Passat B5 (3B/3BG) Passat 3B 1.9 TDI 110cv

Vou ter de substituir o pára-choques, capô, e mais algumas coisas. A ideia é fazer a situação (reparação/substituição) faseada.
1º montagem de frente de fibra e montagem de radiadores.
2º revisão de algumas peças que estão em desgaste.
3º montagem de pára-choques, capô, e faróis.
4º pintura de guarda-lamas, capô, e pára-chques.
* Nos faróis irei montar uns balastros Xénon HID de 6000k.
* Como irei mexer nas iluminação, não sei até que ponto iria pensar nos faróis com leds diurnos, mas estes as funcionarem como minímos.!

-Como vou fazer alguns alterações /substituição de peças na frente, tinha a ideia de montar uns balastros Xénon de 6000k;
Vou montar uns faróis novos H7+H1; Mas fiquei decepcionado quando várias pessoas e algumas casas deste negócio me disseram que ao colocar este equipamento, vou queimar o cromado/espelhado dos faróis e dizem que máximo dura cerca de 1 ano.
pode-me dar seu feedback.
Õbrigado
-Gostaría do vosso feedback e opinião, para o material pretendido.
 
Não há novidades de maior. Os leds frontais foram despromovidos a iluminação interior da mala e finalmente deitei mão à obra para aplicar os fixadores originais dos tapetes.

Aqui fica o procedimento que fiz.

Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos, mas apesar da ideia do DIY estar há muito em mente, o trabalho em si foi decidido no momento e usei o que tinha á mão, ou seja, um telemóvel antigo com câmera VGA... #-o
Mas dá para entender.

Material:
- Kit de fixadores de tapetes original (coloco part-number brevemente) - 3D0 898 501 B41 (acho que é isto pois tem também um LS Nr.).

Ferramenta:
- algo para marcar o furo (eu usei uma tesoura convencional, mas uma sovela seria o mais indicado).
- Uma faca com lâmina larga.

Kit de fixadores:
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/1.jpg

Marcação dos furos.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/2.jpg
É simples através de tacto localizar os pontos de fixação na alcatifa.
Convém colocar os tapetes na posição correcta antes de marcar o furo e fazer um furo de cada vez, de forma a ser possível fazer ajustes caso algum fique mais descentrado ao alargar o buraco para os ilhós/fixadores.

Alargamento do furo.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/3.jpg
Uma dica: Não usem facas de lâmina serrilhada pois o furo fica mais irregular. 8)
A meio do trabalho troquei para uma faca afiada sem serrilha.

Estas duas peças conctituem um fixador.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/4.jpg
Fica a que não tem inscrições virada para cima e a outra para baixo (logicamente).

Furo já com diâmetro suficiente.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/5.jpg
Não parece, mas convém que fique justo (ver foto seguinte).

Colocação da metade com o encajie mais largo (xterno) no furo.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/6.jpg
Como podem ver, foi simples "atacar" os bordos do furo á volta do ilhó usando as costas da lâmina de uma faca (com a peça e o tapete sobre uma superfície plana e dura).

Colocação da outra metade do fixador.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/7.jpg
Basta encaixar e fazer pressão distribuída a toda a volta o melhor possível.

Aspecto final. Parte superior (visível no lugar).
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/8.jpg

Parte inferior.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/9.jpg
Dá a impressão de ter uma peça por dentro, mas não, a peça inferior é que entra dentro da superior. Aquela espécie de anilha que se vê ao centro faz parte da própria metade inferior.

Resultado final.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/10.jpg

Colocados no local.
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/11.jpg
http://i589.photobucket.com/albums/ss333/softuner/3B-G/12.jpg

E pronto, ou melhor, quase. Posteriormente colocarei então o part-number e o preço do kit de fixadores para ficar um DIY mais completo. Seme lembrar tiro umas fotos ainda aos pontos de fixação, que no meu carro são 2 de cada lado, apenas nos tapetes da frente.

Mais uma vez, desculpem a qualidade das fotos... :oops:

Espero que seja útil. ;)

Onde arranjaste estes tapetes? Na origem ou concorrência?
 
Vou ter de substituir o pára-choques, capô, e mais algumas coisas. A ideia é fazer a situação (reparação/substituição) faseada.
1º montagem de frente de fibra e montagem de radiadores.
3º montagem de pára-choques, capô, e faróis.
4º pintura de guarda-lamas, capô, e pára-chques.
* Nos faróis irei montar uns balastros Xénon HID de 6000k.
* Como irei mexer nas iluminação, não sei até que ponto iria pensar nos faróis com leds diurnos, mas estes as funcionarem como minímos.!

parece.me que vais fazer uma bela cagada no carro..
e caso para dizer "deixam de parecer bem para parecer mal" o carro e bonito para que e que hadem de estar a inventar com fibras e leds diurnos e coisas do genero
mudar as opticas?? sim, mas para as originais olho de boi senao mais vale estar quieto.
mas se a ideia e estragar o carro que tens forca espero que fique ao teu gosto.
 
Vou ter de substituir o pára-choques, capô, e mais algumas coisas. A ideia é fazer a situação (reparação/substituição) faseada.
1º montagem de frente de fibra e montagem de radiadores.
2º revisão de algumas peças que estão em desgaste.
3º montagem de pára-choques, capô, e faróis.
4º pintura de guarda-lamas, capô, e pára-chques.
* Nos faróis irei montar uns balastros Xénon HID de 6000k.
* Como irei mexer nas iluminação, não sei até que ponto iria pensar nos faróis com leds diurnos, mas estes as funcionarem como minímos.!

-Como vou fazer alguns alterações /substituição de peças na frente, tinha a ideia de montar uns balastros Xénon de 6000k;
Vou montar uns faróis novos H7+H1; Mas fiquei decepcionado quando várias pessoas e algumas casas deste negócio me disseram que ao colocar este equipamento, vou queimar o cromado/espelhado dos faróis e dizem que máximo dura cerca de 1 ano.
pode-me dar seu feedback.
Õbrigado
-Gostaría do vosso feedback e opinião, para o material pretendido.
O melhor que te posso fazer é sugerir um registo no passat clube PT. 8)

Lá tem pelo menos um caso de uma 3B toda "tuning-show" e muitos casos de aplicação de faróis (pessoalmente prefiro uns belos angel eyes) e xenon. Mas olha que com os leds frontais podes ter problemas.

Se pretendes manter a frente original é uma coisa, aplicar a do 3BG é pincel... A derrapaghem orçamental no meu caso foi de 1500€.
 
Last edited:
Carro no spa para a primeira fase de uma pequena série de reparações/substituições com algumas mods "à boleia".
Conto com ele amanhã com esta fase concluída, mas prefiro esperar se necessário, para não acelerar os trabalhos. ;)
 
Update.
p1-7.jpg
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p5-5.jpg

Algo que se deve ainda à aplicação da frente 3BG...
p2-7.jpg
Aquela admissão de ar para o intercooler está cortada, o que se deve a não ser do 3BG. Agora surge uma questão: A borracha equivalente de um 3BG dará para aplicar no intercooler do 3B? 8)
Tenho que ver uma frente de um 3BG desmontada.

Deste lado não vejo nada de estranho.
p3-6.jpg

p31.jpg
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E o resultado final.
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E uma mod mais de pormenor.
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p34.jpg
Remoção de canhões nas portas da frente e aplicação de molduras cegas (interior e capa). 8)

Fui antes confirmar a hipótese de se abrir o carro em caso de ficar sem bateria ou de avariar a fechadura da mala.
Acreditem que se pode abrir, com mais ou menos engenho. Talvez ainda faça uma adaptação num dos fechos dos bancos traseiros para evitar ter que forçar algo em caso de ficar apenas com acesso à maala. Mas seja qual fôr o tipo de bloqueio, há sempre, não uma, mas várias maneiras de entrar.

Na sequência desta estadia, o Passat vem de "cara lavada" mas com os sensores desligados por "maradice aguda", com uma chave retráctil partida e sem a luz de stop do lado esquerdo...
Tenho que assumir meia culpa na parte dos sensores pois foi feita uma tentativa de recolocar os 2 da frente em funcionamento, o que acabou por correr muito mal mesmo. Precisava fazer nuns novos algo do género destes que lá estão:
p30.jpg

E com isto se conclui a fase das mods desta fornada, segue-se a substituição da fechadura do condutor e do mecanismo do vidro eléctrico do pendura. E mais umas coisinhas há muito pendentes, mas nada de grave.

Espero que gostem. ;)
 
Last edited:
Depois de ter um dia chegado ao carro e encontrado o botão do esquema de cores (noite/dia) do MFD meio de fora, ando a procurar um em todo o lado que me ocorre.
Sei que não posso ainda utilizar os classificados, nem seuqer na secção de compra, por isso deixo ao critério da moderação permitir ou não a existência deste post, pois trata-se efectivamente de um pedido de ajuda.
Já fiz diveross contactos e pelo que vejo, só mesmo com quem tenha um equipamento destes para peças.

Deixo umas fotos:
vwmfd.jpg
b4.jpg
b3.jpg
b2.jpg
b1.jpg

Se alguém puder ajudar, fico agradecido. :roll:
 
O carro esta um espectáculo com esse material e muito bem estimado, so acho que falta uns coilovers.:green:
So uma pregunta como é que fizeste aquilo das fechaduras cegas:o
 
O carro esta um espectáculo com esse material e muito bem estimado, so acho que falta uns coilovers.:green:
So uma pregunta como é que fizeste aquilo das fechaduras cegas:o
Muito mais simples do que possas pensar.
Pode correr muito mal é se fico sem bateria com o carro trancado ou se a fechadura da mala falha.

Segue pm. ;)
 
Um ligeiro update.

O MFD foi para um técnico ver se me dá conta do GPS que perde captação. Entretanto arranjei um botão novo graças à amabilidade em me vender um, por parte de uma pessoa que trabalha e comercializa este tipo de equipamentos.
Ressuscitei um rádio meu do qual gosto bastante e fica muito bem com a iluminação verde do interior do meu carro. Situação provisória, mas que me agrada. Arranjei numa sucata uma gaveta porta-objectos 1din, original VW (de um Golf IV). Ideal para reconverter uma consola 2din em 1din de forma rápida e fácil. Não tenho fotos pois andei às voltas com o keycard do rádio e só hoje consegui activar um novo.

De resto, é diesel e kms. ;)
 
Na onda de substituir o botão, levei o MFD para uma casa especializada em electrónica para ver se descobriam porque perde captação de GPS. Antes de o desmontar testei ir ao menu NAVI>Settings>GPS Viewer e reparei que o número de satélites captados variava entre 0 e 6 (ou 7, não me recordo), mas abaixo indicava ser impossível determinar a localização actual, mesmo quando estava a captar uns poucos de satélites... Já tive o feedback de que tinha uns componentes a sobreaquecer. e que foram substituídos, no entanto levaram-no dar uma volta para testar e estava na mesma... Resta testar com outro cd, mesmo desactualizado, para ver se é daí o problema.
Se não se resolver, volta para o sítio e fica como um belo rádio OEM, e mal me seja possível compro um xcarlink.
Se fui a França com um tomtom no parabrisas, também o posso usar por aqui, se fizer falta.

Cheguei a andar com esta configuração, mas já vou no segundo rádio.
dgd.jpg
Heidelberg CD50 com caixa de 10cds 50% funcional (a caixa).
Aquela gaveta veio de um Golf IV e permite reverter para rádio 1din sem alterar a concola e máscara.
Agora tenho lá o meu velhinho lausanne rd 158, de iluminação verde. Ficou um mimo.

Como não me deram conta do GPS do MFD mesmo, tratei de reactivar o meu velhinho Lausanne RD 148.
Aqui está ele, de keycard novo e a bombar.
r.jpg
Sempre tem iluminação a condizer com o resto do interior (verde).

Ainda pensei em colocar a gaveta na posição central (com o rádio por cima), mas tem que ficar na posição mais acima pois tem um batente para o rádio na parte inferior.

Entretanto, no Natal veio presente de um dos "vossos" concessionários. :D
Ainda não foi para o sítio, por isso ficam apenas as instruções de montagem.
capas_red.jpg

Ah, com a pintura dos sensores, os desgraçados ficaram mesmo "cegos". Estão meramente decorativos...

Depois actualizo com as capas dos pedais no sítio. ;)
 
Problema... :(

Tentei aplicar as capas mas nos meus pedais não são plug&play...

Agora resta-me pesquisar se é por o meu carro ser da primeira geração de Passat 3B (10/96 a 6/97), ou se todos os 3B têm os pedais com a mesma dimensão.

As fotos ilustram bem o problema.

Nesta pode-se ver que as capas originais são mais "altas" do que as que pretendo aplicar.
cp1.jpg

Aqui o caso do acelerador.
cp2.jpg

Segue-se a sondagem para descobrir se os pedais de outros VAG (onde estas capas encaixam perfeitamente) são aplicáveis no meu carro, senão parto para o corte dos meus pedais até ficarem à medida das capas. :twisted:

Tenho a impressão de já ter visto por aqui um A6 com estas capas. E até comentei. Basta-me consultar a listagem dos meus posts.
Vou investigar. ;)
 
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