Lava farois no xenon

Os nissan qashqai de 2013 têm xenon e grande parte deles não tem lava farois. Não coloco em questão o vosso conhecimento tecnico, porque por aqui existe grandes profissionais reconhecidos no pais inteiro. E muito precisamos de voces verdadeiros craques dos carros.

A ironia só tem piada quando acompanhada de alguma razão lol
 
O que sei, sem muito rigor e detalhe, é que o xenon, ou qualquer luz que nao ultrapasse os 2000 lumens, que acho que equivale a 4 mil e tal kelvins, nao obriga a lava farois nem autoniveladores.
 
O que sei, sem muito rigor e detalhe, é que o xenon, ou qualquer luz que nao ultrapasse os 2000 lumens, que acho que equivale a 4 mil e tal kelvins, nao obriga a lava farois nem autoniveladores.
Os lúmens e os kelvin são coisas completamente distintas. O primeiro refere-se à potência da luz emita e o segundo à sua cor! Existem lâmpadas com um baixo número de lúmens e um número de kelvin elevado (lâmpadas de wc por exemplo).

A legislação atual não deve estar atualizada. Os carros de hoje em dia possuem faróis led tão ou mais potentes que os faróis em xénon e não possuem niveladores automáticos nem tão pouco lava-faróis. Em alguns casos passou a ser extra, em outros, está relacionado com a gama do carro (se de entrada ou não).
 
Os lúmens e os kelvin são coisas completamente distintas. O primeiro refere-se à potência da luz emita e o segundo à sua cor! Existem lâmpadas com um baixo número de lúmens e um número de kelvin elevado (lâmpadas de wc por exemplo).

A legislação atual não deve estar atualizada. Os carros de hoje em dia possuem faróis led tão ou mais potentes que os faróis em xénon e não possuem niveladores automáticos nem tão pouco lava-faróis. Em alguns casos passou a ser extra, em outros, está relacionado com a gama do carro (se de entrada ou não).

Eu sei que sao coisas distintas mas.. Quanto maior for a temperatura da cor, mais lumens não é? Nao sei bem.
Nao estou a par da legislação.. Mas deviam era legislar isto:

P_20220107_132125.jpg

VW Sline... Blasfémia.
 
Malta, é assim, para carros com xenon mas que não tem lava-faróis resume-se a isto, retirado doutro local:

Há uma grande vantagem em ser 25w, em relação aos 35w, que é a dispensa dos lava-faróis. E as diferenças na iluminação existem mas não me parecem muito relevantes, e basicamente resume-se à largura pois em alcance (comprimento) é igual.


Indo de encontro ao que já disseram, supostamente basta ter auto-nivelação para xenon de 25w. Outro carro com essas características é Jeep Renegade.
Iluminam menos mas na prática não se deve notar assim tanto (estou a assumir pois nunca comparei). Acredito que ilumine mais que uma ótica de 35w toda suja ou com algumas centenas de horas em cima.
 
Acredito que não se note muita diferença de 25 para 35w, e secalhar o projector está mais optimizado..
Mas passado alguns anos não se deve ver nada.

No meu Clio cheguei a ter um kit xenon com 75w, e a diferença de luz era brutal comparando com 35w. Tinha uns balatros enormes.


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Bons dias, final existe a possibilidade de xenon 25w com niveladores automaticos e sem lava farois. Parece que ja estamos a chegar a algumas conclusões, resta saber se estão corretas. Boa semana para todos
 
Bons dias, final existe a possibilidade de xenon 25w com niveladores automaticos e sem lava farois. Parece que ja estamos a chegar a algumas conclusões, resta saber se estão corretas. Boa semana para todos
Agora falta tu fazeres a prova dos 9.
Vai ao A3 e tira a lâmpada pra ver o que lá está é realmente uma de 25w.

Digo isto porque no site onde costumo comprar as lâmpadas diz-me que o teu carro usa de 35w (o que significa que o meu comentário acima não se enquadraria nesta situação). Faz isso ou pede uma cotação, com matrícula, à oficina Audi para ver o que eles te dizem.


Nota:
IPOs, eles até poderão implicar. Depende do inspector e do conhecimento dele. No máximo o que podem causar é transtorno dado que depois terás de provar que o carro está legal (nos códigos do carro apenas mencionará que trás xenon - não menciona que tipo de choques trás - poderiam ter trocado por um errado num acidente (mt pouco provável)).
Policia numa operação stop, ainda são mais cegos. Esses não percebem mesmo nada e o máximo que podem implicar é mandar para uma nova inspecção (mas a meu ver, para uma situação destas, mt pouco provável).
 
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Agora falta tu fazeres a prova dos 9.
Vai ao A3 e tira a lâmpada pra ver o que lá está é realmente uma de 25w.

Digo isto porque no site onde costumo comprar as lâmpadas diz-me que o teu carro usa de 35w (o que significa que o comentário acima não se enquadraria na situação que expus). Faz isso ou pede uma cotação, com matrícula, à oficina Audi para ver o que eles te dizem.


Nota:
IPOs, eles até poderão implicar. Depende do inspector e do conhecimento dele. No máximo o que podem causar é transtorno dado que depois terão de provar que o carro está legal (nos códigos do carro apenas mencionará que trás xenon - não menciona que tipo de choques trás - poderiam ter trocado por um errado num acidente (mt pouco provável)).
Policia numa operação stop, ainda são mais cegos. Esses não percebem mesmo nada e o máximo que podem implicar é mandar para uma nova inspecção (mas a meu ver, para uma situação destas, mt pouco provável).
Se calhar nas Operações Stop ainda têm mais conhecimento do que pensas. A Doutrina que exiate é apenas fiscalizar a existéncia do que é imperativo em ambas as situações, ou seja, os niveladores.
 
É preciso lembrar que os agentes que fazem as OP ,são pessoas como as outras, e muitas vezes são membros de fóruns,grupo etc etc.
E não vale a pena tentar engana-los…que como alguns dizem “para parvo, parvo e meio” , e aí eles não perdoam nada…

Quanto ao implicarem na IPO por não terem lava faróis.
Se o carro tiver lâmpadas 25w , terá menos lumens, esse valor é apresentado quando verificam o alinhamento dos faróis.
Abaixo dos 2000 lumens, não necessita de lava faróis.
 
Se calhar nas Operações Stop ainda têm mais conhecimento do que pensas. A Doutrina que exiate é apenas fiscalizar a existéncia do que é imperativo em ambas as situações, ou seja, os niveladores.

Os guardas numa operação stop não conseguem ver se o carro tem ou não niveladores (o máximo que podem fazer é mandar para inspecção B pois nem o tipo de lâmpada conseguem ver - como vão eles tirar uma lâmpada xenon num carro para ver a potência emitida? No meu carro por exemplo eles precisariam de tirar o parachoques para conseguir tirar a optica e por sua vez a lampada, lol).
Salvo erro eles estão próximo das rodas, por baixo do carro. Não sei se a localização varia de local conforme o carro...

E para isso acontecer tem de ser naquelas operações stop "especiais" que também estão presentes fiscais e andam lá com um livrinho a avaliar cada peça do carro - e aí sim, mandam para B em caso de dúvida ou então apreensão directa caso seja flagrante (ou a apreensão acontece de qq das formas - não faço ideia como se processa isso). Normalmente isso só acontece em situações especiais (eventos de tuning, corridas ilegais, etc.. - não numa operação stop normal).

É preciso lembrar que os agentes que fazem as OP ,são pessoas como as outras, e muitas vezes são membros de fóruns,grupo etc etc.
E não vale a pena tentar engana-los…que como alguns dizem “para parvo, parvo e meio” , e aí eles não perdoam nada…

Quanto ao implicarem na IPO por não terem lava faróis.
Se o carro tiver lâmpadas 25w , terá menos lumens, esse valor é apresentado quando verificam o alinhamento dos faróis.
Abaixo dos 2000 lumens, não necessita de lava faróis.

Ora vejamos, tenho uma dúvida aqui.
No IPO, com aquelas maquinetas, eles só conseguem ver se as lâmpadas estão ou não correctamente alinhadas, certo?
Eles não estou para ali a medir o que é que a lâmpada está a projectar?

Por curiosidade, no meu ex ibiza 6k2 (que cheguei a ter xenon aftermarket), só coloquei xenon e não coloquei os lava faróis.
Fui com ele ao IPO e o que o inspector me disse, depois de ter feito a inspeção foi, chamar-me e avisar que o carro estava ilegal.
Deu-me duas opções, ou colocava as lâmpadas originais e imprimia o papel verde ou levava com o chumbo (deu-me um dia para voltar o carro direito - por acaso foi um tipo porreiro e lá fui meter as lâmpadas originais).
 
Os guardas numa operação stop não conseguem ver se o carro tem ou não niveladores (o máximo que podem fazer é mandar para inspecção B pois nem o tipo de lâmpada conseguem ver - como vão eles tirar uma lâmpada xenon num carro para ver a potência emitida? No meu carro por exemplo eles precisariam de tirar o parachoques para conseguir tirar a optica e por sua vez a lampada, lol).
Salvo erro eles estão próximo das rodas, por baixo do carro. Não sei se a localização varia de local conforme o carro...

E para isso acontecer tem de ser naquelas operações stop "especiais" que também estão presentes fiscais e andam lá com um livrinho a avaliar cada peça do carro - e aí sim, mandam para B em caso de dúvida ou então apreensão directa caso seja flagrante (ou a apreensão acontece de qq das formas - não faço ideia como se processa isso). Normalmente isso só acontece em situações especiais (eventos de tuning, corridas ilegais, etc.. - não numa operação stop normal).



Ora vejamos, tenho uma dúvida aqui.
No IPO, com aquelas maquinetas, eles só conseguem ver se as lâmpadas estão ou não correctamente alinhadas, certo?
Eles não estou para ali a medir o que é que a lâmpada está a projectar?

Por curiosidade, no meu ex ibiza 6k2 (que cheguei a ter xenon aftermarket), só coloquei xenon e não coloquei os lava faróis.
Fui com ele ao IPO e o que o inspector me disse, depois de ter feito a inspeção foi, chamar-me e avisar que o carro estava ilegal.
Deu-me duas opções, ou colocava as lâmpadas originais e imprimia o papel verde ou levava com o chumbo (deu-me um dia para voltar o carro direito - por acaso foi um tipo porreiro e lá fui meter as lâmpadas originais).

A maquineta em questão chama-se regloscópio e se não for do século passado, consegue medir varios parâmetros, um deles a intensidade.
Mas não te sei dizer se esses regloscópios são obrigatórios nos centros de inspeção.
 
Os guardas numa operação stop não conseguem ver se o carro tem ou não niveladores (o máximo que podem fazer é mandar para inspecção B pois nem o tipo de lâmpada conseguem ver - como vão eles tirar uma lâmpada xenon num carro para ver a potência emitida? No meu carro por exemplo eles precisariam de tirar o parachoques para conseguir tirar a optica e por sua vez a lampada, lol).
Salvo erro eles estão próximo das rodas, por baixo do carro. Não sei se a localização varia de local conforme o carro...

E para isso acontecer tem de ser naquelas operações stop "especiais" que também estão presentes fiscais e andam lá com um livrinho a avaliar cada peça do carro - e aí sim, mandam para B em caso de dúvida ou então apreensão directa caso seja flagrante (ou a apreensão acontece de qq das formas - não faço ideia como se processa isso). Normalmente isso só acontece em situações especiais (eventos de tuning, corridas ilegais, etc.. - não numa operação stop normal).



Ora vejamos, tenho uma dúvida aqui.
No IPO, com aquelas maquinetas, eles só conseguem ver se as lâmpadas estão ou não correctamente alinhadas, certo?
Eles não estou para ali a medir o que é que a lâmpada está a projectar?

Por curiosidade, no meu ex ibiza 6k2 (que cheguei a ter xenon aftermarket), só coloquei xenon e não coloquei os lava faróis.
Fui com ele ao IPO e o que o inspector me disse, depois de ter feito a inspeção foi, chamar-me e avisar que o carro estava ilegal.
Deu-me duas opções, ou colocava as lâmpadas originais e imprimia o papel verde ou levava com o chumbo (deu-me um dia para voltar o carro direito - por acaso foi um tipo porreiro e lá fui meter as lâmpadas originais).
Lol. Basta olhar para dentro do carro e ver se tem a nívelação manual. Se tiver nivelação manual e tiver xénon, existe alteração das características.
Simples.
 
Lol. Basta olhar para dentro do carro e ver se tem a nívelação manual. Se tiver nivelação manual e tiver xénon, existe alteração das características.
Simples.
É que nem mais, e se o agente calhar a conhecer o sistema (E quiser meter o joelho no chão) basta ir a traseira do carro e ver se o nivelador está presente.

o regloscopio (Obrigado @Black Drako nao me lembrava do nome) mede intensidade sim, foi por isso que há uns tempos tive direito a uma anotação no A3, dado que tinha mudado um farol e a intensidade era diferente. (Diferença demasiado elevada, notava se a conduzir inclusive), actualmente andam la 2 faróis novos, as lâmpadas são as mesmas e está igual dos 2 lados.


Quanto a OP , nao sei se no farol, na etiqueta, não está escrita a potência da lâmpada , tenho a ideia que sim, mas sem certeza.
Se não tiverem essa informação, acredito que possam mandar um carro para IPO B sem razão (Ninguém é obrigado a conhecer todas as variantes dos carros e extras…)
 
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