Re: kit bimassa vs monomassa!!!!
Boas pessoal... bem que gostava de não ter opinião em relação a este assunto... mas infelizmente de bimassas percebo eu... já troquei cinco... Mas Monomassa não é a solução... a oscilação de corpos da bimassa é a responsável pela amortização das vibrações de motor e oscilações bruscas na troca de caixa... o sistema está muito bem concebido, mas, infelizmente ainda é pouco durável, e sobretudo nos motores a partir do pd130 sofre quase um desgaste prematuro... carros pesados, binários elevados em baixos regimes... quem faz repros bruscas, no caso de potências acima de 200 cv ou binários demasiado elevados, e que não se importa de abdicar do conforto, tira o volante de dois corpos oscilantes (bimassa) e passa para volante macisso de um só corpo (igual aos antigos volantes de motor) que aguenta toda a vida, salvo desgaste da face por fricção.... nesse caso amortizam-se as vibrações com a colocação de disco de embraiagem de molas e ficamos com um sistema tipico de um carro da era de 1990 (aprox). Existe uma terceira opção, na minha opinião, a melhor delas: mandar a embraigem (volante, disco e prensa a uma casa competente e fazer uma embraiagem reforçada, que aguenta mais binário, mais esforço, e com alguma garantia, pois estas casas no geral, reponsabilizam-se por anomalias ou vibrações que as mesmas possam a vir ter... falo por experiência própria...
em termos de comparação de custos ficam os valores aproximados: conversão completa para monomassa, cerca de 230 euros, preparação de embraiagem bimassa reforçada, cerca de 430 euros, embraiagem nova completa cerca de 780 euros... tudo isto mais mão de obra de montagem e desmontagem...
espero ter sido util....