O óleo para o teu motor deverá cumprir, no mínimo, a norma 505.00, como aqui já foi dito pelo ThiagoSS.
Atenção que um óleo com um determinado índice de viscosidade, por ex. 10W40 ou 5W40, não significa que cumpra determinada norma... O importante é sempre a norma.
Quanto ao teu caso em concreto, se o carro "pediu" óleo antes de fazer os 15000Kms e tinha o 10w40, com um 5w40 vai-te pedir mais cedo, ou seja, vais ter que acrescentar mais vezes entre revisões. Claro que isto não é linear, depende do tipo de condução, do desgaste do motor, da própria qualidade do óleo, etc.
O meu carro tem o mesmo motor que o teu e com 240.000Km (reais) apenas lhe meto BP VISCO 7000 SPORT 5W40 e é raro ter que lhe acrescentar entre mudas com a condução normal. Houve uma altura em que, por questões profissionais, tive que me deslocar muito em AE, e aí tinha que acrescentar cerca de 0,5L por volta dos 10.000Km.
Resumindo, no teu caso, até porque não sabes se os kms são reais, acho que mantinha o 10w40 (norma 505.00), mas de uma boa marca.
Espero ter ajudado,
Cumps.
Obrigado pela tua resposta, mas o que estou mais preocupado é eu ter acrescentado, ou seja, misturei o 10 com o 5. Quero é saber se isso é prejudicial...