Pessoal com motorização 2.0 TDI

Não posso concordar com isso..
No meu caso, sempre tratei bem o motor.. nunca puxei a frio, não desligo logo o carro depois de viagens grandes, gasoleo de marca, etc.. e levou uma cabeça nova os 90mil.. espero que não esteja a caminho de levar outra, agora com 200mil..

Salvo raras exceções, como parece ser o teu caso, normalmente quem tem um Audi com potência média/alta tem vontade em puxar pelo carro. O problema é que a maioria puxa para além do que o carro pode/deve (são feitas repro's, pensam que têm carros de corrida, deixam o carro ir até ao limite da rotação, reduções de caixa bruscas, etc), e depois queixam-se... do motor.
 
Audi A3 sportback 2.0 TDI 170 cv motor BMN, cabeça c liquido de refrigeração sempre ao nível, está neste momento na audi pois está sempre a fazer safes, erro sobrealimentação do turbo, já levou EGR nova, um sensor qualquer que tem haver com o turbo, e continua a dar o mesmo erro, em princípio vai levar um turbo novo, só tou á espera da peritagem da garantia.
 
boas pelo ke sei os motores 2.0 tdi foram alterados em 2005 por carter maior e outra bomba de oleo derivado ao consumo de oleo e de partirem a cambota
 
Salvo raras exceções, como parece ser o teu caso, normalmente quem tem um Audi com potência média/alta tem vontade em puxar pelo carro. O problema é que a maioria puxa para além do que o carro pode/deve (são feitas repro's, pensam que têm carros de corrida, deixam o carro ir até ao limite da rotação, reduções de caixa bruscas, etc), e depois queixam-se... do motor.

E será assim tao raras as exceções..? Sim isso é verdade, á malta qe num disel ou gasosa é igual... e isso somando com os cuidados, facilmente se da cabo do bicho...normal.. cumps
 
E será assim tao raras as exceções..? Sim isso é verdade, á malta qe num disel ou gasosa é igual... e isso somando com os cuidados, facilmente se da cabo do bicho...normal.. cumps

Em conclusão, pelo que leio aqui no forum, os casos que aparecem com cabeça rachada, têm/tiveram reprogramação.

Creio que isto já diz muito do dito "problema".
 
Pessoal aproveito este tópico para expor o meu caso e também pedir opinião aos mais entendidos sobre o que posso/devo fazer para resolver os problemas que estou a ter com o carro.

Para começar vou deixar um pequeno historial da máquina. Trata-se de um Audi A3 8P Sportback de Março de 2005, que foi comprado por mim em 2008 directamente na Alemanha num stand da Audi. Na altura lancei-me na aventura e fui à procura de um 1.9 TDI, com medo dos problemas que o pessoal se queixava dos 2.0. Após alguma procura (fui com o meu Pai na altura), lá nos decidimos por este menino pois não encontramos nenhum 1.9 ao preço pretendido, e como não queríamos lá ficar muito tempo lá compramos este, tinha ele cerca de 130000km. O senhor do stand garantiu que o carro estava todo stock, mostrou documentação das revisões todas feitas na marca, e referiu precisamente que o suposto problema da cabeça do motor já estaria resolvido visto este carro já ter a versão nova, que já vinha de fábrica. Lá acreditamos no homem, fizemos negócio e viemos para Portugal.

Até aqui tudo muito bem, o carro cumpria o que o homem disse e não apresentava sintoma de problema nenhum. Até que passado cerca de 1 ano, isto nos finais de 2009 e já com cerca de 160000km, comecei a ouvir uns ruidos ao apertar a embraiagem quando o carro estava frio (algo tipo óleo de fritar a temperatura muito elevada). Inicialmente não liguei e deixei andar, pois aquilo não acontecia sempre, e comentei com o meu mecânico que me disse que não devia ser grave uma vez que não fazia sempre o barulho. O tempo foi passando até que este ano esse mesmo barulho, e agora com ~230000km, o barulho deixou de ser só às vezes e passou a ser continuo, principalmente quando está frio. A juntar a este sintoma o carro vibra muito na zona da caixa de velocidades, principalmente quando se fazem recuperações, sendo que agora os ruidos são mesmo incomodativos. À uns dias atrás, aquando da ultima revisão, falei nisto ao mecânico, que me disse que certamente seria o volante do motor e que a reparação não seria nada barata, uma vez que se devia trocar a embraiagem ao mesmo tempo, pois esta apesar de ainda estar boa, está longe de estar nova.

Voltando atrás novamente, em meados de 2010, notei um outro problema, o carro de X em X tempo pedia-me água no radiador. Nunca em grande quantidade, mas bastava puxar mais pelo carro em auto estrada, velocidades acima dos 180, e ele berrava logo. Inicialmente pensava que fosse alguma fuga em algum tubo, que fosse ainda pequena, mas que com a pressão de andar mais rápido, que esta liberta-se um pouco de água. Fui ao mecânico, ele ligou um daqueles dispositivos de submeter pressão no sistema de água, e teste feito não houve fuga nenhuma. Na altura pensamos logo que seria a cabeça do motor (e eu lembrei-me das palavras do vendedor do stand na Alemanha que tinha dito que este carro supostamente já tinha esse problema corrigido :S ), mas uma vez que não era muita a quantidade que perdia o meu mecânico disse para continuar assim. Andei algum tempo e deixou de pedir água, até que com o aquecer do tempo, vinda do verão, voltou a acontecer de novo, mas na mesma com pouca quantidade perdida. Comecei a prestar atenção ao dar à chave se o carro fazia fumo branco, e realmente às vezes lá notava um pouco mas que imediatamente desaparecia. O tempo passou e até hoje, continua com os mesmos sintomas, mas sem agravar.

Por último, resta-me falar noutro problema, que começou poucos meses também após a compra, ou seja, em meados de 2009, e que até hoje ainda por cá mora, sendo que ultimamente com maior intensidade. Falo do facto de o carro pegar um pouco mal. De inicio pensava ser da bateria que ainda é de origem, que estivesse a dar o berro, mas comecei-me a aperceber que não. O carro pega mais facilmente em frio que em quente. Comentando com o mecânico e pelo que já li aqui pelo fórum, especialmente neste tópico, suponho que seja o típico problema do motor de arranque.

Resumindo, tenho 3 problemas que tenho resolver, cabeça do motor, volante do motor e motor de arranque. A juntar a isto, o carro não tarda muito chega aos 240000km e tenho que mudar a correia de distribuição e a bomba da água. Ou seja, estou f***** :S

O problema maior, é que como ando bastante (ultimamente tenho andado menos, para atenuar estes problemas), e tendo em conta que não sou o único a queixar-me, pelo que li mesmo depois de a reparação ser feita, o problema não fica solucionado para sempre, corro o risco de daqui a 3 anos ou 4, altura em que o carro se correr bem terá outros 100000 em cima, volte a ter que gastar dinheiro nele nos mesmo problemas, se não for antes claro.

Já pensei seriamente em vender o carro, mas o problema é que com estes problemas ninguém o quer, isto sem perder demasiado dinheiro. Já me falaram em trocar todo o conjunto de motor para o bloco da versão de 170cv (que nem sei se tal coisa é possível), pois nesta versão não deu tantos problemas.


Gosto bastante do carro, principalmente pelo prazer de condução que dá. Não sou de andar muito de devagar, mas também não sou nenhum street racer. Arranco sempre devagar, somente de embraiagem até, e evito ao máximo de puxar o carro acima das 3mil rotações. Nunca tive repo no carro, sempre teve stock.

Peço desculpa por este testamento, mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este assunto, e no meu lugar o que fariam.

Obrigado desde já por futuras respostas,

Cumpts.


Edit: Após um pouco mais de pesquisa sobre as cabeças dos PD140 encontrei a seguinte informação que não me deixa nada contente:

03G 103 308 A years 2003 to 2005.55 allmost all cracked
03G 103 308 B years 2005.5 to 2006.6 only a few cracked
03G 103 308 C years 2006.5 to 2007.5 none cracked cracked

Esta info encontra-se em vários fóruns internacionais, o que segundo estas datas, o meu A3 sendo de 2005/03 seria de série com cabeça do tipo A, o que me leva a crer que a que tem neste momento que é do tipo B, já não deve ser a de fábrica (mais uma vez tenho indicios de ter sido enganado pelo vendedor alemão :S), mas sim uma substituta.

Se mesmo eu sendo bastante cuidadoso com o carro e não exagerando na condução agressiva, ele deu estes problemas, começo seriamente a pensar que a unica solução é vender o carro e comprar outro :(
 
Last edited:
Cuidado com essas informações da net pois o meu também é de 02/2005 e tem a cabeça versão B e parece ainda ser a de origem.
Cumprs.
 
Por isso cá vim pedir opinião aos entendidos. Como vi aquela informação em vários lados, não desconfiei. Alguém por cá confirma ou desmente com certezas?
 
O meu é de 2006/1 e na VW disseram-me que já tinha uma cabeça C!... Não tenho a certeza porque não confirmei!...

Mas a verdade é que o meu apresenta alguns dos sintomas que descreves!...

O G12 a baixar de lés a lés, embora nunca me tenha pedido mais...
O pegar a quente...

É deixar andar!...
 
Bem vou aproveitar este tópico para expor um caso de um familiar meu
Tenho um familiar que comprou um Audi A3 2.0 TDI 140Cv de 2004!
O problema é o seguinte,O carro bebe óleo,Mas quando chega ao mínimo na vareta não bebe mais (Segundo ele basta fazer a viagem Leiria-Covilhã que ele vai ao mínimo)
O carro esta com 120mKm (Reais)
Será a cabeça ? Algum palpite ?
 
Pessoal aproveito este tópico para expor o meu caso e também pedir opinião aos mais entendidos sobre o que posso/devo fazer para resolver os problemas que estou a ter com o carro.

Para começar vou deixar um pequeno historial da máquina. Trata-se de um Audi A3 8P Sportback de Março de 2005, que foi comprado por mim em 2008 directamente na Alemanha num stand da Audi. Na altura lancei-me na aventura e fui à procura de um 1.9 TDI, com medo dos problemas que o pessoal se queixava dos 2.0. Após alguma procura (fui com o meu Pai na altura), lá nos decidimos por este menino pois não encontramos nenhum 1.9 ao preço pretendido, e como não queríamos lá ficar muito tempo lá compramos este, tinha ele cerca de 130000km. O senhor do stand garantiu que o carro estava todo stock, mostrou documentação das revisões todas feitas na marca, e referiu precisamente que o suposto problema da cabeça do motor já estaria resolvido visto este carro já ter a versão nova, que já vinha de fábrica. Lá acreditamos no homem, fizemos negócio e viemos para Portugal.

Até aqui tudo muito bem, o carro cumpria o que o homem disse e não apresentava sintoma de problema nenhum. Até que passado cerca de 1 ano, isto nos finais de 2009 e já com cerca de 160000km, comecei a ouvir uns ruidos ao apertar a embraiagem quando o carro estava frio (algo tipo óleo de fritar a temperatura muito elevada). Inicialmente não liguei e deixei andar, pois aquilo não acontecia sempre, e comentei com o meu mecânico que me disse que não devia ser grave uma vez que não fazia sempre o barulho. O tempo foi passando até que este ano esse mesmo barulho, e agora com ~230000km, o barulho deixou de ser só às vezes e passou a ser continuo, principalmente quando está frio. A juntar a este sintoma o carro vibra muito na zona da caixa de velocidades, principalmente quando se fazem recuperações, sendo que agora os ruidos são mesmo incomodativos. À uns dias atrás, aquando da ultima revisão, falei nisto ao mecânico, que me disse que certamente seria o volante do motor e que a reparação não seria nada barata, uma vez que se devia trocar a embraiagem ao mesmo tempo, pois esta apesar de ainda estar boa, está longe de estar nova.

Voltando atrás novamente, em meados de 2010, notei um outro problema, o carro de X em X tempo pedia-me água no radiador. Nunca em grande quantidade, mas bastava puxar mais pelo carro em auto estrada, velocidades acima dos 180, e ele berrava logo. Inicialmente pensava que fosse alguma fuga em algum tubo, que fosse ainda pequena, mas que com a pressão de andar mais rápido, que esta liberta-se um pouco de água. Fui ao mecânico, ele ligou um daqueles dispositivos de submeter pressão no sistema de água, e teste feito não houve fuga nenhuma. Na altura pensamos logo que seria a cabeça do motor (e eu lembrei-me das palavras do vendedor do stand na Alemanha que tinha dito que este carro supostamente já tinha esse problema corrigido :S ), mas uma vez que não era muita a quantidade que perdia o meu mecânico disse para continuar assim. Andei algum tempo e deixou de pedir água, até que com o aquecer do tempo, vinda do verão, voltou a acontecer de novo, mas na mesma com pouca quantidade perdida. Comecei a prestar atenção ao dar à chave se o carro fazia fumo branco, e realmente às vezes lá notava um pouco mas que imediatamente desaparecia. O tempo passou e até hoje, continua com os mesmos sintomas, mas sem agravar.

Por último, resta-me falar noutro problema, que começou poucos meses também após a compra, ou seja, em meados de 2009, e que até hoje ainda por cá mora, sendo que ultimamente com maior intensidade. Falo do facto de o carro pegar um pouco mal. De inicio pensava ser da bateria que ainda é de origem, que estivesse a dar o berro, mas comecei-me a aperceber que não. O carro pega mais facilmente em frio que em quente. Comentando com o mecânico e pelo que já li aqui pelo fórum, especialmente neste tópico, suponho que seja o típico problema do motor de arranque.

Resumindo, tenho 3 problemas que tenho resolver, cabeça do motor, volante do motor e motor de arranque. A juntar a isto, o carro não tarda muito chega aos 240000km e tenho que mudar a correia de distribuição e a bomba da água. Ou seja, estou f***** :S

O problema maior, é que como ando bastante (ultimamente tenho andado menos, para atenuar estes problemas), e tendo em conta que não sou o único a queixar-me, pelo que li mesmo depois de a reparação ser feita, o problema não fica solucionado para sempre, corro o risco de daqui a 3 anos ou 4, altura em que o carro se correr bem terá outros 100000 em cima, volte a ter que gastar dinheiro nele nos mesmo problemas, se não for antes claro.

Já pensei seriamente em vender o carro, mas o problema é que com estes problemas ninguém o quer, isto sem perder demasiado dinheiro. Já me falaram em trocar todo o conjunto de motor para o bloco da versão de 170cv (que nem sei se tal coisa é possível), pois nesta versão não deu tantos problemas.


Gosto bastante do carro, principalmente pelo prazer de condução que dá. Não sou de andar muito de devagar, mas também não sou nenhum street racer. Arranco sempre devagar, somente de embraiagem até, e evito ao máximo de puxar o carro acima das 3mil rotações. Nunca tive repo no carro, sempre teve stock.

Peço desculpa por este testamento, mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este assunto, e no meu lugar o que fariam.

Obrigado desde já por futuras respostas,

Cumpts.


Edit: Após um pouco mais de pesquisa sobre as cabeças dos PD140 encontrei a seguinte informação que não me deixa nada contente:



Esta info encontra-se em vários fóruns internacionais, o que segundo estas datas, o meu A3 sendo de 2005/03 seria de série com cabeça do tipo A, o que me leva a crer que a que tem neste momento que é do tipo B, já não deve ser a de fábrica (mais uma vez tenho indicios de ter sido enganado pelo vendedor alemão :S), mas sim uma substituta.

Se mesmo eu sendo bastante cuidadoso com o carro e não exagerando na condução agressiva, ele deu estes problemas, começo seriamente a pensar que a unica solução é vender o carro e comprar outro :(


Boas.

É sempre complicado ouvir estes relatos, e caso ajude, digo-lhe que estou com um mesmo problema á uns 3 anos!

O meu conta agora com 150k, tem a cabeça B, e água ele bebeu sempre, não me lembro de estar mais de 1 mês sem lhe meter água... isto já lá vai á muito, ando sempre com um litro de liquido na Mala 5 litros dura-me 4 meses mais o menos.
Desde inicio, este carro assustou-me muitas vezes, já tive uma fuga num tubo do circuito, já tive o radiador furado, um injetor que não se sabe pk quando o motor estava parado vertia Gasóleo o aumentava-me o Oléo, foi essa a justificação do mecânico, ficou resolvido o problema, mas neste momento está bom nesses aspectos todos, axo eu, e continua a gastar liquido...
Quando entrar o Verão vou lhe deitar um tápa fugas "já o tenho comigo á uns meses mas ainda não o deitei", e esperar que nada aconteça!
agora de inverno vai andar assim.
O oleo não aumenta "desde a reparação do tal problema no injetor", tem me descido sempre entre revisões, tudo ok. axo eu.
Tenho o carro reprogramado, neste momento está talvez demais para os problemas deste motor, mas vamos indo vamos vendo :S seja o que deus quiser.

Fumo branco quando está frio faz bastante, mas tambem sem o catalizador não seria de esperar que não fizesse nada...
Quanto a pegar mal, nunca aconteceu, mas tambem quando o reprogramei a primeira vez, tratei-lhe logo da saude, colocando o ficheiro a injectar um pouco de gasoleo antes, uns milisegundos, e assim evita o esforço do motor de arranque, bem como bateria, e não me assusta pk pega sempre de estálo ;)

Abraços.
E as melhoras.
 
Infelizmente é um mal geral destes carros, e o meu se a cabeça que já veio de origem, ao que vejo já esta a durar muito, Se foi trocada antes de eu o comprar, então vai na média do que o pessoal se queixa, que elas dão problemas antes dos 100mil km.

Eu adoro o carro pela condução que me dá, pelos consumos, e pelas prestações que tem em termos de recuperações e assim. Em auto estrada não gosto muito dele porque acho que acima de uma certa velocidade (+/-150km/h), ele parece um pouco um barco, mas é devido à suspensão estar um pouco alta e ser um pouco mole já que não é a versão s-line. Pelo menos suponho que seja disso. Mas em estrada nacional e assim, dos três carros que cá tenho em casa, este é o que me dá sem dúvida mais prazer de conduzir. Em contra partida, os outros carros não deram nem um terço dos problemas, sendo que no caso do Honda ainda está como saiu do stand. Tem aproximadamente 320mil Km, e até a embraiagem é de origem. Nunca levou nada mesmo, a não ser os filtros e calços nas revisões.

A juntar a estes factos, o meu mecânico não me anima nada a que gaste dinheiro com o A3, pois ele diz que o problema da cabeça vai-me chatear sempre e só me diz para despachar o carro :(. Será que as supostas novas cabeças com as tais referências mais recentes que a "C", não resolvem o problema por completo? Se resolvessem, ficava mais descansado e ainda pensaria em gastar um pouco de dinheiro nele, não digo já mas quando isto agravasse mais um bocado.

O problema do volante do motor, ou bimassa, já me mentalizei que vou ter que gastar dinheiro com ele, pois mesmo que queira vender o carro assim não consigo porque já está um pouco grave e ninguém o vai querer mesmo que o venda mais barato. E se assim for, meto a embraiagem junta e resolvo esse problema, e já agora se alguém tiver algum conselho de algo que se deva fazer junto com esta operação é bem vindo ;)

O motor de arranque, acho que vai continuar como esta até berrar de vez. Ou então se um dia me lembrar fazer repo ao bicho talvez faça o que já alguns aqui sugeriram, sendo que não sei se me agrada muito esta solução :S

Se o bicho não desse estes problemas, este dinheiro que vai ser gasto nisto, seria para fazer umas mods, que sempre tive em mente desde que o comprei, mas que até agora só as jantes foram metidas (e não era bem o que queria mas pronto).
 
Infelizmente é um mal geral destes carros, e o meu se a cabeça que já veio de origem, ao que vejo já esta a durar muito, Se foi trocada antes de eu o comprar, então vai na média do que o pessoal se queixa, que elas dão problemas antes dos 100mil km.

Eu adoro o carro pela condução que me dá, pelos consumos, e pelas prestações que tem em termos de recuperações e assim. Em auto estrada não gosto muito dele porque acho que acima de uma certa velocidade (+/-150km/h), ele parece um pouco um barco, mas é devido à suspensão estar um pouco alta e ser um pouco mole já que não é a versão s-line. Pelo menos suponho que seja disso. Mas em estrada nacional e assim, dos três carros que cá tenho em casa, este é o que me dá sem dúvida mais prazer de conduzir. Em contra partida, os outros carros não deram nem um terço dos problemas, sendo que no caso do Honda ainda está como saiu do stand. Tem aproximadamente 320mil Km, e até a embraiagem é de origem. Nunca levou nada mesmo, a não ser os filtros e calços nas revisões.

A juntar a estes factos, o meu mecânico não me anima nada a que gaste dinheiro com o A3, pois ele diz que o problema da cabeça vai-me chatear sempre e só me diz para despachar o carro :(. Será que as supostas novas cabeças com as tais referências mais recentes que a "C", não resolvem o problema por completo? Se resolvessem, ficava mais descansado e ainda pensaria em gastar um pouco de dinheiro nele, não digo já mas quando isto agravasse mais um bocado.

O problema do volante do motor, ou bimassa, já me mentalizei que vou ter que gastar dinheiro com ele, pois mesmo que queira vender o carro assim não consigo porque já está um pouco grave e ninguém o vai querer mesmo que o venda mais barato. E se assim for, meto a embraiagem junta e resolvo esse problema, e já agora se alguém tiver algum conselho de algo que se deva fazer junto com esta operação é bem vindo ;)

O motor de arranque, acho que vai continuar como esta até berrar de vez. Ou então se um dia me lembrar fazer repo ao bicho talvez faça o que já alguns aqui sugeriram, sendo que não sei se me agrada muito esta solução :S

Se o bicho não desse estes problemas, este dinheiro que vai ser gasto nisto, seria para fazer umas mods, que sempre tive em mente desde que o comprei, mas que até agora só as jantes foram metidas (e não era bem o que queria mas pronto).

Colega o que posso dizer é que a tal cabeça C não dá problemas, digo isto porque eu pessoalmente não conheço ninguem com o problema da agua como acontece nas A e B, numa cabaça C, porque mesmo a C continua a haver o problema da agua desaparecer de vez em quando...

O bi-massa, o meu levou aos 120.000 por estupidez do mecãnico "Garantia", o que me interessa á que está novo... embareagem quando tiver de ser, será por uma tipo meio reforçada....

A tal alteração para o arranque do motor a quente, é algu que não estraga nada, pelo que me explicaram, só ajuda a não estragar, o problema/desvantagem que isso traz, é haver uma bolinha de fumo "preta - quando o carro está mesmo quente", ou branca quando está frio e o motor já n está nos 90º. que é o gasóleo que não ficou queimado... alem disso nada a apontar. para o que entendo da coisa...

Quanto ao continuar a investir no carro, coloco a questão, não havendo a possibilidade de comprar um carro "usado ou novo" com menos KM, vale a pena investir. caso contrário é ir investindo lentamente...

Quanto á cabeça, para retardar os problemas, apostar num tapa fugas etc etc etc e adiar o problema, porque supostamente a Cabeça B Trocada na marca é para durar mais. pessoalmente não conheço casos de troca dessa mesma... o meu vai com uns 150k e o problema da agua já existe á muito tempo. desde inicio.

Abraços
 
Last edited:
O problema da cabeça vai ficar assim pois como já disse antes não é assim muito grave. Vim fazer as questões para o caso de vir a ter mesmo que trocar, saber qual a melhor opção para minimizar o problema a longo prazo.

O bimassa no meu caso tem mesmo que levar, junto com a embraiagem que apesar de ainda servir para andar, já tem muito pouca força, e uma pessoa que não esteja habituada ao carro deixa-o ir abaixo constantemente.

O motor de arranque se reprogramar o carro poderei ver isso, mas para já está fora de questão. Se fizesse uma repo seria no máximo para uns ~170/180cv com aumento de binário, logo penso que uma embraiagem normal não seria problema, certo?

Opção de comprar mais recente e com menos km's, está em aberto, pois apesar de haver a disponibilidade para isso, se se poder evitar tenta-se não o fazer porque hoje temos disponibilidade no entanto não sabemos o dia de amanha, logo quanto menos despesas melhor.

Mods no carro, tenho algumas coisas que gostava de fazer mais pelo meu carro ser a versão base, com pouquíssimos extras e era mais numa de enriquecer um bocado o argolas a fim de o tornar mais "apetecível", como volante em pele, ou um radio melhor que a desgraça do "Audi Concert II", películas nos vidros, rebaixar um pouco para o nível dos S-line, porque este está tipo "jeep", ponteiras de escape cromadas, melhor iluminação, enfim muita coisa que seria aos poucos feita, mas que com estas despesas que vou tendo, perco um bocado a vontade de o fazer :(
 
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