Concordo plenamente com o que foi escrito em cima, agora a questão começou toda por ser normal fundamentando que até a própria marca faz menção ao consumo de óleo.
Tudo o que foi escrito obviamente que, para nós que andamos neste mundo, irá influenciar um desgaste muito menor do motor e seus componentes mas iremos colocar as coisas da seguinte maneira:
Eu sou uma pessoa que não percebe nada de carros, vou a um stand e compro um carro com determinadas caractristicas de performance certamente que irei explorar o carro ao máximo, não digo todos os dias mas vai haver alturas em que irei tentar tirar o máximo partido do motor não passando os limites que a marca impõe. Eu não vou estar, sinceramente, preocupado em andar a seguir os procedimentos que acima foram acima descritos, e bem, para uma maior fiabilidade.
Existem até casos em que não é incrementada qualquer tipo de potência adicional mas sim alguns componentes para maior fiabilidade como radiadores, etc...
Com isto tudo quero reforçar a minha opinião que não é normal eu ter um carro que cosuma 1 litro de óleo a cada 1000 km's mas também reforçar que existem parâmetros que a própria marca chama de limites e se esses limites forem cumpridos não vejo razão para um motor, indepentemente de andar às 4000 (até porque o autor do tópico fala entre 3000/4000), ter tanto consumo de óleo.
Parabéns pelo teu post Pedro Sousa.