têm que ter um sócio Angolano.
Quem viveu o Salazarismo tende a culpar o mesmo por tudo de mal que lhe aconteceu na vida, quando na grande esmagadora dos casos foram vitimas de circunstancias da vida ou deles próprios, onde pouca culpa se pode atribuir ao Salazarismo, podia passar a tarde a dar exemplos, como a educação que até já era obrigatória e existia em TODAS as aldeias de norte a sul, mas muitos pais tiraram os filhos da escola com o motivo de que era preciso mao de obra nos campos, ridículo..... então antes dos filhos nascerem os pais não comiam só pode.
No tempo em que Salazar ainda era vivo, a educação era de facto para quem podia ter os filhos na escola, não havia escolas de Norte a Sul como falas, nem mesmo nos anos 60/70! Porque achas que ainda existem 450.000 Portugueses analfabetos? Perguntas a cada um deles e a resposta é sempre, ou não havia escola onde vivia, ou não podiam porque tinham que ajudar a familia. As pessoas só se casavam quando tinham algum dinheiro, ou quando encontravam um bom "partido", as famílias eram empresas, todos trabalhavam. Quem trabalhava no campo, todas as mãos faziam falta.
Ridículo é perder muito do que se tem no 25 de abril, os meus avós tinham qualquer coisa como cerca de 1000 empregados, tanto na metrópole como em algumas colónias, e perder tudo para trabalhadores que eram muito bem tratados e bem pagos a epoca, empresas de sucesso que já na altura tinham lucros significativos. sabes o que aconteceu a todas as empresas e propriedades? em menos de um ano deixaram de existir, pois quem tanto ansiava por ser mais que um simples operário não tinham perfil para gerir seja o que for, Hoje mete-me nojo ver alguns dos que ROUBARAM a minha família no governo cheios de moral e bons costumes.
Os meus avós tinham começado do 0 e construiram um império. voltaram a faze-lo no pós 25 de abril, e voltaram a construir um pequeno império entre portugal e brasil.
De facto fizeram-se muitas coisas ridículas e erradas em 74/75, por culpa de uns pagaram todos, mas uma coisa te digo. Os teus avós só conseguiram isso porque tiveram a ajuda de alguém, principalmente alguém ligado ao regime. Porque nessa altura só poderias abrir uma empresa se essa empresa não fosse entrar em concorrência com a de outra pessoa, ou se o regime não achasse importante para o país. Sim, isto é verdade! Ainda hoje acontece, quando um determinado presidente de câmara entrega as obras municipais a determinado empreiteiro, porque é amigo dele, ou não permite que determinado sector de comércio/industria vai fazer concorrência com alguém da sua família amigo! Não estou a tirar o mérito aos teus avós, porque quem tem boas ideias é merecedor, mas infelizmente nessa altura só quem tinha bons conhecimentos é que conseguia!
Diz-se tanta mas tanta coisa que simplesmente é boato e mito e totalmente desprovido de sentido.
Não me quero alongar nem tao pouco entrar em guerras com ninguém, mas nunca se esqueçam, a história tende a ser muito deturpada ao longo dos anos. TODAS as moedas teem 2 faces, o mesmo se passa com a historia.
Uma coisa tenho eu a certeza em 30 anos destruímos TUDO o que tínhamos e ainda nos endividamos brutalmente. Realmente viva a liberdade.