Oleo de Motor indicado para os nossos carros

O óleo para o teu motor deverá cumprir, no mínimo, a norma 505.00, como aqui já foi dito pelo ThiagoSS.

Atenção que um óleo com um determinado índice de viscosidade, por ex. 10W40 ou 5W40, não significa que cumpra determinada norma... O importante é sempre a norma.

Quanto ao teu caso em concreto, se o carro "pediu" óleo antes de fazer os 15000Kms e tinha o 10w40, com um 5w40 vai-te pedir mais cedo, ou seja, vais ter que acrescentar mais vezes entre revisões. Claro que isto não é linear, depende do tipo de condução, do desgaste do motor, da própria qualidade do óleo, etc.

O meu carro tem o mesmo motor que o teu e com 240.000Km (reais) apenas lhe meto BP VISCO 7000 SPORT 5W40 e é raro ter que lhe acrescentar entre mudas com a condução normal. Houve uma altura em que, por questões profissionais, tive que me deslocar muito em AE, e aí tinha que acrescentar cerca de 0,5L por volta dos 10.000Km.

Resumindo, no teu caso, até porque não sabes se os kms são reais, acho que mantinha o 10w40 (norma 505.00), mas de uma boa marca.

Espero ter ajudado,

Cumps.

Obrigado pela tua resposta, mas o que estou mais preocupado é eu ter acrescentado, ou seja, misturei o 10 com o 5. Quero é saber se isso é prejudicial...
 
Obrigado pela tua resposta, mas o que estou mais preocupado é eu ter acrescentado, ou seja, misturei o 10 com o 5. Quero é saber se isso é prejudicial...

Não te sei dizer ao certo as consequências disso, mas pelo que sei, é altamente NÃO recomendado misturar óleos de diferentes viscosidades.

Eu no teu lugar trocava isso o quanto antes.
 
Obrigado pela tua resposta, mas o que estou mais preocupado é eu ter acrescentado, ou seja, misturei o 10 com o 5. Quero é saber se isso é prejudicial...
nunca se faz isso, não andes com o carro, e retira todo o oleo e mete o recomendado pela marca..
 
Obrigado pela tua resposta, mas o que estou mais preocupado é eu ter acrescentado, ou seja, misturei o 10 com o 5. Quero é saber se isso é prejudicial...

Se apenas fizeste um atesto do nível mínimo para o nível normal, penso que não terás problemas nenhuns, até porque, em princípio, o óleo 5w40 que colocaste deverá cumprir a norma 505.00.

Até nos novos motores 2.0 tdi FAP a marca refere que pode ser adicionado um pouco (não sei a quantidade máxima) de óleo com a norma inferior, no caso de não haver disponível na altura óleo com a norma correcta.

Não é aconselhável, mas no teu caso e dada a pouca quantidade não me stressava muito...

Cumps.
 
Viva!

Tenho o Audi A4 Avant 1.9TDI de 1999.

Qual devo comprar?

Se for de 110cv AFN, norma VW505.00.

A norma VW505.01 é para motores PD, que penso não terem saído em A4 de 1999.

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Boas,
Deves usar a norma 505.01. Recomendo o BP Visco 7000 5W40 ou o Motul Sytn, são considerados dos melhores óleos para os Audis.
Eu uso o BP, mais fácil de arranjar.

Cuidado que o BP Visco 7000 5W40 não cumpre a norma 505.01, mas sim a 505.00.

Cumps.
 
Se for de 110cv AFN, norma VW505.00.

A norma VW505.01 é para motores PD, que penso não terem saído em A4 de 1999.

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Cuidado que o BP Visco 7000 5W40 não cumpre a norma 505.01, mas sim a 505.00.

Cumps.

Que no meu caso serve, mas o Motul tem 505.01, mas mais caro e complicado de arranjar.
 
a Motul tem mesmo a linha " Specific 505 01 502 00 505 00, Specific 504 00 507 00 5W30, Specific 506 01 506 00 503 00 0W30, etc depois tem os serie 8100 X-clean 5W40 que é o que vou uzar no meu PD awx
abç
 
Boa Tarde.
Recentemente fiz a revisão ao meu A3 2.0 TDI.

Fui comprar tudo à audi, neste caso aqui na suíça é na AMAG.

O Óleo que me deram foi este, dizem que é o indicado.

5W-40

IMG_0371_zps8126f65e.jpg


IMG_0370_zps35c19269.jpg
 
Foi o que me deram na Audi, perante o librete do carro e os registos anteriores.
Lembra-te que estou num país diferente de portugal em relação a temperaturas.

o 5W-30 é longe life, por isso "deu-me" 5W-40
 
Foi o que me deram na Audi, perante o librete do carro e os registos anteriores.
Lembra-te que estou num país diferente de portugal em relação a temperaturas.

o 5W-30 é longe life, por isso "deu-me" 5W-40

O problema desse óleo não é a viscosidade, a viscosidade está adequada para o teu carro e para o clima aonde estás, o problema é que ele não cumpre a norma VW requerida pelo teu motor.
 
O problema desse óleo não é a viscosidade, a viscosidade está adequada para o teu carro e para o clima aonde estás, o problema é que ele não cumpre a norma VW requerida pelo teu motor.

X2

Abre o capot e procura o autocolante (se ainda lá estiver claro) com a norma do óleo para o teu motor.

Outra alternativa é no livro de manutenção.

Esse que compraste não é de certeza...faz um favor a ti próprio...retira-o rapidamente.

Para o teu carro será:

Com FAP -> VW 507.00 (PD ou CR - Long-life)
Sem FAP -> VW 506.01 (PD - Long-life)

Cumps.
 
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