ainda não vi ninguém dizer que mudar o óleo de 10 em 10mil que é a solução....
o que eu vi foi aconselharam quem tem carros com este motor ao fazê-lo, i.e., reduzir os intervalos entre revisões.
Agora pergunta a essa pessoa alguma vez mandou abrir a tampa do motor para ver se estava tudo bem, tipo quando ia fazer a revisão pedir para darem uma espreitadela? Fazer uma revisão preventiva por assim dizer.... O facto de ele ter tido o problema responde à minha pergunta. Nunca se preocupou. O ditado "Mais vale previnir que remediar" encaixa aqui na perfeição.
Agora é verdade sim, mudar o óleo com mais frequência, ajuda e bastante, sobretudo se o oleo que se usa não é do melhor, então aneste caso DEVE-SE reduzir o intervalo das revisões, mas não para 10 em 10mil mas sim de 5 em 5 mil. Cada vez que vou à revisão, só em óleo são mais de €100. Isto só o produto...
Agora o facto de se ter este cuidado, não dá carta branca para se desleixar em relação ao resto...
Acho que quem compra um carro com este motor deve estar consciente que está a comprar uma bomba, mas que se abanarmos muito ou a deixarmos cair ela pode explodir. Daí haver uma necessidade absoluta de "TLC" como dizem os cámones (Tender Loving Care). É porque é muito bonito ter jantes do tamanho de jantes de trator, vidros fumados, a carroçaria a brilhar mais que quando veio de fábrica, etc etc mas depois negligenciar o que realmente importa, o coração da máquina....