o que será? terei que abrir o motor??

boas noites!
vou tentar resumir todas estas possiveis dores de cabeça :( e ser o mais explicito possivel, já que sou um pouco batata em mecanica.
tenho alguns sintomas no bolide nos quais me deixam bastante apreensivo , reparei já algum tempo atrás que sempre que ligo a maquina de manha sai um pouco de fumo branco , o qual nao é nada expesso apenas se consegue ver com alguma atençao um pouco de fumo esbranquiçado , (mais tarde coloco video se der para ver o tal fumo já que é pouco) verifiquei oleo ,agua do liquido refrigeraçao e está tudo ok, nao senti qualquer quebra na performance do argolas , apenas a juntar tudo isto reparei que já é para ai a 2 vez que depois de puxar algum tempo com ele ( em cidade e AE ) que a temperatura atingiu os 100 e por consequencia disparou as ventoinhas no qual baixou para os 85 mais ou menos ,é verdade tambem que o ponteiro da temperatura oscila um pouco,tipo (quando acelero ele começa a subir e se deixar de acelarar ele baixa) talvez seja termostato.... a juntar todos estes sintomas reparo tbem que o motor está com um trabalhar diferente , umas vezes quando a temperatura tá mais baixa ou dias de xuval.. lol... tem um trabalhar esquesito ( passo a mostrar nos videos que fiz para ajudar )
o maquina é um 80 1.9tdi 90cv já com uma repro soft. ;)

conclusao , será grave ?
terei que abrir o motor?
sera touches?

todas as ajudas sao bem vindas dos entendidos e dos menos entendidos...
estou preocupado porque já tem 280mil e realmente sempre desejei ter este exemplar mas nao pretendo estourar euros atras de euros devido a idade da maquina e realmente com estes sintomas todos estou um pouco assustado)


(deixo aqui os dois videos , um com o trabalhar normal , penso eu ... e o outro com trabalhar que até assusta... :evil:)

obrigado e um abraço,( desculpem lá o testamento)
Seabra
[ftp][/ftp]
http://br.video.yahoo.com/watch/5602119/14704284


[ftp][ http://br.video.yahoo.com/watch/5602097/14704247/ftp]
 
nao me parece k haja algo de errado com o motor. o trabalhar parece normal dos 2 videos.

o barulho extra que se ouve no 2º vídeo parece ser externo.polie do alternador, uma correia, um dos rolamentos da distribuiçao ou tensor.... nao parece ser do motor em si, se é que me faço entender..

mas isto é so a minha opiniao..vale o que vale..
 
nao entendo nada de mecanica.. mas percebi perfeitamente o que acabaste de explicar. é uma possibilidade .
e a temperatura ter chegado aos 100, sera normal?

obrigado pela dica.
 
seabra disse:
nao entendo nada de mecanica.. mas percebi perfeitamente o que acabaste de explicar. é uma possibilidade .
e a temperatura ter chegado aos 100, sera normal?

obrigado pela dica.


isso é k nunca deve acontecer. para isso é que existe o termostato e as ventoinhas...
se aconteceu nao devia.podes queimar a junta da colaça com essas coisas..

ja´ligaste o vag-com a ver se existe algum erro associado a isso??
 
o ponteiro da temperatura baixa e sobe mediante o pé. mas será que tem alguma coisa haver com o termostato ? ( a ventoinha já reparei que dispara) nao sera´efeitos da repro?
infelizmente nao tenho vag..
 
PEREIRA disse:


isso é k nunca deve acontecer. para isso é que existe o termostato e as ventoinhas...
se aconteceu nao devia.podes queimar a junta da colaça com essas coisas..

ja´ligaste o vag-com a ver se existe algum erro associado a isso??

x2!

como o pereira disse e concordo também no 2º vídeo o trabalhar esta normal pode mesmo ser é correia ou algum rolamentos! eu vou para isso mas também não sei!
 
seabra disse:
o ponteiro da temperatura baixa e sobe mediante o pé. mas será que tem alguma coisa haver com o termostato ? ( a ventoinha já reparei que dispara) nao sera´efeitos da repro?
infelizmente nao tenho vag..

o ideal era ligares ao vag com para tirar as duvidas! ;)
 
mas o termostato terá influencia na elevada temperatura?

desde já agradeço todas as respostas e a prontidao das mesmas.
abraço
 
seabra disse:
mas o termostato terá influencia na elevada temperatura?

desde já agradeço todas as respostas e a prontidao das mesmas.
abraço

o carro para aquecer, demora mais que o normal? se demora pode ser termostacto
se não, pode ser o valvula de temperatura
 
pelo que vejo isso da temperatura parece-me ser o próprio quadrante ou o sensor da temperatura a dar um valor incorrecto porque se dispara a ventoinha....mas nao sei isto é so uma opiniao....o barulho é claramente uma correia, um tensor, a bomba de água....uma coisa dessas porque o barulho do motor ta normal....quer dizer, umas touches novas atenuava um bocado o ruido.....mas nao é obrigatorio.


isto é so a minha opiniao....
cumps
 
Lito disse:
pelo que vejo isso da temperatura parece-me ser o próprio quadrante ou o sensor da temperatura a dar um valor incorrecto porque se dispara a ventoinha....mas nao sei isto é so uma opiniao....o barulho é claramente uma correia, um tensor, a bomba de água....uma coisa dessas porque o barulho do motor ta normal....quer dizer, umas touches novas atenuava um bocado o ruido.....mas nao é obrigatorio.


isto é so a minha opiniao....
cumps

X2
Mas se a temperatura sobe e se não acende a luz da temperatura não ha risco nenhum penso eu...mas tens que ver isso ;) ;) ;)
 
AUDIMANÍACO disse:
Há spray´s próprios que atenuam escondem :x esses barulhos. Pergunta a qualquer mecânico que ele faz-te isso ;)

nada aconselhado. isso é bom porque o cliente fica satisfeito e quando der por isso a peça em questao berra de vezz..
 
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