Passat B5 (3B/3BG) Passat 3B 1.9 TDI 110cv

Aqui fica a minha máquina, trata-se de um Passat 3B (96/2000) com a frente do 3BG (2000-2004), como era, as mods previstas, o que foi feito e o estado actual.


Passo a apresentar o meu passat 3B com frente do 3BG. Provavelmente deve haver por aqui quem já o ocnheça.

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Iluminação tablier verde (primeiros modelos 3B)
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Modificações efectuadas:
- Remoção de letras na traseira (lettering off)
- Piscas laterais brancos
- kit xenon (médios)
- blisters azuis para mínimos
- lâmpadas de vidro azul (imitação xenon) para náximos (dão uma luz um pouco xunga)
- auto-rádio da série x-plod + caixa de 10 cds (neste momento já levou com 2 substituições e tem um MFD original)
- alarme (sem sensores volumétricos) com 2 chaves ponta e mola (carro não tinha fecho com comando á distância)
- Já comprei com o espelho direito maior
- cortinas específicas do pilar B para trás
- Tapetes económicos mas específicos para Passat com aplicação de fixadores originais
- etc...

Planos para alterações/aplicações futuras:

Exterior
- Trocar para jantes 16" ou 17"
- Sensores de estacionamento, de preferência com visor indicador de distância e/ou câmara retrovisora (ligada ao futuro rádio 2din ) - Neste momento com kit de 6 sensores com display interior
- Substituir antena, talvez por uma shark equipada com antena de GPS e rádio
- Faróis de nevoeiro, se possível, os originais do 3BG.


Interior
- radio 2DIN (implica alterações na consola) - Feito: MFD
- volante de 3 braços - Feito: Scirocco s-line
- interior mais desportivo (bancos e forras de portas) - Feito - Do trendline de 99

Interior/exterior
- Indicador da pressão dos pneus
- Pintar frisos

O resto são reparações ou subdtituições de peças danificadas:
- par de grlhas + moldura + botões de ventilação, ao centro do tablier - Centrais substituídas
- alcatifa - Feito
- consola central do travão de mão + apoio de braço - Feito
- substituir ou reparar peças com ruber touch danificado - parcialmente feito (maioria)
 
Operacão "Troca de interiores"
Material
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Ainda havia a alcatifa do fndo, mas estava a secar depois de uma lavagem a fundo.

Interior fora
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Armazenamento de componentes de forma altamente organizada :lol:

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Next: Resultado final!
 
Como prometido, aqui fica uma série de fotos do resultado final, com alguns pormenores á mistura. Em algumas fotos aparecem umas manchas amarelas devidas ao flash, mas nada que perturbe o importante de mostrar.

Espero que gostem. E que tenham paciência...

Moedas encontradas O:)
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Blaupunkt green power (a captar mal rádio :? )
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Banco condutor
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Apoio braço e consola central reabilitados
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Pormenores de tampa do suporte de copos "manufacturada"
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Porta do porta-luvas com puxador reabilitado 100% funcional
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Tentei tirar foto ao trabalho de reabilitação, mas a foto não apanhou os encaixes partidos e reabilitados. Depois tento de novo e posto se conseguir apanhar o que interessa.

Porta do condutor
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Tecto
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Banco passageiro frente
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Banco de trás com 3 ancostos de cabeça, fechadura de acesso á mala e isofix

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Extra responsável pela marca que se vê na foto anterior :D
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Tablier
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Maçaneta do selector das velocidades por aplicar (por enquanto) por incompatibilidade ou falta de material.
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Borracha das portas (pormenor)
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Alcatifa por baixo do tapete do condutor (antes tinha um buraco). Foto não faz jus ao aspecto ao vivo
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Por baixo dos bancos
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Mais umas. Dão para ver o aspecto final do tecto, borrachas das portas e carenagens dos pilares do tecto.
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Ainda vou recuperar e reabilitar um apoio de braço mais recente (e o mais comum) e mais tarde decido se troco ou se mantenho o que está ou mesmo se compro um novo.

Assim á primeira vista, só destoam as grelhas de ventilação centrais do tablier incompletas.

Depois de ver o trabalho feito, disponham para qualquer dúvida.

NOTA: O apoio de braço veio a ficar o original por ter mais espaço de arrumação e um sistema de fecho mais elementar e menos susceptível de avariar. Os ventiladores centrais foram entretanto substituídos e pode-se ver o procedimento mais adiante.
 
Tive um problema com uma água que aparecia aos pés do pendura.

Ora bem, após investigação junto com o amigo que me deu uma valente mão com o interior, chegamos á conclusão que a água entrava entre a blindagem de alumínio das portas (por dentro das forras) e as portas em si. A causa era o isolamento original danificado na parte mais baixa.

Isolamento substituído por uma fita da tesa film com um perfil semicircular do tipo das borrachas das portas, mas em ponto mais pequeno et voilá, infiltração pelas portas resolvida (pensava eu). Primeira lavagem e ... água no tapete frontal direito...

Porta-luvas fora e reparei que uma esponja circular que veda um esgoto da caixa da climatização que fica por cima estava ensopada em água. Mais um pouco de investigação e a causa era que entrava água para o compartimento do filtro do habitáculo.

Foram tomadas providências no sentido de desviar a água desse percurso possível e pensava-se ter resolvido o problema.

Pelo sim, pelo não, andei sem porta-luvas uns dias, mas após ter lavado o carro com água em abundância nada apareceu.

O problema da água ficou resolvido dessa vez. Várias lavagens depois e concluí que não entra água.

Também reparei que o esgoto do AC agora pinga bastante mais água, o que me leva a concluir que parte da água vinha da condensação do AC que não estava a escoar convenientemente.

As mais recentes mods:

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Uma vez que não acho muita piada a aplicar luzes diurnas deste género para o fim que foram feitas (ligar e desligar com a ignição), avabei por aplicá-las a ligar em conjunto com os mínimos, que tenho em blisters azuis.

O follow me home liguei inicialmente com os médios onde tenho o xenon aplicado. Mais tarde liguei com os mínimos mesmo para evitar problemas com o xenon a rearmar o follow me home 3 ou 4 vezes.

Aspecto dos Leds frontais montados com mínimos.

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Para além dos leds frontais e do follow me home, ainda montei um kit de 6 sensores de estacionamento, mas com estes últimos ainda ando a negociar o seu correcto funcionamento. Passa-se algo de estranho com a tensão de funcionamento do kit pois apenas funciona muito perto dos 12/12,5V. É assim, ligo a chave e enquanto aquecem as resistências o kit está marado. Param de aquecer e tudo fica bem com o motor desligado. Ligo o mtor e volta a loucura. Manter acima de 12V consegue-se com um condensador agora abaixo de 12,5 só com um limitador de tensão, mas isso é algo que ultrapassa os meus conhecimentos de electrónica.

NOTA: Este mau-funcionamento dos sensores nunca chegou a ficar 100% resolvido, e desactivei mesmo os da frente para ter um melhor nível de serviço com o que dispunha já instalado.
 
Aqui estão os sensores de estacionamento instalados:
Atrás
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Pormenor de um dos da frente
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Localização do visor
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Vista de frente
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Pose para a fotografia :mrgreen:
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Vou apresentar um curto relatório semi-documentado da troca dos vents e lãmpadas que penso ser o mesmo procedimento para outros modelos vAG.

Connhecem o estado anterior.
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A saga da desmontagem
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Voilá
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A espera por uma lâmpada da VW (quase 3 semanas)... 8)
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O que acabei por comprar pois o meu carro não tinha aquelas tampas das porcas de fixação dos braços das escovas limpa pára-brisas
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O aspecto final
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Desculpem a qualidade das fotos. São de um tlm com centenas de horas de utilização e com câmara 1.0 e tiradas com luz duvidosa e mão pouco firme (não me ocorrem mais desculpas de momento O:) )
 
Depois de um episódio menos feliz que foi nada mais nada menos que a pior compra que já fiz através da net, finalmente consegui colocar (quase) todo o sistema que comprei a funcionar.
Só não testei ainda os comandos do volante porque o rádio vai saltar fora. Mal pousou, já vai voado. :lol:

Comprei um MFD OEM. :cool:
Vou ver se aproveito a caixa de cds e os comandos do volante pois á primeira vista parece tudo compatível. :p

Deixo umas fotos do que foi feito por enquanto.

Aspecto do heidelberg na consola.
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E da caixa na mala (arrumadinha, por sinal).
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A caixa não está bem como gostaria, mas eu expliquei o que pretendia mas não estava presente durante a aplicação e o resultado foi este... Não está mal de todo.
 
Vou apenas deixar aqui uma foto do material que tenho para instalar relacionado com o MFD.
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Será que vale a pena levar isto a quem lhe dê um tratamento?
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É que das minhas mãos não pode resultar coisa boa. :?
 
UPDATE!

Vou apenas apresentar o resultado final. :p

Lista de mods:
- Volante R-line do scirocco (sem botões, espero não me arrepender);
- MFD original e respectiva aplicação obrigatória de consola 2din:
- Aros cromados no quadrante (aplicação parcial);
- Ponteiros vermelhos originais do Passat 3B;

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As fotos foram tiradas no final da aplicação (na minha garagem) e com telemóvel. Depois coloco uma do aspecto geral tirada com máquina fotográfica.

A antena do GPS (interna por enquanto) foi aplicada ao centro do tablierm junto ao pára-brisas.

Foi ainda substituída uma moldura por trás do volante que estava com 3 dos 4 apoios partidos, e também uma manete dos piscas que quando ia com as luzes acesas em médios ligava os máximos ao sinalizar para a direita (era chato em rotundas...).

Falta ainda uma chave nova com logo R, mas ainda não tenho fotos. ;)
(Entretanto já tenho)
 
Umas fotos tiradas de dia (o relógio ainda está por acertar :lol: ).

Quadrante: Aros cromados e ponteiros vermelhos aplicados.
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Volante.
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MFD
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Localização da antena do GPS. (Entretanto reposicionada)
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Enquadramento geral.
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Uma nota quanto ao volante. Penso que seja igual nos VAG da geração de meados dos anos 90. Tem que se usar a ficha do airbag novo para ligar no airbag e a ficha que estava ligada á instalação do carro do airbag original.
Deixo o exemplo do meu caso:
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Os fios principais a ligar são apenas dois fios amarelos. Estes devem ser ligados aos 2 brancos da ligação que vamos aproveitar. Atenção que o meu airbag era de um volante com botões, ou seja, os volantes sem botões não têm esses fios pretos todos.

Encontra-se DIYs em praticamente todos os fóruns VAG. ;)
 
Novo gadget.
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Kit mãos livres bluetooth modelo Supertooth One. Suporta 2 telemóveis emparelhados, o que é óptimo paras mim.
É suposto prender na pala do sol, mas achei o material da pega bem mais indeformável. =;
Veio de fora, mas existe por cá á venda.

Algo que vi interessante:
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Os da foto são do Golf, mas pelo contacto que fiz, existe para o meu carro. Virá um kit mais cedo ou mais tarde.

Algumas fotos que tinha por aqui:
O produto que uso para limpar os estofos.
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Uma dúvida.
Onde vejo o sinal do GPS?
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E finalmente: Cortinas específicas (6 cortinas incluindo as 2 do vidro de trás).
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Há poucos meses mandei reparar o vidro eléctrico do pendura com um kit de reparação específico.
Agora encravou fechado... Dá a impressão de que o cabo deve ter saltado fora pois o motor faz esforço e o vidro move-se uns milímetros apenas...

Fica o update. ;)
 
O que se faz quando se está em análise acerca de que setup de antenas montar?

Compra-se umas poucas e logo se vê. :mrgreen:
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Foto tirada no ponto de encontro 4You de Braga, por isso a presença dos autocolantes...

E ainda tenho em casa uma destas por desembalar.
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Por enquanto apenas substituí a haste (enquanto esperava pelo pessoal) pois a que tinha era muito mais curta, como se pode ver.
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Esta haste está bem comercializada pois o preço não considero caro e vem com 2 adaptadores que lhe permitem encaixar em pelo menos 3 tipos de roscas da base.
Este é o que não fez falta no meu caso.
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Aproveitei a viagem ao Roady e comprei estes tapetes específicos, bem bons para o preço.
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Que ficam bem no carro na minha opinião.
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Como houve uma limpeza e lavagem acima da média a que o carro está habituado (ainda assim faltou o belo do limpa-cockpit nos plásticos e tablier), deixo o registo.
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Uma geral do interior/frente.
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Um pormenor práctico para o telemóvel "mouro de trabalho".
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Home sweet home.
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Também no Roady, reparei que comercializavam estas barras da Thule:
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Mas o senhor que me atendeu disse que a Thule não comercializa o kit de fixação para nenhum Passat sedan de 96 a 2004... 8)
Foi pena não ter a foto comigo. Suspeito que devo agradecer á minha barba de 15 dias (na altura) a qualidade do atendimento. :evil:

Enfim, em Portugal continua-se a julgar os livros pelas capas. :roll:
 
Troca de um par de pneus. Michelin Energy Saver, na medida 195/65-15.
Assim o carro fica equipado com 4 pneus iguais.

Afinal os pneus de trás não estavam assim tão maus. :cool:
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Quando um familiar de nacionalidade francesa me disse que tinha o piso a sair pensei que fosse como me aconteceu com uns pneus usados que tive no Vectra. Afinal estavam "só" a chegar ás lonas. Erro de comunicação. :mrgreen:

O par novo foi para a frente.
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E os que passaram para trás, que infelizmente estão mais gastos do que eu pensava...
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Não sei se vá de viagem com estes assim, mas pensando que os que saíram fizeram mais de 40 mil kms depois de eu os achar com pouco piso, talvez vão mesmo. ;)

NOTA: Peço desculpa por muitas vezes os tempos verbais e a localização temporal estarem um pouco "off", mas estou a seleccionar posts desde finais de 2008...
 
Foi feita uma boa revisão ao passat, pois precisava ir descansado numa viavem que fiz. Acabou por levar mais um par de pneus iguais e um braço superior da suspensão do lado direito, fora isso foi uma revisão normal com substituição de fluídos e filtros. Aproveitei para substituir o termostato que ainda era o original de 96 e o vaso de expansão e respectivo tampãp por novos originais.

Bem, após uma visita a um entendido na matéria, foi-me dito que o erro não me iria causar ficar apeado (fraco argumento...). Apagaram-me o erro do airbag (que voltou a acender 1 dia depois...) e rectificaram-me a ligação da ficha debaixo do banco do condutor (muito bem, pelos vistos). Substituí a antena do GPS do MFD e tudo ficou na mesma, senão pior.

Enfim, depois de por descargo de consciência substituir o vaso de expansão e respectivo tampão por novos e originais, lá me fiz à estrada para uma viagem até França. :mrgreen:
Correu tudo às mil maravilhas, tanto para lá, como por lá e como para cá. Um total de mais de 3 mil kms (ainda n~
ao fiz as contas, tenho que consultar as fotos que fui tirando ao quadrante). Atestei antes de partir, uma vez ainda em território espanhol, mas o mostrador indicava mais de meio depósito, outra vez antes de partir de lá, e finalmente já em Portugal (Chaves).
Fiz cerca de 11h para cada lado, com uma paragem para almoço, 2 para merendar e uma para cada lado por indisposição de uma das catraias.

Nem que não me servisse para mais nada, esta viagem serviu-me sem dúvida para alargar horizontes, pois fazia trechos de 300/500 kms de cada vez e num deles conduzi sem parar mais de 5h. Sempre sem stress e a cumprir (mais coisa menos coisa) os limites de velocidade. Apenas fui flashado a 98 numa zona de 90... Estou para ver se a multa cá vem ter.

O passat portou-se como uma verdadeira máquina. ;)
 
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