Sim eu sei. Não me estava a referir a este tópico.
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Vocês aventuraram-se a experimentar uma coisa que a marca não recomenda, pura e simplesmente. Se calhar um G13 com 50% de diluição faz o mesmo efeito do que G13 puro. As normas não são estabelecidas ao calhas, são feitos testes e mais testes.
Podes estar a deitar dinheiro fora, porque com menos diluição poderias ter a mesma protecção.
Aliás, a nível de capacidade térmica mássica (que é do que se fala aqui) a água tem-na muito elevada, ou seja, necessita de muito calor para aquecer, mas por outro lado também demora muito a arrefecer. Porém quando adicionada a outro solvente como o G12 ou G13, essa capacidade térmica mássica diminui drasticamente, ou seja, necessita de menos tempo para aquecer, e de menos tempo para arrefecer.
Num clima sem temperaturas extremas misturar 20% de G13 era mais que suficiente para assegurar uma adequada protecção quer a nível do ponto de congelamento, quer a nível do ponto de ebulição.
Misturar-se 50% já dá uma enorme margem de segurança, utilizar a 100% acho que nem é preciso comentar, é desperdício.
Mas pronto, se a nível psicológico te sentes mais seguro e tens mais confiança no carro, então continua a usar. O efeito placebo é muito importante nestas questões mecânicas.