Estamos todos aqui a bater no ceguinho
Não vamos confundir os centros com os pernos.. Para tentar esclarecer o que já ficou esclarecido, os centros no próprio cubo servem precisamente para a jante ficar centrada e os parafusos servem apenas para apertar a jante contra o cubo. O facto de os pernos terem a cabeça cónica, é apenas uma ajuda à centragem mas o próprio centro é que tem essa função.... Quando se metem alargadores de 5mm por exemplo (Norauto), o centro é demasiado largo e não entra justo.. Deve-se fazer um centro com menos de 5mm que entre no alargador e tenha o diâmetro do furo exactamente igual ao centro do cubo do carro.. Só dessa forma vamos centrar o alargador convenientemente.... O facto de ele ficar descentrado é que causa vibração a alta velocidade porque há precisamente um descalibramento de peso face ao eixo...
Alargadores acima dessas medidas, já trazem centro próprio e ao serem de uma boa marca, podem contar que à partida vêm calibrados... Ou seja, se o alargador centra no centro do cubo e se a jante centra no centro do alargardor, não há hipótese de ficaram desalinhados. Os pernos mais uma vez vão fixar tudo muito bem. Certifiquem-se que as vossas jantes (não originais) têm sempre os respectivos centros para conseguirem uma centragem perfeita:
O Pc_WinBoard disse ao bocado que até as jantes traseiras têm folga no cubo e tal.. Se assim é, ou não tem o centro indicado ou o próprio cubo tem desgaste.. As jantes têm que entrar justas.. Se estiverem também demasiado justas, depois não as tiras com o tempo e a sujidade.. Nem 8 nem 80
Confirmem sempre o ET das vossas jantes.. Esta semana andei a trabalhar numa A4 B7 de Valongo de um amigo meu.. Entre outro material, montei-lhe umas Eibach ProKit e depois sugeri alargadores.. Sem confirmar o ET das jantes, mandei vir alargadores de 20mm para trás na ideia que as jantes tinham o ET original.. Pelos vistos eram do A5 com ET32.. As jantes saem um pouco fora da carroçaria e lá tive que optar pelos de 16mm por isso confirmem sempre..
Alargadores que apertam ao cubo e depois à roda, não são maus de todo.. A nivel de montagem, dá mais jeito pois não precisamos de procurar a furação mas é mais peso no alargador... Por outro lado, só aconselho acima de 20mm para termos uma espessura consideravelmente segura para apertar os pernos...
Muito resumidamente, façam as coisas em condições e não terão problemas com vibrações, etc etc... Se montarem alargadores à sucateiro, é para esquecer e vão sempre ficar com ideia que tiram velocidade, vibram, saem fora com o andamento, etc....
Não vamos confundir os centros com os pernos.. Para tentar esclarecer o que já ficou esclarecido, os centros no próprio cubo servem precisamente para a jante ficar centrada e os parafusos servem apenas para apertar a jante contra o cubo. O facto de os pernos terem a cabeça cónica, é apenas uma ajuda à centragem mas o próprio centro é que tem essa função.... Quando se metem alargadores de 5mm por exemplo (Norauto), o centro é demasiado largo e não entra justo.. Deve-se fazer um centro com menos de 5mm que entre no alargador e tenha o diâmetro do furo exactamente igual ao centro do cubo do carro.. Só dessa forma vamos centrar o alargador convenientemente.... O facto de ele ficar descentrado é que causa vibração a alta velocidade porque há precisamente um descalibramento de peso face ao eixo...
Alargadores acima dessas medidas, já trazem centro próprio e ao serem de uma boa marca, podem contar que à partida vêm calibrados... Ou seja, se o alargador centra no centro do cubo e se a jante centra no centro do alargardor, não há hipótese de ficaram desalinhados. Os pernos mais uma vez vão fixar tudo muito bem. Certifiquem-se que as vossas jantes (não originais) têm sempre os respectivos centros para conseguirem uma centragem perfeita:
O Pc_WinBoard disse ao bocado que até as jantes traseiras têm folga no cubo e tal.. Se assim é, ou não tem o centro indicado ou o próprio cubo tem desgaste.. As jantes têm que entrar justas.. Se estiverem também demasiado justas, depois não as tiras com o tempo e a sujidade.. Nem 8 nem 80
Confirmem sempre o ET das vossas jantes.. Esta semana andei a trabalhar numa A4 B7 de Valongo de um amigo meu.. Entre outro material, montei-lhe umas Eibach ProKit e depois sugeri alargadores.. Sem confirmar o ET das jantes, mandei vir alargadores de 20mm para trás na ideia que as jantes tinham o ET original.. Pelos vistos eram do A5 com ET32.. As jantes saem um pouco fora da carroçaria e lá tive que optar pelos de 16mm por isso confirmem sempre..
Alargadores que apertam ao cubo e depois à roda, não são maus de todo.. A nivel de montagem, dá mais jeito pois não precisamos de procurar a furação mas é mais peso no alargador... Por outro lado, só aconselho acima de 20mm para termos uma espessura consideravelmente segura para apertar os pernos...
Muito resumidamente, façam as coisas em condições e não terão problemas com vibrações, etc etc... Se montarem alargadores à sucateiro, é para esquecer e vão sempre ficar com ideia que tiram velocidade, vibram, saem fora com o andamento, etc....