Os animais tem sentimentos

Ja agora, explica la bem esta afirmacao porque posso nao estar a perceber, o problema era:

Ficava caro e nao tinhas dinheiro?

O animal nao tinha salvacao de qualquer modo? ou seja estava condenado com ou sem tratamento?

Ou, como ficava caro que se f0da@?

Gostava que respondesses com mais clareza para nao fazer um juizo possivelmente errado do teu caracter como pessoa e como ser humano.

Desculpa la a pergunta ser tao aparentemente agressiva, mas e que a tua afirmacao e tao redundante que nao consegui na verdade
perceber os verdadeiros motivos ;)


Posso pois... mas dava mais jeito se me dissesses se querias uma resposta moralmente correcta e bonita ou a realidade dos factos ;)

E POR ACASO o acontecimento até é bastante menos melodramático do que possam pensar...



Em visita a uma aldeia do meu concelho, deparei-me com um animal prestes a ir para abate e em péssimo estado físico e psicológico...
Como de costume (acontecimentos destes são regra cá por casa...LOL) decidi rebuscar o animal e trazê-lo para casa, onde mais quilo, menos quilo de ração não iria de todo ser um problema.
Nem vou contar pormenores engraçado durante os primeiros tempos de estadia, pois tinha que fazer para o resto do dia... mas saliento apenas o facto de ao fim de 3 anos, a pobre égua (pónei) ser dos animais mais dóceis que já conheci. Recuperou em todos os aspectos e principalmente a nível físico as diferenças foram brutais... chegou mesmo ao ponto de ser LINDA o raio da bicha ;)
O veterinário elogiou-nos por diversas vezes o excelente trabalho... e a maneira como a égua evoluiu...
Contudo e por muito bonito que a historia possa parecer, ao fim de 4 anos de estar em casa tínhamos... Uma pónei (cavalo sem valor), com idade aproximada de 14anos (cavalo sem valor), sem qualquer tipo de pontuação nem linhagem (cavalo sem valor), com vestígios de todos os maus tratos ao longo da vida (cavalo sem valor) e inclusivamente alguns problemas de saúde constantes sem gravidade...
Portanto, tinha-mos ali um brinquedo, lindo de facto... uma pessoa "normal" achava um animal brutal... mas que de facto não tinha valor mais que os 100€ que dão nos matadouros...

Mas tudo bem, como animais aqui em casa são mais que filhos, nunca sequer nos passou pela cabeça desfazer-mo-nos do animal.

Até que adoeceu...
Um problema intestinal... rins parados... tumor atrás de tumor... insuficiência respiratória...
APENAS 15 dias de árduo trabalho de veterinário... 1500€ de despesa...
E ao fim destes dias chegámos ao fim do caminho onde tinha-mos três opções:
Opção 1: dar grandes doses de medicação ao animal de modo a não ter dores e esperar que morresse...
Opção 2: abater o animal... (quem está no meio sabe as implicações disto)
Opção 3: Operar o animal... uma operação numa clínica única no país, pagar 500€ de transporte do animal, pagar 2500€ para uma operação cuja taxa de sucesso ronda os 5% e com a certeza que nunca mais ia ficar completamente boa...

Qual opção acham que escolhemos?!?!
Se a vontade era pagar a operação?!!? Era........ era de facto..... Mas friamente: "O ANIMAL NÃO MERECIA O INVESTIMENTO"...
Lamento mas é a realidade... Morreu, custou principalmente porque são animais com que lido diariamente...
Contudo é insuportável isto..

Por isso digo e volto a dizer. Não foi operada porque simplesmente não achámos que merecesse essa operação... E então foi deixada até à morte que felizmente aconteceu logo após 3 dias.. E por sinal 3 dias que parecia que o animal estava já normalíssimo e impecável... :s (esta foi de facto a parte difícil, mas já sabíamos que o estado aparente era resultado apenas e só da medicação)


Agora já sei que toda a gente cai em cima, porque quem não tem dinheiro não tem vicios e bla bla bla... e se tinha um cavalo devia ter responsabilidade de o operar se ele precisava.. bla bla bla..
Mas essa musica danço eu bem ;)
Deixai-vos falar.. ;)



Entretanto aproveito para mandar mais uma laracha...
Se no sistema se saúde do nosso país, as coisas também funcionassem desta forma, havia muito menos despesa e mais qualidade no sistema...
Mas isto fica para um outro tópico que este é sobre outros animais ;)
 
Posso pois... mas dava mais jeito se me dissesses se querias uma resposta moralmente correcta e bonita ou a realidade dos factos ;)

E POR ACASO o acontecimento até é bastante menos melodramático do que possam pensar...



Em visita a uma aldeia do meu concelho, deparei-me com um animal prestes a ir para abate e em péssimo estado físico e psicológico...
Como de costume (acontecimentos destes são regra cá por casa...LOL) decidi rebuscar o animal e trazê-lo para casa, onde mais quilo, menos quilo de ração não iria de todo ser um problema.
Nem vou contar pormenores engraçado durante os primeiros tempos de estadia, pois tinha que fazer para o resto do dia... mas saliento apenas o facto de ao fim de 3 anos, a pobre égua (pónei) ser dos animais mais dóceis que já conheci. Recuperou em todos os aspectos e principalmente a nível físico as diferenças foram brutais... chegou mesmo ao ponto de ser LINDA o raio da bicha ;)
O veterinário elogiou-nos por diversas vezes o excelente trabalho... e a maneira como a égua evoluiu...
Contudo e por muito bonito que a historia possa parecer, ao fim de 4 anos de estar em casa tínhamos... Uma pónei (cavalo sem valor), com idade aproximada de 14anos (cavalo sem valor), sem qualquer tipo de pontuação nem linhagem (cavalo sem valor), com vestígios de todos os maus tratos ao longo da vida (cavalo sem valor) e inclusivamente alguns problemas de saúde constantes sem gravidade...
Portanto, tinha-mos ali um brinquedo, lindo de facto... uma pessoa "normal" achava um animal brutal... mas que de facto não tinha valor mais que os 100€ que dão nos matadouros...

Mas tudo bem, como animais aqui em casa são mais que filhos, nunca sequer nos passou pela cabeça desfazer-mo-nos do animal.

Até que adoeceu...
Um problema intestinal... rins parados... tumor atrás de tumor... insuficiência respiratória...
APENAS 15 dias de árduo trabalho de veterinário... 1500€ de despesa...
E ao fim destes dias chegámos ao fim do caminho onde tinha-mos três opções:
Opção 1: dar grandes doses de medicação ao animal de modo a não ter dores e esperar que morresse...
Opção 2: abater o animal... (quem está no meio sabe as implicações disto)
Opção 3: Operar o animal... uma operação numa clínica única no país, pagar 500€ de transporte do animal, pagar 2500€ para uma operação cuja taxa de sucesso ronda os 5% e com a certeza que nunca mais ia ficar completamente boa...

Qual opção acham que escolhemos?!?!
Se a vontade era pagar a operação?!!? Era........ era de facto..... Mas friamente: "O ANIMAL NÃO MERECIA O INVESTIMENTO"...
Lamento mas é a realidade... Morreu, custou principalmente porque são animais com que lido diariamente...
Contudo é insuportável isto..

Por isso digo e volto a dizer. Não foi operada porque simplesmente não achámos que merecesse essa operação... E então foi deixada até à morte que felizmente aconteceu logo após 3 dias.. E por sinal 3 dias que parecia que o animal estava já normalíssimo e impecável... :s (esta foi de facto a parte difícil, mas já sabíamos que o estado aparente era resultado apenas e só da medicação)


Agora já sei que toda a gente cai em cima, porque quem não tem dinheiro não tem vicios e bla bla bla... e se tinha um cavalo devia ter responsabilidade de o operar se ele precisava.. bla bla bla..
Mas essa musica danço eu bem ;)
Deixai-vos falar.. ;)



Entretanto aproveito para mandar mais uma laracha...
Se no sistema se saúde do nosso país, as coisas também funcionassem desta forma, havia muito menos despesa e mais qualidade no sistema...
Mas isto fica para um outro tópico que este é sobre outros animais ;)


Independentemente de tudo... E não sou ninguém para "atirar Pedras"... O "Valor"... Tem de ser Sentimental! ;)

Apesar do Final... Proporcionas-te uma qualidade de vida superior ao que o animal tinha até então!... Isso é de Louvar! :pray: Esse Valor Sentimental... Existiu!!! :palmas:
 
Last edited:
para finalizar, na realidade o que intrepetei do PC Tretas foi que o animal ja nao tinha salvacao, dai nao ter recorrido
a um veternario... espero eu...




Posso pois... mas dava mais jeito se me dissesses se querias uma resposta moralmente correcta e bonita ou a realidade dos factos ;)

E POR ACASO o acontecimento até é bastante menos melodramático do que possam pensar...



Em visita a uma aldeia do meu concelho, deparei-me com um animal prestes a ir para abate e em péssimo estado físico e psicológico...
Como de costume (acontecimentos destes são regra cá por casa...LOL) decidi rebuscar o animal e trazê-lo para casa, onde mais quilo, menos quilo de ração não iria de todo ser um problema.

Mas tudo bem, como animais aqui em casa são mais que filhos, nunca sequer nos passou pela cabeça desfazer-mo-nos do animal.

:palmas::palmas:


Bla bla bla wiskas saquetas :D



Até que adoeceu...
Um problema intestinal... rins parados... tumor atrás de tumor... insuficiência respiratória...
APENAS 15 dias de árduo trabalho de veterinário... 1500€ de despesa... :palmas: :palmas:


Bla bla bla Wiskas saquetas... :D




Opção 3: Operar o animal... uma operação numa clínica única no país, pagar 500€ de transporte do animal, pagar 2500€ para uma operação cuja taxa de sucesso ronda os 5% ... (aqui esta a minha resposta, e estava correcta a minha deducao a resposta do PC tretas ;) )


Se a vontade era pagar a operação?!!? Era........ era de facto..... Mas friamente: "O ANIMAL NÃO MERECIA O INVESTIMENTO"...
Lamento mas é a realidade... Morreu, custou principalmente porque são animais com que lido diariamente...
Contudo é insuportável isto..

Por isso digo e volto a dizer. Não foi operada porque simplesmente não achámos que merecesse essa operação... E então foi deixada até à morte que felizmente aconteceu logo após 3 dias.. E por sinal 3 dias que parecia que o animal estava já normalíssimo e impecável... :s (esta foi de facto a parte difícil, mas já sabíamos que o estado aparente era resultado apenas e só da medicação)


Agora já sei que toda a gente cai em cima, porque quem não tem dinheiro não tem vicios e bla bla bla... Wiskas saquetas :p :p

Caro PC, desculpa la ter aldrabado uma beca a tua citacao ;)

Da minha parte nao tenho nada a apontar-te, muito pelo contrario :palmas:
Como ja referi, nao errei na minha interpretacao dos factos, apesar de redundantes ;)
 
Last edited:
Tá explicado e compreendido! ;)

Nesse contexto, mediante a postura do vet e uma taxa de sucesso miserável, acho que teria agido como tu... não valia a pena estar sujeitar o animal a uma operação infrutífera.

Não tenho noção das implicações de mandar "adormecer" um animal desse tipo, mas no nosso caso é o 3º animal que nos obriga a tomar essa decisão... é horrível mas quando chega a este ponto é o melhor!
 
Por isso alertei para não comentar-mos sem sabermos....
O patrão do rapaz que estavamos a criticar pode muito bem ter estado numa situação semelhante..

;)



Tá explicado e compreendido! ;)

Nesse contexto, mediante a postura do vet e uma taxa de sucesso miserável, acho que teria agido como tu... não valia a pena estar sujeitar o animal a uma operação infrutífera.

Não tenho noção das implicações de mandar "adormecer" um animal desse tipo, mas no nosso caso é o 3º animal que nos obriga a tomar essa decisão... é horrível mas quando chega a este ponto é o melhor!

As implicações não são as demais dos restantes tipos de animais julgo eu...
Tinha que ser abatido não sei onde, por um veterinário com autorização de não sei quem, tinha que se dar baixa dos registos, mandar cremar... axo que o comum a todos os outros...
Sei que nem sempre se faz mas é mais ou menos o comum...
De qualquer maneira, continuo a axar que mesmo essa situação sendo facilmente ultrapassada, ia demorar praticamente o tempo que ela levou a morrer... e não ia ser melhor solução so por ser politicamente correcto..
Ela o que tinha a sofrer sofreu naqueles 15 dias... porque nos ultimos 3 andava bem contente... ;)

E pronto.. é assim..

Agora há outras situações em que simplesmente se matam os animais por não ter valor, mas de facto temos que ser realistas...
De que serve um cavalo de corrida com uma lesão profunda?!

Reconheço que deve haver um certo valor sentimental e não tratar os animais como objectos, mas não consigo criticar este tipo de atitudes e respeito até quem as tem.

São despesas, sem rendimentos... não são brinquedos.


De que serve a um caçador um cão que não caça?!
Respeito mais o que agarra na arma e dá um tiro ao cão do que um que agarra nele e o abandona à beira da estrada...
E desculpem lah mas uma das situações tem que ser feita... pois a pessoa não pode ficar com o cão a servir de biblot e tem que se livrar dele...


Eh pah, eu gosto muito de animais e tenho alguns.. mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa..


Não considero que se esteja a desrespeitar os animais ao fazerem-se algumas coisas...


Mas pronto...
 
Ha sitios que se chamam Asilos para deixar os animais quando nao se pode ficar com eles ;)
Mas como tambem se ambadonam criancas e idosos... la esta dava outro topico, merecem respeito
estas pessoas???? NAO DE MODO NENHUM... mas cada um sabe de si e as opinioes sao para ser respeitadas
por muito que nos possam chocar ;)


O Matias, granda video pahhh :palmas:
 
PC, agora não posso concordar contigo. Desta forma estás a objectificar completamente um animal...

Se acredito que um animal tem imenso valor enquanto ser, tem sentimentos, muito mais nobres que alguns humanos... não consigo entender e aceitar isso!

Mas, claro que são opiniões.
 
Eu percebo muito bem o que voces estão a dizer...

E concordo convosco...

Mas isso não passa de mais um moralismo impossivel de praticar!



Se eu tenho um cão para caçar... e o cão não caça, para que o quero?!
Não quero... não quero eu nem nenhum caçador e não o quer ninguem para ter em casa porque são normalmente raças de cães que alem de feios não se dão bem em ambientes fechados.

Portanto, o que posso fazer?! Leva-lo para o "asilo" como diz o vitor?! Para quê?!?! Ninguem o vai buscar... está a fazer despesa a uma instituição que pouco mais vai fazer que passar a vida a chorar-se nos meios de comunicação a dizer que precisa de patrocinios?!

Eu sei que não vão compreender o que estou a dizer e é imoral e bla bla bla... Contudo, peço desculpa mas se não tiver condições para ter um animal e não o conseguir doar directamente a outro dono, prefiro dar-lhe um tiro. Acho inclusivé que estou a ser bem mais justo com o animal...

Mas isto sou eu que lido bem com o moralmente incorrecto ;)


Alem de que estou habituado a um meio a que um objecto é mais que um simples hobby e luxo... um animal é um objecto de trabalho! E não critiquem isto pois até nós humanos temos que trabalhar para merecer descansar... e ao fazer o mesmo com eles não estamos a ser rudes!
 
Olha que estás enganado!
Muitos perdigueiros, pointers, setters, epagnuels, isto só para referir algumas raças, são deixados em associações e canis e quando adoptados dão excelentes cães de companhia, são claramente felizes e fazem muitas famílias felizes.

Claro que existem animais vocacionados para a caça, para o pastoreio, para guarda... mas no fundo, na sua essência, e independentemente da suas aptidões, o que todo o animal quer e precisa é simplesmente atenção e carinho, uma vida decente e feliz!

E neste aspecto desculpem, que ninguém me venha dizer o contrário...
 
Olha que estás enganado!
Muitos perdigueiros, pointers, setters, epagnuels, isto só para referir algumas raças, são deixados em associações e canis e quando adoptados dão excelentes cães de companhia, são claramente felizes e fazem muitas famílias felizes.

Claro que existem animais vocacionados para a caça, para o pastoreio, para guarda... mas no fundo, na sua essência, e independentemente da suas aptidões, o que todo o animal quer e precisa é simplesmente atenção e carinho, uma vida decente e feliz!

E neste aspecto desculpem, que ninguém me venha dizer o contrário...


Mas ninguem está a dizer o contrario ;)

So estou a salientar de que o animal sofre muito menos se for de imediato abatido, do que andar de um lado para o outro as voltas sem qualquer destino especifico... e ao fim de algum tempo ter o mesmo fim que poderia ter no inicio...

Volto a dizer que não me faz impressão nenhum um caçador no final da época abater um mau cão... mas acho estupido ao maximo o mesmo caçador ao invés do abate, o abandonar na borda de uma estrada... :s e isto infelizmente acontece muito...

Eu compreendo que ambas as situações estão mal. Contudo, não tenho nada a apontar a quem procede da primeira maneira que referi.


Volto tambem a alertar para que certamente nos encontramos em ambientes diferentes e não consigo explicar-te a minha maneira de ver, nem consigo entender o vosso extremismo.. Por isso estamos so a falar por falar.. ;)
Aqui o cãozinho têm-se com um fim... e não apenas para ter e ir passea-lo ao parque ao fim da tarde!
Aqui o cão é um animal de companhia e guarda para a maior parte das pessoas... Não vai ao veterinario salvo se estiver mesmo muito doente, não come biscoitos, não brinca com bolas, dorme na rua, não toma banho nem come ração... Mas considero que são tão ou até mesmo mais felizes que os vossos de apartamento ;)
Por isso não consigo ver o animal como voces... mas não deixo de gostar deles por isso. Aliás, gosto bastante mais do que possa parecer ;)


O gato tem-se para espantar ratos e não para dormir no sofá... o cão para ajudar a pastar, guardar a casa e fazer companhia... a galinha pra matar.. o porco para matar, a cabra apra dar leite, parir e matar os filhotes, o cavalo para correr, saltar e trabalhar...

E até os canários têm que trabalhar... porque se não cantarem vão logo para a liberdade ;)



E volto a salientar, que não admito que chamem a isto maus tratos ;) Da mesma maneira que não chamo à maneira como tratam os vossos ;)



São mundos diferentes, realidades diferentes e visões diferentes... mas consigo ver que ambas estão correctas ;)

O gato que mata as galinhas e os pintos, vai directo para o fundo do poço... (esta foi so para picar ;) )
 
Claramente são mundos diferentes!... São vou criticar, apenas vou dizer que... Ainda bem que não cresci/vivo num mundo assim!... ;)
 
(...)

São mundos diferentes, realidades diferentes e visões diferentes... mas consigo ver que ambas estão correctas ;)

O gato que mata as galinhas e os pintos, vai directo para o fundo do poço... (esta foi so para picar ;) )

Ou então para a caçarola de barro com vinho e restantes acompanhamentos e segue ao forno de lenha. Lá na minha zona, há uma terra em que esta e uma pratica corrente :) Eu nunca probei, mas há quem diga que e tal e qual coelho.


Claramente são mundos diferentes!... São vou criticar, apenas vou dizer que... Ainda bem que não cresci/vivo num mundo assim!... ;)

São pontos de vista. Eu cresci num meio assim e gostei bastante. Tens uma noção mais real do mundo. Aprendes que as hortaliças não nascem nas prateleiras de supermercado, etc etc :)
 
Last edited:
Ou então para a caçarola de barro com vinho e restantes acompanhamentos e segue ao forno de lenha. Lá na minha zona, há uma terra em que esta e uma pratica corrente :) Eu nunca probei, mas há quem diga que e tal e qual coelho.


O @ires, Não Gosta Disto!!! :evil:


:D
 
Aqui na holanda se alguem vos denuncia-se por causa do gato, alguem ja teria sido preso e os animais levados sob custodia...
 
Back
Top