Ibiza 6L manco

Venho abrir este projeto, como objectivo de criar um diário de bordo e também ajudar e ser ajudado nos problemas que vão surgindo.

Na verdade este é o carro da minha Maria, foi comprado por ela após tirar a carta, este carro foi adquirido como carro de serviço na altura ainda não tinha feito um ano de matriculado.

Modelo: Ibiza 6L Fresc
Motor: 1.2 12v 3 Cilindros
Ano: 07/2005
Cor: Cinza - Prata
km: 74.000

Equipamento:

ABS
Faróis de Nevoeiro
Banco condutor regulável em altura
Faróis com regulação eléctrica
Climatronic
Volante multifunções regulável em altura e profundidade
Cruise Control
Radio Alana MP3
Vidros eléctricos 2
Jantes especiais

IMG_20131118_145004_zps8efc26ab.jpg

Este carro antes dos 73.000KM nunca tinha dado dores de cabeça, de manutenção apenas tinha sido mudado óleo, filtros, pastilhas e reparação de uma fuga de escape...
Ups, afinal aconteceu um incidente, a boba de gasolina partiu os bicones e puff lá se foi o encaixe, resultado bomba de gasolina nova

Após o 73.000 começam os problemas um deles derivado a minha esposa andar com água no circuito de refrigeração, o radiador da soufagem tinha ficado entupido; foi feita a devida limpeza, meteu-se G12 e termostato novo e ficou impecável nesse ponto.

O pior vem a seguir, o carro andava a consumir gasolina desalmadamente e faltava-lhe força embora seja pouca, mas notava-se a falta de potencia :p e depois começou a soluçar, engasgar-se e a ir a baixo. Ligou-se ao VAG e apresentou falha no cilindro do meio; apresentado esses sinais meti velas novas e o carro pareceu impecável tanto em altas como em baixa, passado um dia os mesmo sintomas de avaria e luz do motor acesa :'( no dia seguinte o Sr. RicardoEV limpou as bobines com limpa carburadores e o carro supostamente voltou a ficar bom :roll:, mas não, no dia seguinte voltou a apresentar os mesmo sintomas de avaria e eu tomo a decisão de trocar as bobines e compro logo a 3 novas da bougicord.
Ufa finalmente o carro parecia bom, mas a andar devagar... :assobio:

Passado uns dias vou para a AE experimentar o bicho :p sempre a esgalhar, resultado luz do motor acessa, seguindo de safe e engasgamento tipo motor a trabalhar a 2 cilindros, encosta para o lado deixa descansar e vamos lá chatear o Ricardo para ligar o Ibiza o Vag.
Aparece esta lista de erros:
IMG_20131231_122848_zpsdb1d555a.jpg

Se for a EGR, pronto lá se gasta t€mpo mas estou safo e o carro fica impecável...
Mas só espero que o motor não tenha descomandado...

Atualmente ando com o carro diariamente e em cidade e andar devagar ele porta-se, por isso confirma-se a necessidade de trocar velas e bobines porque o problema em baixas desapareceu; agora falta resolver o problema em altas.

Ainda não consegui resolver o problema do cruise control que deixou de funcionar, se alguém perceber do assunto agradecia uma ajudinha...

Obrigado.
 
Last edited:
Nos já lhe tratamos da saúde, quase de certeza que a egr está a provocar isso tudo, parece ser um problema crónico desses motores, para além das bobines e de a corrente saltar dentes, mas era nos mais antigos :)
 
Apos algum tempo com isto parado e apos vários testes e perder tempo de volta do carro, decidi levar a maquina a um mecânico da minha confiança.
O Resultado, foi o problema mais comum do AZQ, a corrente passou um dente, finalmente tenho o carro arranjado e o motor já tem força e não entra em safe :p

Aproveitei e levou a mudança de óleo e filtro, levou Shell Helix Ultra 5w-40
Picture+0766.jpg


Também foi trocado o brake switch e as lampadas de STOP
IMG_20140506_101306_zpsxf4bijts.jpg
IMG_20140506_101451_zpsfqxy9vyf.jpg
 
Só para isto não morrer...

O motor voltou a descomandar tenho mesmo que comprar um kit novo para montar e durar mais uma porrada de quilômetros espero eu.:roll:

Na segunda feira passada o ibiza foi a IPO no estado em que se encontra e sem uma luz de presença, fiz um scan e limpeza com o VAG.COM e siga com ele, resultado vim para casa com uma folha verde e limpinha.:D

Ricardo o vag.com 409.01 dá para fazer o essencial no ibiza mesmo tendo canbus, serve bem para o efeito. ;)
 
Mais logo o Ibiza vai voltar a oficina, para o mecânico montar o kit distribuição novo.

IMG_20140804_232259_zpsiwfiroyr.jpg
IMG_20140804_231918_zps2jepa6co.jpg
IMG_20140804_231903_zpspd8ryqao.jpg
 
Last edited:
Não presta...?
Tenho usado algumas peças desta marca e nunca me dei mal.

Achas que é material duvidoso?
 
Acho... Coisas de suspensão e assim ainda vá que não vá. Faz barulho, mete-se de novo e pronto. Ficamos lixados, mas pronto. Agora distribuição desse carro? Que já de origem não é grande coisa...

Eu não metia nada que não fosse o original, sinceramente não sei quem fabrica, talvez a INA ou assim.
 
Back
Top