IPO's a partir de 1 de Agosto de 2018

Mas quem é que atesta que não mete ninguém em perigo? O dono do carro? O mecânico que pôs lá a barra?
Apesar de parecer, isto ainda não é a Republica das Bananas. Não é o Ze da esquina que diz que ta tudo ok, é o engenheiro do IMT ou então empresas credenciadas para o efeito.

Sabes o que é a barra AA e para que serve?

barra anti aproximação" - serve para aumentar a rigidez do chassis do carro, aumenta a estabilidade em curvas, e aumenta a vida útil do conjunto amortecedor/molas.

Estas barras vêm sempre de origem nas versoes topo gama de qualquer marca automovel ...

è o mesmo que comprares o carro mais barato do mercado com pneus da "feira" e depois queres por uns pneus topo gama (mesmas medidas) e teres de pagar legalização ou chumbarem-te o carro na IPO pq tens pneus topo gama ... ou melhor compras agora um carro dos novos sem pneu suplente depois queres ter um pneu suplente na bagajeira e nao podes andas ilegal ...
 
uma barra aa superior é montada nas torres dos amortecedores. por qq pressão a mais que se exerça vai torcer o chassi e por consequência alterar no mínimo a direcção do carro.

se ela e muitas outras coisas não vierem de origem no carro acho mt bem que obrigue a homologação e respectiva inspecção b para certificar que aquilo não constitui um perigo para terceiros.
 
Sabes o que é a barra AA e para que serve?

barra anti aproximação" - serve para aumentar a rigidez do chassis do carro, aumenta a estabilidade em curvas, e aumenta a vida útil do conjunto amortecedor/molas.

Estas barras vêm sempre de origem nas versoes topo gama de qualquer marca automovel ...

è o mesmo que comprares o carro mais barato do mercado com pneus da "feira" e depois queres por uns pneus topo gama (mesmas medidas) e teres de pagar legalização ou chumbarem-te o carro na IPO pq tens pneus topo gama ... ou melhor compras agora um carro dos novos sem pneu suplente depois queres ter um pneu suplente na bagajeira e nao podes andas ilegal ...
Sim companheiro. Sei bem o que é e para o que serve.
Mas, caso não tenhas pensado nisso. Uma IPO extraordinária para aprovação de alterações não e só para identificar as peças, maisnimportante que isso é inspecionar se as mesmas estão bem montadas. Não é só por lá uma barra AA só porque é mais seguro, se estiver um grau que seja de diferença de uma suspensão para a outra, passa num instante de ser seguro para um perigo ambulante.
 
Sim companheiro. Sei bem o que é e para o que serve.
Mas, caso não tenhas pensado nisso. Uma IPO extraordinária para aprovação de alterações não e só para identificar as peças, maisnimportante que isso é inspecionar se as mesmas estão bem montadas. Não é só por lá uma barra AA só porque é mais seguro, se estiver um grau que seja de diferença de uma suspensão para a outra, passa num instante de ser seguro para um perigo ambulante.

queres mesmo ir por ai? entao explica-me la a logica do alinhamento zero obrigatorio nos centros de IPO para TODOS OS CARROS ... isso sim são perigos ambulantes ... e deve estar para inventar o carro que tem sempre os graus ou alinhamento correctos a circular ... basta passares uma lomba ou um buraco e ja eras ...
 
queres mesmo ir por ai? entao explica-me la a logica do alinhamento zero obrigatorio nos centros de IPO para TODOS OS CARROS ... isso sim são perigos ambulantes ... e deve estar para inventar o carro que tem sempre os graus ou alinhamento correctos a circular ... basta passares uma lomba ou um buraco e ja eras ...
Isso dos graus zeros , dependendo dos centros já não se aplica, os meus carros Portugal, nunca tive de ir por a direção a zeros, seja no A3 seja no Opel.
Acredita que na Suiça já foi igual, ainda há 2 anos tive essa surpresa com a A6...
Quanto a barra AA, já foi mais que explicado o porquê, quando bem montada só trás benefícios, mal montada , pode ser um perigo.

Outra coisa, se existe uma Barra AA de origem, com as devidas referências lá anotadas, normalmente podes monta-la sem problema, sem ter de fazer uma IPO B
a homologação do material, para além de ver se está bem montado, também é para verificar que o matérial é seguro...
Os pneus metes os que queres porque todos os pneus que estão no mercado tem homologação para andar na estrada (a não ser que os vá importar de sabe se lá onde), o mesmo acontece com uma Barra AA, jantes o que quer que seja...
 
A barra AA nunca pode ser mal montada pois é uma peça de encaixe unico, é o equivalente a montares uma jante. Furacao propria etc ... ainda nao vi nenhum arguento valido que me convença, so desculpas para sacar guito e chumbar carros... os carros podem andar com pneus da feira, discos de travao super gastos, tubos de travao com mais de 15 anos e liquido dos travoes com carradas de anos que ja é mais agua que oleo e isso ninguem verifica, mas uma barra AA alto la que isto é que é perigoso ... fora os carros que tem a tal forra por baixo que nao ves nada... ta bom siga ...mas a bela da barra AA essa é que nao ...
 
queres mesmo ir por ai? entao explica-me la a logica do alinhamento zero obrigatorio nos centros de IPO para TODOS OS CARROS ... isso sim são perigos ambulantes ... e deve estar para inventar o carro que tem sempre os graus ou alinhamento correctos a circular ... basta passares uma lomba ou um buraco e ja eras ...
Mas quem é que falou em alinhamento de direção?
 
Parece que vão apertar as regras no IPO - Publicação: Diário da República n.º 128/2020, Série II de 2020-07-03, que revoga a directiva de 2019.

Já se pode ler o que foi publicado em diário da republica: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/137125502/details/normal?q=deliberação+723/2020

Ao que parece, os IPOs vão receber material para confirmar possíveis fraudes.

Olhando na página 9, parece que também foi apertar com filtros, catalizadores, etc... https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2012:0380:FIN:PT:PDF

Parece que era uma questão de tempo até começarem a apertar.

Curiosidade para esta parte:
  • O controlo de alteração do nº de quilómetros entre inspeções no sentido de precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. Ou seja, será anotada esta informação na ficha de inspeção que se manterá como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.
  • O controlo das necessárias operações de recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.
  • Desdobramento de todas as deficiências detetadas, detalhando a sua definição para que sejam comparáveis entre inspeções realizadas por diferentes inspetores e para que sejam facilmente compreensíveis pelos proprietários dos veículos inspecionados;
  • Introdução de anexo específico para deficiências relacionadas com veículos híbridos e elétricos;
  • Introdução de deficiências específicas de veículos de transporte de crianças e de transporte de deficientes;
  • Introdução de deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade);
  • Definição de novos valores máximos de opacidade de acordo com a Diretiva.

Só quero ver como é que eles vão controlar as recall. Por acaso eu ando com os papéis no carro das recall que fiz, mas que eu saiba nunca existiu lei que obrigasse a isso.

@moralez já podes actualizar o tópico para 2020 :)
 
Parece que vão apertar as regras no IPO - Publicação: Diário da República n.º 128/2020, Série II de 2020-07-03, que revoga a directiva de 2019.

Já se pode ler o que foi publicado em diário da republica: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/137125502/details/normal?q=deliberação+723/2020

Ao que parece, os IPOs vão receber material para confirmar possíveis fraudes.

Olhando na página 9, parece que também foi apertar com filtros, catalizadores, etc... https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2012:0380:FIN:PT:PDF

Parece que era uma questão de tempo até começarem a apertar.

Curiosidade para esta parte:
  • O controlo de alteração do nº de quilómetros entre inspeções no sentido de precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. Ou seja, será anotada esta informação na ficha de inspeção que se manterá como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.
  • O controlo das necessárias operações de recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.
  • Desdobramento de todas as deficiências detetadas, detalhando a sua definição para que sejam comparáveis entre inspeções realizadas por diferentes inspetores e para que sejam facilmente compreensíveis pelos proprietários dos veículos inspecionados;
  • Introdução de anexo específico para deficiências relacionadas com veículos híbridos e elétricos;
  • Introdução de deficiências específicas de veículos de transporte de crianças e de transporte de deficientes;
  • Introdução de deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade);
  • Definição de novos valores máximos de opacidade de acordo com a Diretiva.

Só quero ver como é que eles vão controlar as recall. Por acaso eu ando com os papéis no carro das recall que fiz, mas que eu saiba nunca existiu lei que obrigasse a isso.

@moralez já podes actualizar o tópico para 2020 :)

Ja era sem tempo de apertarem o cerco a quem anda sem FAP e companhias...
Em questão ao recall, estou curioso...Dado que nunca recebi nenhuma carta...

O mais engraçado vai ser ver mais de metade dos carros do parque nacional Português a ficarem com a anotação de alteração de kms, que pelos vistos não pode ser removida (Li um bocado a pressa)
 
Parece que vão apertar as regras no IPO - Publicação: Diário da República n.º 128/2020, Série II de 2020-07-03, que revoga a directiva de 2019.

Já se pode ler o que foi publicado em diário da republica: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/137125502/details/normal?q=deliberação+723/2020

Ao que parece, os IPOs vão receber material para confirmar possíveis fraudes.

Olhando na página 9, parece que também foi apertar com filtros, catalizadores, etc... https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2012:0380:FIN:PT:PDF

Parece que era uma questão de tempo até começarem a apertar.

Curiosidade para esta parte:
  • O controlo de alteração do nº de quilómetros entre inspeções no sentido de precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. Ou seja, será anotada esta informação na ficha de inspeção que se manterá como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.
  • O controlo das necessárias operações de recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.
  • Desdobramento de todas as deficiências detetadas, detalhando a sua definição para que sejam comparáveis entre inspeções realizadas por diferentes inspetores e para que sejam facilmente compreensíveis pelos proprietários dos veículos inspecionados;
  • Introdução de anexo específico para deficiências relacionadas com veículos híbridos e elétricos;
  • Introdução de deficiências específicas de veículos de transporte de crianças e de transporte de deficientes;
  • Introdução de deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade);
  • Definição de novos valores máximos de opacidade de acordo com a Diretiva.

Só quero ver como é que eles vão controlar as recall. Por acaso eu ando com os papéis no carro das recall que fiz, mas que eu saiba nunca existiu lei que obrigasse a isso.

@moralez já podes actualizar o tópico para 2020 :)
Não tive tempo de ler o tópico todo (devido ao trabalho) por isso não sei se já foi comentado, mas posso acrescentar que também fará parte a medição de largura dos eixos e comparado com folha de homologação do modelo em causa. Tenho um amigo formador de inspetores de centros IPO que me alertou pois tinha a ideia que a minha B5 era mais "larga" que as outras. Ilusão ótica. Talvez uns mm devido ao arco das jantes.
Quanto ao alinhamento, é mesmo assim. Sempre tive de "desalinhar" antes da ipo e alinhar depois. Se ficar como eles querem para passar, desgraço os pneus frente em dois meses... Caí nessa uma vez! Isto até já deu tema de discussão com os inspetores.
 
Quanto ao alinhamento, é mesmo assim. Sempre tive de "desalinhar" antes da ipo e alinhar depois. Se ficar como eles querem para passar, desgraço os pneus frente em dois meses... Caí nessa uma vez! Isto até já deu tema de discussão com os inspetores.

Como é que isso vos acontece?
Quando vão alinhar, o funcionário não coloca os valores que a marca definiu para o vosso carro?

Comigo sempre fizeram isso, mesmo para os rebaixados, e nunca tive problemas no IPO nem com pneus a durar muito menos.
 
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