O topico da binhaça!! (Enologia)

Por falar em vinhaça...

Há algum tópico onde se vá votar na marca de cerveja preferida?

Se não houver, vamos a isso, mas não é só com Super Bock ou Sagres. Botem também as outras marcas :D

:D
 
Dos que me lembro mais são:
:arrow: Quinta de Cabriz - tinto
:arrow: Dom Fradique - tinto
:arrow: gazela

Na zona do Dão (Nelas por ex.) tem lá bons vinhos, só que as vezes depois de berber uns copos esqueço-me do nome deles :lol: ...então no fim de almoçar/jantar.... parece que as letras mexem... sei lá :D
Boas provas ;)
cumps
 
E ninguém bebe maduro tinto? S. Marta de Penaguião aprova e muito... mas ao contrário da tradição, pa cair bem tem de estar um pouco fresco e depois é que escorrega bem.
 
vou fazer diferente, vou ver o que tenho ali para abrir e experimentar, pois não conheço.
depois de beber digo se vale a pena ou não :p

FARIZOA - companhia das quintas- alentejo - tinto

PATAMEIRAS - reserva 2007 - alentejo - tinto

CASA ANTIGA -reserva 2007 - douro - tinto

se conheçerem digam qq coisa
 
O vinho (do grego antigo ονος, transl. oínos, através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira") é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.
A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes. Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas, que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo Vinho-de-maça) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.
O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos actuais territórios da Geórgia ou do Irão. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas actuais Bulgária ou Grécia e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dionísio e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimónias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.


Agora que descobri isto, vou começar a largar uma boas postas de uns grandes "vinhaços".. :D
De preferência Alentejanos e Península de Setúbal....
Cumps.
 
Alguns que me lembro agora:

Tintos:

-Duas quintas
-Quinta das Hidrângeas
-Quinta do Crasto Reserva
-Dom Rafael Mouchão
-Malhadinha
-Gloria reserva

Brancos:

-Esporão Reserva
-Monte da Peceguina
-Quinta de Cidrô
-Muros de Melgaço
 
Para mim tintos na ordem do 5/6€ que são 5*:

-Lusitano
-Cartuxa
-EA (Eugénio de Almeida, é como o Cartuxa mas mais em conta€€ )
 
Last edited:
Back
Top