Multa falta de seguro, num carro que está em casa

Estou escandalizado.
Mas até entendo a lógica da lei.
Pelos infratores, criminosos, ou pessoas que nunca poderão pagar a divida, tem de haver um responsável capaz de pagar, para proteger os mais fracos (vitimas).
Não é justo de facto, se o carro está em local fechado e nunca na rua. Mas entendo o sistema querer a todo o custo proteger vitimas de alguma forma.

Questiono-me agora com isto, as cartas seguradas, em que (pelo menos antigamente) havia 2 carros numa casa. O dono tinha seguro de carta e andava em qualquer um, ser ter seguro de carro. Assim faziam os vendedores de stands tambem. Será que agora todos os stands tem os carros segurados? Boa pergunta.
Não faço ideia de como está descrito na lei.
 
No passado haviam instruções que o seguro era obrigatório apenas na via pública.
Já houve acórdão de Juiz da Relação a dizer que, só há infração, se o veículo circular. Porém, um acórdão, não faz Lei.
Não tem nada a ver com furtos nem roubos nem nada do género.
Está aí um caso bicudo.
Se o agente viu o veículo a circular, nem que seja 1 metro ou se há testemunhas idóneas, não há como fugir a isso.
Se o agente apenas viu o veículo estacionado, pode recorrer com base nesse Acórdão, mas as hipóteses de ganhar são poucas, é preciso apanhar um Juiz que pense da mesma forma. E o dinheiro que iria gastar nessa defesa, dava para pagar 2 coimas.
 
Eu nao sei o que fazer.. A circular nao viu de certeza.
Senao teria sido interpelado nem que eu andasse um metro.
Pode, admito, te-lo visto estacionado, junto a minha casa, por azar dos azares.
Mas tambem, foram-se dar ao trabalho, ao passar em minha casa, de ir la ver o carro? Inspeciona-lo, ver os selos? Um carro que esta devidamente estacionado? Ou pior, se tava dentro de minha casa, deram-se ao trabalho de espreitar la para dentro a ver que carros estavam la e a verificar as matriculas?!
Na carta só refere uma testemunha, o proprio agente. Nao indica mais nada alem da matricula, modelo do meu carro, e a minha rua.
Outra coisa que pergunto, se foram ver o selo do seguro, nao deviam ter-me mandado uma carta a pedir-me a documentacao do seguro? E depois sim autuar-me? Eu sei que nao tinha seguro a data mas como podem aferir e autuar-me sem mais dados? É assim que funciona? Passam pela minha casa, espreitam pelo portao ou inspecionam os carros que estao, repito, bem estacionados, sem incomodar ninguem e toca a multar, sem perguntas sem nada?
O carro tem inspeção, apenas tem a pintura mal tratada (verniz estalado), eu tou revoltadissimo a serio. 500 euros? Quase um ordenado minimo? Por um carro parado em minha casa? Com inspecao feita e iuc pago? Sem circular? Nem bateria nem gasolina tinha!
Que cidadaos protegem? Para que serve o FGA?? Eu ter seguro vai impedir um ladrao de entrar em minha casa, ou num stand de automoveis e roubar um carro?? Isto so protege as seguradoras, nao protege cidadaos nenhuns!
 
Eu acho mais provável estar estacionado na rua e alguém ter feito uma denúncia.
E se saiste da garagem para estacionar na rua tiveste que circular na via pública.

A nível legal é um caso bicudo.

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk
 
Eu nao sei o que fazer.. A circular nao viu de certeza.
Senao teria sido interpelado nem que eu andasse um metro.
Pode, admito, te-lo visto estacionado, junto a minha casa, por azar dos azares.
Mas tambem, foram-se dar ao trabalho, ao passar em minha casa, de ir la ver o carro? Inspeciona-lo, ver os selos? Um carro que esta devidamente estacionado? Ou pior, se tava dentro de minha casa, deram-se ao trabalho de espreitar la para dentro a ver que carros estavam la e a verificar as matriculas?!
Na carta só refere uma testemunha, o proprio agente. Nao indica mais nada alem da matricula, modelo do meu carro, e a minha rua.
Outra coisa que pergunto, se foram ver o selo do seguro, nao deviam ter-me mandado uma carta a pedir-me a documentacao do seguro? E depois sim autuar-me? Eu sei que nao tinha seguro a data mas como podem aferir e autuar-me sem mais dados? É assim que funciona? Passam pela minha casa, espreitam pelo portao ou inspecionam os carros que estao, repito, bem estacionados, sem incomodar ninguem e toca a multar, sem perguntas sem nada?
O carro tem inspeção, apenas tem a pintura mal tratada (verniz estalado), eu tou revoltadissimo a serio. 500 euros? Quase um ordenado minimo? Por um carro parado em minha casa? Com inspecao feita e iuc pago? Sem circular? Nem bateria nem gasolina tinha!
Que cidadaos protegem? Para que serve o FGA?? Eu ter seguro vai impedir um ladrao de entrar em minha casa, ou num stand de automoveis e roubar um carro?? Isto so protege as seguradoras, nao protege cidadaos nenhuns!
Há base de dados, práticamente em tempo real para verificar se um veículo tem seguro. No teu caso, era fácil, pois na BD diz lá qual o histórico das apólices e basta a que tens lá no selo dizer "caducada"/"anulada", etc.
Nessa situação, vou mais por ter havido uma denuncia quanto a isso. Ou então a Polícia ter verificado nessa rua alguma infração de estacionamento de estacionamento outro de veículo e, por uma questão de equidade, fiscalizou o resto da rua e, por azar, encontrou o teu sem seguro seguro e eles nem sequer iam à procura disso. Acontece muito.
 
Last edited:
E agora o que acham melhor eu fazer? Devo contestar? Terei alguma hipotese de me "safar" contestando? Ou assumir logo e tentar minimizar os estragos, pedindo por exemplo para pagar a coima em prestações?
 
E agora o que acham melhor eu fazer? Devo contestar? Terei alguma hipotese de me "safar" contestando? Ou assumir logo e tentar minimizar os estragos, pedindo por exemplo para pagar a coima em prestações?
As hipóteses de ganhares são poucas. Repara, é que não é a questão do teu carro ter seguro ou não. É a questão de ter sido visto na rua, ou em casa, iu a circular, ou parado... É uma zona muito cinzenta na lei, onde existem várias decisões jurídicas diferentes. Podes recorrer, mas aí os 500€ podem passar a um valor superior até ao máxi.o de 2500€ mais despesas administrativas.
Prestações podes pedir, essa valor já permite isso.
Mas atenção que isso é uma contraordenação grave, pode ser aplicada inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano. Começa-te já a mexer. Vai fazer seguro ao carro, faz o requerimento do pagamento a prestações e faz uma cartinha ao Presidente da ANSR a dizer que a tua infração é pouco censurável, que só tiraste o carro da garagem para a porta de casa, que o carro está parado e pede a suspensão da sanção acessória.
 
As hipóteses de ganhares são poucas. Repara, é que não é a questão do teu carro ter seguro ou não. É a questão de ter sido visto na rua, ou em casa, iu a circular, ou parado... É uma zona muito cinzenta na lei, onde existem várias decisões jurídicas diferentes. Podes recorrer, mas aí os 500€ podem passar a um valor superior até ao máxi.o de 2500€ mais despesas administrativas.
Prestações podes pedir, essa valor já permite isso.
Mas atenção que isso é uma contraordenação grave, pode ser aplicada inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano. Começa-te já a mexer. Vai fazer seguro ao carro, faz o requerimento do pagamento a prestações e faz uma cartinha ao Presidente da ANSR a dizer que a tua infração é pouco censurável, que só tiraste o carro da garagem para a porta de casa, que o carro está parado e pede a suspensão da sanção acessória.

Pois, era isso que queria saber, se tentar recorrer compensa. Nao compensa o risco.
Já fiz seguro ao carro, a partir de hoje está em vigor.
Isso da suspensao da carta é que me está a preocupar mais, já tive duas multas por ir ao tlm e andar sem cinto e essa suspensao acessoria ainda nao chegou.
Vou tratar de enviar a carta sim, obrigado pelas dicas!
 
@Black Drako ao telemóvel e sem cinto???? lolol isso são 3 multas graves :D não sei se a do seguro também conta como grave ou não porque não estavas a conduzir a viatura...
São menos 6 pontos nas 3 primeiras e mínimo um mês sem carta para cada uma, a tua sorte pode passar pelos atrasos que eles têm e pelo fato de analisarem uma a uma e não as 3 juntas :D

regista-te neste site e vê como estão os teus processos...

https://portalcontraordenacoes.ansr.pt/_layouts/Pages/RegistoUtilizador.aspx
 
@Black Drako ao telemóvel e sem cinto???? lolol isso são 3 multas graves :D não sei se a do seguro também conta como grave ou não porque não estavas a conduzir a viatura...
São menos 6 pontos nas 3 primeiras e mínimo um mês sem carta para cada uma, a tua sorte pode passar pelos atrasos que eles têm e pelo fato de analisarem uma a uma e não as 3 juntas :D

regista-te neste site e vê como estão os teus processos...

https://portalcontraordenacoes.ansr.pt/_layouts/Pages/RegistoUtilizador.aspx

Em minha defesa devo dizer que o meu Toyota nao tem aviso sonoro da falts de cinto..
Em relacao ao tlm tenho a dizer que a culpa é da minhas pobres escolhas em autorradios sem bluetooth..
Em relacao ao seguro do Polo, ja ta feito o seguro, e agora vou andar ai a meter nojo com o carro para tras a para a frente..


:D


Enfim.. Agora mais a serio.
Preocupa-me ficar com a carta suspensa.. Preciso do carro para ir trabalhar todos os dias :(
 
Fdxxx desculpas de merda lol :D

O que é que a tua patroa tem a dizer dessas tuas desculpas ? :D

mesmo que fique suspensa vai ser aos poucos lol e podes sempre pedir para não suspenderem porque precisas do carro para trabalho... é tranquilo tem calma... mas para de fazer merda fdxxx ganha juízo lol :D :p
 
Estou escandalizado.
Mas até entendo a lógica da lei.
Pelos infratores, criminosos, ou pessoas que nunca poderão pagar a divida, tem de haver um responsável capaz de pagar, para proteger os mais fracos (vitimas).
Não é justo de facto, se o carro está em local fechado e nunca na rua. Mas entendo o sistema querer a todo o custo proteger vitimas de alguma forma.

Questiono-me agora com isto, as cartas seguradas, em que (pelo menos antigamente) havia 2 carros numa casa. O dono tinha seguro de carta e andava em qualquer um, ser ter seguro de carro. Assim faziam os vendedores de stands tambem. Será que agora todos os stands tem os carros segurados? Boa pergunta.
Não faço ideia de como está descrito na lei.
O seguro de carta não é para particulares. É para profissionais do ramo automóvel. Stands, oficinas, etc. E só serve para o exercício de funções.
Mais, o seguro de carta apenas é um complemento ao seguro do carro.
 
Back
Top