Problema de oleo no motor

Se acham que andar 200km as 4000rpm faz bem ao motor devem continuar assim

Se no livro diz que pode consumir até um litro de óleo por cada 1000 km's então qual é a velocidade máxima para este motor que vem no livro? Certamente que será mais do que 200 km's/h. Velocidade máxima anunciada pela marca será a velocidade fiável que o motor pode aguentar, logo, os parâmetros anunciados pela marca são conclusivos após longos testes a motores em variadíssimas condições.

Just my opinion ;)
 
Um dia que eu tenha um carro a consumir 1 litro de óleo a cada 1000 km's é logo colocado à venda? Peço desculpa, e como não percebo nada, por andar em regimes mais altos o carro a cada 1000 km's consome 1 litro de óleo? Então um dia que me apeteca fazer uma ida ao Algarve a fundo? Não posso fazer?

Já não basta o preço do diesel por litro agora faz as contas ao preço do litro de óleo também. É verdade que vem essa advertência no livro, mas há quem contraponha com o que também vem no livro, ou seja, cada muda de óleo corresponde a um intervalo de km's.

Fazendo as contas a cada intervalo de revisão o motor leva 15 litros de óleo até à próxima revisão? Ridiculo. Se andar nas 3000/4000 faz beber um litro de óleo... é algo que dá que pensar.

Eu tive um motor vag 1.4 16v AUB 101cv num Skoda Fabia que me bebia cerca de 1L a cada 1200km em condução normal.
No manual dizia textualmente que um consumo de até 1L por cada 1000km era considerado normal
E quando fui ao concessionário, não só obtive a mesma resposta, como ainda me foi mostrada uma tabela indicativa de consumo de óleo estimado por cada mil rpm.
Vendi o carro 20.000km depois, farto de ter de atestar 1L de óleo no motor a cada 2 depositos de gasosa.

E nunca tive nada babado a não ser a parte do recuperador de vapores de óleo até à EGR, MESMO depois de gastar 100 brasas num novo.
 
Tudo depende da composicão interna dos componentes existentes no bloco, o que não falta aí são carros a diesel a fazer 5000 rpm.
Tava na ironia lol

o meu faz 5 mil :)

Mal faz porque até ando calminho mas se eu quiser e so pisar lol

- - - - - - - - - -

Épa estamos a entrar numa guerra sem pés nem cabeça.
Se acham que andar 200km as 4000rpm faz bem ao motor devem continuar assim
quanto ao consumo de oléo o rapaz acabou de fazer 1400 ou 1500 km em condução muderada
e o que foi que aconteçeu? não bebeu oléo
Agora se ele andar de manha a noite sempre no aço ou seja a fundo
vai gastar oléo ainda para mais se não for o indicado para o motor.
Uma coisa é certa de fap ele não se vai queixar
estes motores ja gastão oléo, assim então é normal que tenha mais desgaste logo
maior consumo de oleo certo?
Agora se ele disse-se epa ando nas calmas todos os dias e em 1000km meto 1lt de oléo
ai sim ja lhe dizia para ele ir ao mecanico

abraços
qualquer coisa apita
Para ti andar 200 kms por volta das 4000 rpm fode o motor no que?
 
Há aqui conceitos e ideias que me estão a escapar....

Para mim é óbvio que, mais rotação fará com que:

- Exista mais calor para dissipar por atrito

- A pelicula de lubrificante (presente na parede do cilindro) sofra mais carga térmica

- Se o regime máximo são 4800 RPM, então 4000 RPM são 83% do regime máximo do motor.

- Se circulo mais tempo ás 4000 RPM então o pistão passa mais vezes efectivas, na mesma quantidade de tempo, do que se andasse ás 2500 rpm...

- É normal associar um maior desgaste a um maior numero de passagens, ou de ocorrência de um certo acontecimento cíclico, em que se liberta calor devido a fricção...

- O estilo de condução e os regimes utilizados influenciam o consumo de óleo.

- O uso do correcto tipo de lubrificante influencia, o desgaste interno do motor, os consumos de óleo e a duração do mesmo motor.


Para mim depende de como são feitos os km's, o consumo de óleo em condições normais de funcionamento do motor é influenciado pela condução.

- O condutor aguarda que o motor aqueça para elevar o regime do motor?

- O que é um motor quente, aquele em que o anticongelante está a 90ºC e o oleo ainda a 70?

- O condutor após km's a alto regime aguarda um pouco antes de desligar o motor?

- A manutenção é feita correctamente e a tempo e horas?

- É utilizado sempre o lubrificante com as especificações indicadas pelo fabricante?

Agora aqui um à parte.... Eu ando a diesel e não acho uma condução normal conduzir ás 4000 Rpm aliás raramente ando a essa RPM, da mesma forma que no 1.8T raramente ando ás 6000RPM...
 
Há aqui conceitos e ideias que me estão a escapar....

Para mim é óbvio que, mais rotação fará com que:

- Exista mais calor para dissipar por atrito

- A pelicula de lubrificante (presente na parede do cilindro) sofra mais carga térmica

- Se o regime máximo são 4800 RPM, então 4000 RPM são 83% do regime máximo do motor.

- Se circulo mais tempo ás 4000 RPM então o pistão passa mais vezes efectivas, na mesma quantidade de tempo, do que se andasse ás 2500 rpm...

- É normal associar um maior desgaste a um maior numero de passagens, ou de ocorrência de um certo acontecimento cíclico, em que se liberta calor devido a fricção...

- O estilo de condução e os regimes utilizados influenciam o consumo de óleo.

- O uso do correcto tipo de lubrificante influencia, o desgaste interno do motor, os consumos de óleo e a duração do mesmo motor.


Para mim depende de como são feitos os km's, o consumo de óleo em condições normais de funcionamento do motor é influenciado pela condução.

- O condutor aguarda que o motor aqueça para elevar o regime do motor?

- O que é um motor quente, aquele em que o anticongelante está a 90ºC e o oleo ainda a 70?

- O condutor após km's a alto regime aguarda um pouco antes de desligar o motor?

- A manutenção é feita correctamente e a tempo e horas?

- É utilizado sempre o lubrificante com as especificações indicadas pelo fabricante?

Agora aqui um à parte.... Eu ando a diesel e não acho uma condução normal conduzir ás 4000 Rpm aliás raramente ando a essa RPM, da mesma forma que no 1.8T raramente ando ás 6000RPM...


Concordo plenamente com o que foi escrito em cima, agora a questão começou toda por ser normal fundamentando que até a própria marca faz menção ao consumo de óleo.

Tudo o que foi escrito obviamente que, para nós que andamos neste mundo, irá influenciar um desgaste muito menor do motor e seus componentes mas iremos colocar as coisas da seguinte maneira:

Eu sou uma pessoa que não percebe nada de carros, vou a um stand e compro um carro com determinadas caractristicas de performance certamente que irei explorar o carro ao máximo, não digo todos os dias mas vai haver alturas em que irei tentar tirar o máximo partido do motor não passando os limites que a marca impõe. Eu não vou estar, sinceramente, preocupado em andar a seguir os procedimentos que acima foram acima descritos, e bem, para uma maior fiabilidade.

Existem até casos em que não é incrementada qualquer tipo de potência adicional mas sim alguns componentes para maior fiabilidade como radiadores, etc...

Com isto tudo quero reforçar a minha opinião que não é normal eu ter um carro que cosuma 1 litro de óleo a cada 1000 km's mas também reforçar que existem parâmetros que a própria marca chama de limites e se esses limites forem cumpridos não vejo razão para um motor, indepentemente de andar às 4000 (até porque o autor do tópico fala entre 3000/4000), ter tanto consumo de óleo.

Parabéns pelo teu post Pedro Sousa.
 
Meu carro no antigo dono fazia Cascais - Lisboa todos os dias pela A5 disse me ele velocidades entre 210/220 comprei com 113 mil kms ... Aos 108 mil kms a cabeça berrou e por acaso falou se em ele vender o carro e eu falei logo com o proprietário para ficar com o carro. Bloco está como novo problemas que o carro tenha dado excepto a cabeça 0 ...

Vou dar o exemplo do meu para não falar em outros..

Quando meti material no meu carro andei um tempo a dar boa esfrega no carro e posso dizer que era acima das 4000 bem acima e em 10 mil KMS meu carro gastou 0.8 L ... Cada motor é o seu motor uns gastam muito mais que outros.

O gastar óleo como e normal quanto mais rotação tem tendência para gastar, agora ir numa condução normal até as 4 mil rpm e depois ir constante a única coisa que pode provocar é + desgaste , vejo aqui pessoas a dizer que fode o motor etc, então o carro parado estraga , andar devagar também estraga. Desgaste é maior mas continuo a dizer prefiro um carro andar nas 4000 rpm sempre que um carro que faça 200KMS diários do q a destrocar mudanças, chegamos aos 200 mil e vemos quem tem mais desgaste :)

Va tambem posso dizer que ja vi um A4 B6 1.9TDI a fazer 3000 e a levar 5 L de oleo :) Afinal nao e so o A3 ahah

- - - - - - - - - -

Concordo plenamente com o que foi escrito em cima, agora a questão começou toda por ser normal fundamentando que até a própria marca faz menção ao consumo de óleo.

Tudo o que foi escrito obviamente que, para nós que andamos neste mundo, irá influenciar um desgaste muito menor do motor e seus componentes mas iremos colocar as coisas da seguinte maneira:

Eu sou uma pessoa que não percebe nada de carros, vou a um stand e compro um carro com determinadas caractristicas de performance certamente que irei explorar o carro ao máximo, não digo todos os dias mas vai haver alturas em que irei tentar tirar o máximo partido do motor não passando os limites que a marca impõe. Eu não vou estar, sinceramente, preocupado em andar a seguir os procedimentos que acima foram acima descritos, e bem, para uma maior fiabilidade.

Existem até casos em que não é incrementada qualquer tipo de potência adicional mas sim alguns componentes para maior fiabilidade como radiadores, etc...

Com isto tudo quero reforçar a minha opinião que não é normal eu ter um carro que cosuma 1 litro de óleo a cada 1000 km's mas também reforçar que existem parâmetros que a própria marca chama de limites e se esses limites forem cumpridos não vejo razão para um motor, indepentemente de andar às 4000 (até porque o autor do tópico fala entre 3000/4000), ter tanto consumo de óleo.

Parabéns pelo teu post Pedro Sousa.
No A3 que é um carro em que a cabeça não foi grande coisa por radiador de gasoleo e oleo faz imensa diferença principalmente a poupar a cabeça ;)
 
Last edited:
tanta confusão por uma coisa tão simples...
é lógico q ir constantemente num diesel às 4000 rpms provoca mais desgaste e maior probabilidade de consumir oleo, do q se for às 2000 ou 3000 rpms... maior desgaste na mecânica...
e claro q andar sempre em cidade tb provoca mais desgaste em tudo, mecânica, suspensões, embraiagem e caixa, travões, etc...

agora consumir 1 lt de oleo em 1000 kms só é normal se forem feitos a puxar pela mecânica...
e quando criam um motor, não sabem se vai andar sempre abaixo das 2000 rpms, ou sempre acima das 4000 rpms...
agora cada motor é um motor, há motores que têm mais tendencia a beber oleo quando puxam por eles, e neste caso é o q acontece neste motor... e por isso a marca informa desse aspecto...
mas um pd130 tb deve beber oleo se andar sempre a fundo...

uma das razões para um diesel por norma fazer mais kms q um gasolina é porq não fazem tanta rpm...
 
E verdade sim um motor parado também se estraga e andar em cidade também se estraga
E por isso que existe uma coisa que se chama manutenção e para o desgaste
Mas pronto nao me vou alongar mais com isso se nao nunca mais saiamos daqui
Eu nao disse que code o motor apenas quiz dizer que nao lhe da muita saúde mas se acham o contrario por mim tudo bem

Abraços
Ps: quanto ou resto o Pedro Sousa já disse tudo
 
Back
Top