Se calhar nas Operações Stop ainda têm mais conhecimento do que pensas. A Doutrina que exiate é apenas fiscalizar a existéncia do que é imperativo em ambas as situações, ou seja, os niveladores.
Os guardas numa operação stop não conseguem ver se o carro tem ou não niveladores (o máximo que podem fazer é mandar para inspecção B pois nem o tipo de lâmpada conseguem ver - como vão eles tirar uma lâmpada xenon num carro para ver a potência emitida? No meu carro por exemplo eles precisariam de tirar o parachoques para conseguir tirar a optica e por sua vez a lampada, lol).
Salvo erro eles estão próximo das rodas, por baixo do carro. Não sei se a localização varia de local conforme o carro...
E para isso acontecer tem de ser naquelas operações stop "especiais" que também estão presentes fiscais e andam lá com um livrinho a avaliar cada peça do carro - e aí sim, mandam para B em caso de dúvida ou então apreensão directa caso seja flagrante (ou a apreensão acontece de qq das formas - não faço ideia como se processa isso). Normalmente isso só acontece em situações especiais (eventos de tuning, corridas ilegais, etc.. - não numa operação stop normal).
É preciso lembrar que os agentes que fazem as OP ,são pessoas como as outras, e muitas vezes são membros de fóruns,grupo etc etc.
E não vale a pena tentar engana-los…que como alguns dizem “para parvo, parvo e meio” , e aí eles não perdoam nada…
Quanto ao implicarem na IPO por não terem lava faróis.
Se o carro tiver lâmpadas 25w , terá menos lumens, esse valor é apresentado quando verificam o alinhamento dos faróis.
Abaixo dos 2000 lumens, não necessita de lava faróis.
Ora vejamos, tenho uma dúvida aqui.
No IPO, com aquelas maquinetas, eles só conseguem ver se as lâmpadas estão ou não correctamente alinhadas, certo?
Eles não estou para ali a medir o que é que a lâmpada está a projectar?
Por curiosidade, no meu ex ibiza 6k2 (que cheguei a ter xenon aftermarket), só coloquei xenon e não coloquei os lava faróis.
Fui com ele ao IPO e o que o inspector me disse, depois de ter feito a inspeção foi, chamar-me e avisar que o carro estava ilegal.
Deu-me duas opções, ou colocava as lâmpadas originais e imprimia o papel verde ou levava com o chumbo (deu-me um dia para voltar o carro direito - por acaso foi um tipo porreiro e lá fui meter as lâmpadas originais).