resumindo porque eu ate gosto de aprender.....
Fervendo ou não qual e a tua opinião visto que pela conversa também não fizeste a experiência de andar só com anticongelante ...
So anticongelante não porque?
Anticongelante com agua sim porque?
O anti-congelante, ou melhor, aquilo a que tu chamas anti-congelante é um soluto que se mete num solvente para evitar que este congele. Como te disse, se metesses sal na água destilada do carro obtinhas exactamente (não necessariamente os mesmos valores mas variavam dos 0-100ºC) o mesmo resultado no que toca a temperatura de ebulição e de fusão (evapora e congela).
Geralmente, e eu não sei a composição do G12/G13, os anticongelantes orgânicos são compostos por uma molécula chamada etilenoglicol. Tal coisa não existe no estado puro. É como o álcool etílico, ou etanol... O melhor que vês à venda tem 96% de pureza. No caso do G12/G13, e supondo que é composto por etilenoglicol (que é transparente), terá uma determinada percentagem de água e, pelo menos, o corante. Logo aqui a pureza já foi ao ar. Simplesmente, em vez de teres uma mistura de 50/50 tens algo tipo 95/5.
Agora, falando em números no que toca àquilo para que o anticongelante serve...
O etilenoglicol tem um ponto de fusão (congela) de -12.9ºC. A água tem de 0ºC (pura, a uma atmosfera... Não confundir com um sistema de refrigeração de um carro, pressurizado!). Mas se estiverem misturados a 50/50 o seu ponte de fusão, que é aquilo para que servem, desce mais do que o de qualquer um deles, ficando a menos de -30ºC. Isto deve-se às ligações quimicas que se promovem na mistura do etilenoglicol com a água.
Esta é a função principal do anticongelante. Evitar que a água congele. Para arrefecer tens a água. Que é para isso que ela serve. E apenas os dois misturados é que aguentam temperaturas extremas de frio (que é essa a ideia).
No que toca a propriedades anti-corrosivas... A água corrói. Mas é a água... Água. Não é a mistura água com etilenoglicol. Ao ser misturada deixa de se ter água e deixa de se ter etilenoglicol. Passa-se a ter uma mistura dos dois. Esta mistura não é um mexido com outro mas é um líquido com propriedades diferentes de qualquer um dos anteriores.
Por isso, na minha opinião é usar a mistura de 50/50. Se queres maior arrefecimento, mete um termostato que abra mais cedo ou um termostato PRT. É esta a minha opinião.
Abraço
João M