Luz motor acesa

Boas,

De há uns tempos a esta parte que a luz de aviso do motor se acende de vez em quando, só que tem sido algo esporádico, tipo 2 ou 3 dias acende e depois é capaz de ficar mais de uma semana, ou duas, ou três, apagada. Tanto assim é que entretanto já fiz uma revisão na Audi e nenhum problema foi detectado.

No entanto tenho vindo a notar, e cada dia mais, que o carro já não tem a força que tinha há uns tempos atrás. Dantes por exemplo, em 6ª e a subir o carro acelerava como se não houvesse amanhã mas hoje está muito longe disso. Pode ser impressão minha mas sinto que o carro perdeu bastante potência. Comporta-se como se tivesse menos de 200CV. Entretanto tenho lido que existem muitos problemas ao nível dos injectores com os novos motores TDi e que um dos sintomas principais é precisamente a quebra de potência. Pode não ter nada a ver com o meu caso mas fiquei a pensar...

Assim pergunto: esta luz que se acende poderá estar relacionada com um problema semelhante responsável pela "aparente" quebra de potência? E pergunto mais: se assim fosse não deveria haveria um outro sinal de alarme no computador de bordo? E é normal que a luz de aviso se apague inopinadamente?
 
Vim agora da Audi onde me fizeram o diagnóstico e as notícias são preocupantes. Sensor (de temperatura) do catalisador. Segundo o chefe da oficina poderá ser "o catalisador a desfazer-se". :eek: Se assim for e, segundo ele é "complicado e dispendioso".

Algumas dúvidas me assaltam o espírito. Nomeadamente e uma vez que o meu sistema de escape foi todo alterado tenho dúvidas se ainda tenho o(s) catalisador(es) orinal(ais). Aliás nem sei se tenho um ou dois. :oops:

Em segundo lugar é lícito que uma avaria qualquer que ela seja, ao nível do catalisador possa ser responsável por um tão significativo e aparente decréscimo de potência?

Em último lugar o que é que eu posso/devo fazer para reparar a situação da forma o mais económica possível mas sem compromissos de qualidade e fiabilidade? E já agora o que mais poderá ser para que o sensor dê erro?
 
Boas podes tentar tirar os catalizadores e ver qual o estado deles e pores uns da concorrencia visto que tambem tens a bomba de dirrecçao meia avariada e a tua embreagem tambem ja nao esta no melhor estado
 
Boas philze,

Não sabia que havia catalisadores da concorrência...
Mas o que é que a bomba da direcção e a embraiagem têm a ver com o catalisador? :S
E além disso porque é que dizes que a minha embraiagem já não está no melhor estado?
 
Bom, espero que saibas tudo sobre o modelo em si e não sobre o "meu" carro em particular.

Em todo o caso continuam por responder a maioria das minhas questões. Onde é que andam os especialistas??
 
A minha opinião é retirar o catalisador fora... Assim deixa de dar chatisse e sem catalisador, o turbo ganha mais saude, pois os gases de escape saem mais livremente e com isso o turbo não vai aquecer tanto... É algo deste genero, mas não sou perito! Digo isto por aquilo que tenho ouvido por outros foruns... Mas se optares por fazer isso, não o podes fazer na audi, mas sim em casas que façam repros e outros tipos de trabalhos...

Boa sorte com essa avaria...
 
cochinada disse:
Bom, espero que saibas tudo sobre o modelo em si e não sobre o "meu" carro em particular.

Em todo o caso continuam por responder a maioria das minhas questões. Onde é que andam os especialistas??

bem....não sou especialista mas escapes é uma das minhas areas.......se quizeres andar com o carro legal consegues um catalizador de concorrência barato exemplo ceramico para +- 100 euros e metalico para +- 100 a 140 euros.......metálico e cerâmico é de que são feitos os interiores dos catalizadores juntamente com metais preciosos como ratio e platina,que com o uso partem ou entopem e levam a sintomas como quebra de potencia....enão fazes como toda a gente :D tem um catalizador para montar para a inspecção e depois tiras para não estragar.........perda de potencia num disel normalmente tem haver com turbo ou injecção de combustivel........vê estas opçoes para começar......espero ter ajudado :D
 
Obrigado pelas dicas pessoal mas só uma rectificação: o meu carro não é diesel mas sim a gasolina (S4).

Um colega meu falou-me num processo penso que "pirólise" que, pelo que percebi, serve para limpar o catalizador levando-o bem como todo o sistema de escape ao rubro. É assim?

Eu não quero andar ilegal pelo que a hipótese de retirar o catalisador não se põe para mim. Esse meu colega falou-me que o tempo de vida de um catalisador típico andará na casa dos 80.000km. Achei estranho pois no meu carro anterior (honda civic VTi) fiz cerca de 200.000 sem problemas...

Já agora quanto custam os catalisadores (são dois?) na Audi para o meu carro (modelo S4 B5 2001)? E o que é que é feito na oficina? Desmontagem e verificação visual? Fazem pirólise? philze... talvez me possas dizer?
 
Ups, pensei que fosse um diesel!!

Quanto à pirolise a única coisa que sei é aquilo que vejo no anuncio de tv a limpar um forno... :lol:

abraço e boa resolução....
 
cochinada disse:
Obrigado pelas dicas pessoal mas só uma rectificação: o meu carro não é diesel mas sim a gasolina (S4).

Um colega meu falou-me num processo penso que "pirólise" que, pelo que percebi, serve para limpar o catalizador levando-o bem como todo o sistema de escape ao rubro. É assim?

Eu não quero andar ilegal pelo que a hipótese de retirar o catalisador não se põe para mim. Esse meu colega falou-me que o tempo de vida de um catalisador típico andará na casa dos 80.000km. Achei estranho pois no meu carro anterior (honda civic VTi) fiz cerca de 200.000 sem problemas...

Já agora quanto custam os catalisadores (são dois?) na Audi para o meu carro (modelo S4 B5 2001)? E o que é que é feito na oficina? Desmontagem e verificação visual? Fazem pirólise? philze... talvez me possas dizer?

boas....eu tambem tenho um s4 mas o modelo com motor AAN ou seja um audi 100 s4 c4.....neste momento tambem lhe vou mudar um dos cat´s pois esta partido...acontece pois nos carros a gasolina basta o carro não andar afinado para o cat partir (por causa da gasolina que não queimou....ou seja rater)...quanto aos sintomas que falou pode ser mesmo cat partido....para ver basta bater com a mao no cat e ver se o interior esta solto......pode tambem acontecer já não ter interior mas nesse caso já não dava o sintoma de entupido....quanto aos kml de duraçao dum cat não existe norma....as vezes é uma questão de sorte :D se estou em erro...os cat´s originais rondam os 800 euros cada um + iva.. :eek:..FONIX......mas se quizer de-me mais pormenores pode ser que se arranje a fazer uma aplicação.....pois é o que eu vou fazer no meu.....no meu caso fica +- por 160 ou talvez menos.......
abraço......e prego a fundo
 
isso a mim parece-me a sonda lambda a sua troca deve resolver o teu problema de perda de potencia e apaga essa luz ;)
 
paulobessa disse:
...quanto aos sintomas que falou pode ser mesmo cat partido....para ver basta bater com a mao no cat e ver se o interior esta solto......
Ok, vou ver se arranjo maneira de fazer esse teste.

paulobessa disse:
se estou em erro...os cat´s originais rondam os 800 euros cada um + iva.. :eek:..FONIX......
:eek: :eek: :eek: cada um??? E eu tenho dois?
Bem, depois de resolveres o teu problema conta como foi... eu depois de saber exactamente qual o problema, se for realmente dos catalisadores dou-te então mais pormenores. Obrigado. ;)

Mestre rafael disse:
isso a mim parece-me a sonda lambda a sua troca deve resolver o teu problema de perda de potencia e apaga essa luz ;)
Desculpem a minha ignorância mas concretamente o que é a sonda lambda? E é coisa para custar quanto?
 
Mestre rafael disse:
isso a mim parece-me a sonda lambda a sua troca deve resolver o teu problema de perda de potencia e apaga essa luz ;)
sim tambem tem razão pode ser a sonda......como pode ser cabos de velas.......enfim pode ser tanta coisa que nem é bom lembrar...........a sonda lambada tambem conhecida por censor de oxigénio e tambem conhecido por censor EGO e serve para medir a quantidade de oxigenio nos gases de escape e dessa forma dá a informação á centralina para injectar + ou - combustivel....a base é esta!!!!! :D.....posso dizer que no audi anterior a este uma audi 80 avant 1.6 a gasolina em 2 anos meti 2 soldas :eek: embora á quem as tente limpar mas acho que pouco resulta.......... quanto ao preço uma sonda depende de quantos fios for e modelo ou marca custa a partir de 75 euros mais ou menos ........ e tambem é um dos produtos com que eu lido diarimente......embora seja para modelos mais modestos....mas não quer dizer que não se arranje para "grandes maquinas" :twisted: como é o caso dos nossos S4 :D
 
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