Bamus lá ver uma coisa.
O ciclismo, o rally, o motociclo, etc... etc.. etc.. não é feito à toa, há entidades que organizam estes determinados eventos, que salvo melhor opinião, cada vez mais esses eventos são organizados com algum rigor.
Ora vejamos... o ciclismo, para além de existiram cerca de centena e meia de corredores (muito corredor, por conseguinte muito risco), existem forças policiais a controlar, existem ambulâncias de prevenção e certamente que todos os quartéis dos bombeiros
sabem/têm informação que vai existir uma prova no dia X, que vai passar no local YZ. Só um perfeito anormal é que vai nessa direcção para passar, quer seja ou não veículo prioritário...
O que todos os quartéis deveriam ter feito era, quando receberam essa informação deveriam ter feito uma formação preventiva, ou seja
estudar de imediato as alternativas, para os vários tipos de emergência, mas não, preferiram pensar no "depois se vê"... (à tuga)
Quanto à história do "veículo prioritário", aqueles que tiraram a carta de condução
com sabedoria e não porque o papá pagou ao instrutor para 'dar' o papel ou então porque saiu numa rifa na feira, sabe perfeitamente que um carro com uns pirilampos e uma sirene "
ti-nó-ni" não lhe dá direito a fazer o que quer e lhe apetece na estrada, e mais ainda os sinais de transito continuam a existir...
Por exemplo Um veículo prioritário
pode passar um sinal luminoso vermelho,
MAS não pode passar como quer e bem lhe apetece,
pode passar depois de se certificar que vai passar e não vai provocar nenhum acidente, isto aplicasse a todas as outras regras de transito... Senão isto era uma autêntica bandalheira. (já é mas pronto)
Mas o tuga gosta é de falar falar... bem como a comunicação social gosta de dar nas vistas
como quer ou como cria mais impacto (= +vendas = + lucro)