Manómetro de pressão do turbo em Audi TT Quattro 99

Boa tarde pessoal,
aqui á dias adquiri um manómetro para medição da pressão do turbo.
Após fazer umas pesquisas na net vi que o pessoal costuma ligar o tubo do manómetro a um dos tubos de vácuo que ligam no colector da admissão, utilizando um "T".
Um amigo meu que percebe bastante de mecânica disse-me para procurar o sensor de pressão que liga através de um tubo ao bucal da wastegate e aí meter o "T" para fazer a medição do turbo aí...
Ora se na wastegate não passa fluxo de ar comprimido saído do turbo, que leitura vou fazer com o manómetro?
A wastegate é uma válvula que abre ligeiramente quando a pressão dos gases de escape é mais elevada do que a wastegate está regulada, e serve para fazer um bypass dos gases á turbina para o turbo não continuar a aumentar a rotação por aí fora certo?

Obrigado pela ajuda!
Cumprimentos.

Pedro Madeira
 
melhor sitio é mesmo ligares onde normalmente se liga, que é no tubinho que liga ao colector de admissão, e valvula de pressão do combustivel ;)
 
Boas, sim foi aí que liguei mas o manómetro está quase sempre a indicar vácuo e só chega a 1 Bar de pico quando piso a fundo... Achei estranha esta medição! É normal ter 1 bar de pico por volta das 3000 RPM e depois voltar a cair para cerca de 0 Bar? Reparei nisto quando pisei a fundo uma terceira e experimentei várias vezes.

Já agora, alguém me sabe dizer qual é o modelo deste turbo e qual é a pressão que é suposto fazer?

Cumps
 
Boas, sim foi aí que liguei mas o manómetro está quase sempre a indicar vácuo e só chega a 1 Bar de pico quando piso a fundo... Achei estranha esta medição! É normal ter 1 bar de pico por volta das 3000 RPM e depois voltar a cair para cerca de 0 Bar? Reparei nisto quando pisei a fundo uma terceira e experimentei várias vezes.

Já agora, alguém me sabe dizer qual é o modelo deste turbo e qual é a pressão que é suposto fazer?

Cumps
1 bar deve ser o normal, as 5mil rpm quantos bares te faz?
se o teu motor for o de 225cv o turbo é o k04, se for o de 180 é o k03
 
Boas vick_79, obrigado pela tua resposta visto seres o único a tentar dar uma orientaçãozita!
O meu motor é o APX, versão de 225cv e tracção ás 4 rodas.

Então este turbo só faz 1 bar? Tão pouco?
Ás 5 mil rpm não sei quantas rotações faz porque não reparei, mas sei que aí ás 3 mil rpm tem um pico de 1.1 ou 1.2 bar quando faço uma aceleração contínua e a fundo numa segunda ou terceira... Também tenho o manómetro de pressão ligado ao tubo da válvula reguladora de combustível, não sei se será o sítio mais adequado para montar, estava a pensar em ligar o tubo do manómetro o mais próximo possível da saída de ar do turbo, o que achas?
Por último, qual é a pressão que é suposto o turbo fazer ás 5 mil rpm?

cumprimentos e obrigado
 
Boas vick_79, obrigado pela tua resposta visto seres o único a tentar dar uma orientaçãozita!
O meu motor é o APX, versão de 225cv e tracção ás 4 rodas.

Então este turbo só faz 1 bar? Tão pouco?
Ás 5 mil rpm não sei quantas rotações faz porque não reparei, mas sei que aí ás 3 mil rpm tem um pico de 1.1 ou 1.2 bar quando faço uma aceleração contínua e a fundo numa segunda ou terceira... Também tenho o manómetro de pressão ligado ao tubo da válvula reguladora de combustível, não sei se será o sítio mais adequado para montar, estava a pensar em ligar o tubo do manómetro o mais próximo possível da saída de ar do turbo, o que achas?
Por último, qual é a pressão que é suposto o turbo fazer ás 5 mil rpm?

cumprimentos e obrigado
sinceramente axo que ai é o sitio adequado para ligares o manometro(onde o tens ligado de momento), axas pouca pressão? o meu apenas faz 0.5 ;)
as 5mil rpm axo que é suposto fazer a pressão maxima, mas sinceramente axo que ñ faras mais que 1.2 como dizes ja ters feito, mas é uma questão de experimentares ;)
 
Last edited:
Ao relanti marca -0.6 bar... Vácuo portanto...

Epá agora andava aqui a fazer uma pesquisa no fórum e assustei-me um bocado... Hoje á tarde tive a tirar a tubagem de saída de ar do turbo e com a tubagem tirada meti o carro a trabalhar para ver se ouvia algum ruído estranho por parte do turbo e reparei que tinha a luz do controle de tracção acesa no quadrante e carregando no botão ESP não desligava... Isto é normal?

cumps.
 
LOL vocês dão-se bem eheh! Vai uma mini? :)

Uma pergunta, este turbo, k04, é de geometria variável certo? É que quando troco as mudanças oiço uma descompressão e deduzo que seja daí! Ou este motor tem uma dump valve?

cumps
 
Back
Top