Pessoal aproveito este tópico para expor o meu caso e também pedir opinião aos mais entendidos sobre o que posso/devo fazer para resolver os problemas que estou a ter com o carro.
Para começar vou deixar um pequeno historial da máquina. Trata-se de um Audi A3 8P Sportback de Março de 2005, que foi comprado por mim em 2008 directamente na Alemanha num stand da Audi. Na altura lancei-me na aventura e fui à procura de um 1.9 TDI, com medo dos problemas que o pessoal se queixava dos 2.0. Após alguma procura (fui com o meu Pai na altura), lá nos decidimos por este menino pois não encontramos nenhum 1.9 ao preço pretendido, e como não queríamos lá ficar muito tempo lá compramos este, tinha ele cerca de 130000km. O senhor do stand garantiu que o carro estava todo stock, mostrou documentação das revisões todas feitas na marca, e referiu precisamente que o suposto problema da cabeça do motor já estaria resolvido visto este carro já ter a versão nova, que já vinha de fábrica. Lá acreditamos no homem, fizemos negócio e viemos para Portugal.
Até aqui tudo muito bem, o carro cumpria o que o homem disse e não apresentava sintoma de problema nenhum. Até que passado cerca de 1 ano, isto nos finais de 2009 e já com cerca de 160000km, comecei a ouvir uns ruidos ao apertar a embraiagem quando o carro estava frio (algo tipo óleo de fritar a temperatura muito elevada). Inicialmente não liguei e deixei andar, pois aquilo não acontecia sempre, e comentei com o meu mecânico que me disse que não devia ser grave uma vez que não fazia sempre o barulho. O tempo foi passando até que este ano esse mesmo barulho, e agora com ~230000km, o barulho deixou de ser só às vezes e passou a ser continuo, principalmente quando está frio. A juntar a este sintoma o carro vibra muito na zona da caixa de velocidades, principalmente quando se fazem recuperações, sendo que agora os ruidos são mesmo incomodativos. À uns dias atrás, aquando da ultima revisão, falei nisto ao mecânico, que me disse que certamente seria o volante do motor e que a reparação não seria nada barata, uma vez que se devia trocar a embraiagem ao mesmo tempo, pois esta apesar de ainda estar boa, está longe de estar nova.
Voltando atrás novamente, em meados de 2010, notei um outro problema, o carro de X em X tempo pedia-me água no radiador. Nunca em grande quantidade, mas bastava puxar mais pelo carro em auto estrada, velocidades acima dos 180, e ele berrava logo. Inicialmente pensava que fosse alguma fuga em algum tubo, que fosse ainda pequena, mas que com a pressão de andar mais rápido, que esta liberta-se um pouco de água. Fui ao mecânico, ele ligou um daqueles dispositivos de submeter pressão no sistema de água, e teste feito não houve fuga nenhuma. Na altura pensamos logo que seria a cabeça do motor (e eu lembrei-me das palavras do vendedor do stand na Alemanha que tinha dito que este carro supostamente já tinha esse problema corrigido :S ), mas uma vez que não era muita a quantidade que perdia o meu mecânico disse para continuar assim. Andei algum tempo e deixou de pedir água, até que com o aquecer do tempo, vinda do verão, voltou a acontecer de novo, mas na mesma com pouca quantidade perdida. Comecei a prestar atenção ao dar à chave se o carro fazia fumo branco, e realmente às vezes lá notava um pouco mas que imediatamente desaparecia. O tempo passou e até hoje, continua com os mesmos sintomas, mas sem agravar.
Por último, resta-me falar noutro problema, que começou poucos meses também após a compra, ou seja, em meados de 2009, e que até hoje ainda por cá mora, sendo que ultimamente com maior intensidade. Falo do facto de o carro pegar um pouco mal. De inicio pensava ser da bateria que ainda é de origem, que estivesse a dar o berro, mas comecei-me a aperceber que não. O carro pega mais facilmente em frio que em quente. Comentando com o mecânico e pelo que já li aqui pelo fórum, especialmente neste tópico, suponho que seja o típico problema do motor de arranque.
Resumindo, tenho 3 problemas que tenho resolver, cabeça do motor, volante do motor e motor de arranque. A juntar a isto, o carro não tarda muito chega aos 240000km e tenho que mudar a correia de distribuição e a bomba da água. Ou seja, estou f***** :S
O problema maior, é que como ando bastante (ultimamente tenho andado menos, para atenuar estes problemas), e tendo em conta que não sou o único a queixar-me, pelo que li mesmo depois de a reparação ser feita, o problema não fica solucionado para sempre, corro o risco de daqui a 3 anos ou 4, altura em que o carro se correr bem terá outros 100000 em cima, volte a ter que gastar dinheiro nele nos mesmo problemas, se não for antes claro.
Já pensei seriamente em vender o carro, mas o problema é que com estes problemas ninguém o quer, isto sem perder demasiado dinheiro. Já me falaram em trocar todo o conjunto de motor para o bloco da versão de 170cv (que nem sei se tal coisa é possível), pois nesta versão não deu tantos problemas.
Gosto bastante do carro, principalmente pelo prazer de condução que dá. Não sou de andar muito de devagar, mas também não sou nenhum street racer. Arranco sempre devagar, somente de embraiagem até, e evito ao máximo de puxar o carro acima das 3mil rotações. Nunca tive repo no carro, sempre teve stock.
Peço desculpa por este testamento, mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este assunto, e no meu lugar o que fariam.
Obrigado desde já por futuras respostas,
Cumpts.
Edit: Após um pouco mais de pesquisa sobre as cabeças dos PD140 encontrei a seguinte informação que não me deixa nada contente:
Esta info encontra-se em vários fóruns internacionais, o que segundo estas datas, o meu A3 sendo de 2005/03 seria de série com cabeça do tipo A, o que me leva a crer que a que tem neste momento que é do tipo B, já não deve ser a de fábrica (mais uma vez tenho indicios de ter sido enganado pelo vendedor alemão :S), mas sim uma substituta.
Se mesmo eu sendo bastante cuidadoso com o carro e não exagerando na condução agressiva, ele deu estes problemas, começo seriamente a pensar que a unica solução é vender o carro e comprar outro