Na Alemanha, como eng. Electrotécnico, Mecânico, Informático, Industrial, arranjas aos pontapés e não precisas de ser craque no Alemão.
As ofertas nestas áreas são aos milhares já que o forte do emprego na Alemanha é esta, a industria automóvel, máquinas/ferramentas industriais, electrodomésticos e serviços de software/hardware. Todas as grandes industrias destas áreas estão na Alemanha e nos dias de hoje vem tudo de lá e os licenciados alemães "não dão vazão" a estas especialidades.
Outras como Civil, Enfermagem, Medicina ou o raio já é mais difícil porque convêm falar fluentemente a língua e nisso agora eles são mais esquisitos!
Mas sem dúvida que para quem fala fluente o Inglês e dá uns toques no Alemão também se safa bem, porque eu vejo muitos emigrantes que mal sabiam falar o Português e safaram-se com o Alemão! Só que como já disse, isso também foram noutros tempos.
E digo mais. Quem tiver oportunidade de sair deste país, SAIA. Aqueles que não, que comecem a procurar trabalho lá fora. Porque isto para os próximos anos, VÃO SER ANOS DE MUITA FOME! O nosso país vai ter esta crise para mais uns 10 anos, podem ter a certeza!
Mas cuidado, a sair do país que saiam com toda a papelada tratada, passaportes, vistos, contratos. Porque não é só ir e chegar a qualquer lado que se arranja trabalho, para não ficarem encalhados e na miséria como muitos que vão e depois não conseguem trabalho, ficam a viver nos carros, a passar fome ou pior na rua e com vergonha de pedir ajuda nem voltam a Portugal! Ou aqueles que vão para fora da UE sem contrato e visto e depois são apanhados pela fiscalização e são BANIDOS do país!
É emigrar rápido e em força!