Prós e Contras - CV

Ou então és filhinho de papá que tem muitos conhecimentos e complementa as tuas competências e mais valias que te distinguem dos demais.
Ou ainda como és um menino com mesada (boa) mesmo depois de tirares o teu super curso, podes dar-te ao luxo de andares a entregar currículos em mão e gastares o que calhar em deslocações uma vez que o dinheiro não é problema.

Os milhares de professores que estão sem trabalho (e sem desemprego) nas candidaturas online vão mostrar que têm produto para vender como?

Nem mais... mais um exemplo...
Só quando uma pessoa se vê nessas circuntancias é que sabe dar o valor. Quem não está ou nunca esteve, nunca saberá...
Mas o "Miguel" é que sabe... Portanto, vão 100.000 dos 600.000 desempregados fazer o mesmo que o "Miguel" fez, e vamos ver quantos empresários vão começar a fugir, ou nem de "entrevistas" querem ouvir falar...

Vocês estão aqui numa batalha campal.. cuidado com vocês :D

Estão a ser radicais nos extremos, o "rapaz" tem razão do ponto de vista dele, (até porque está a promover o seu produto), mas não deixa de ter razão. O empresário pega nos 100/200 CVs e ao final do 3º/4º já está a ir tudo para o cesto dos papeis.

Por outro lado há empresários que não querem saber de quem está, até por vezes com entrevistas marcadas e depois "c@gam" nisso.

Por isso não vale a pena fazer disto uma batalha campal. Existe razão dos dois pontos de vista, independentemente do que digam, é como a velha história do existem pessoas de bons valores e existem pessoas ruins que não fazem cá falta.

Tenho dito...!

Epá....o rapaz tem um discurso engraçado e na sua maioria correcto.
No meu entender, falha gravemente num aspecto : na imagem quase idílica que tenta dar dos Empresários/Patrões/Empregadores.
São muito poucos em Portugal os que têm a visão que ele tenta demonstrar acerca deles. No mundo das IT's até pode ser que sim, mas no resto, muito poucos serão assim. Na sua maioria, não têm o pensamento que ele fala de olhar olhos nos olhos, entre Patrão e Empregado. Na sua maioria, mesmo com possibilidades, querem é o máximo de empregados precários, etc, etc, etc.

Agora há um ponto, que nesse, ele acerta em cheio, e sempre foi a minha maneira de ver as coisas. Uma boa parte da malta que sai hoje das universidades, não saem preparados para o mundo de trabalho e além da gravidade desta situação, ainda temos a "mania" que eles têm que se acham cheios de direito e muitos deles não estão preparados para batalhar por um emprego seja bom, razoável ou mau, para assim, começarem a "capitalizar o investimento que foi feito, para tirar o canudo".

Agora em relação ao resto da discussão, acho que vocês estão a extremar as coisas e quando assim é, o resultado nunca é bom!

essa de generalizar (sim generalizar pois nao vi aqui quase ninguem dizer "alguns dos licenciados") que os recem licenciados que saem com o canudo fresquinho e tem a mania que estão cheio de direitos é uma treta. Não digo que nao existem, pois existem, mas na maioria das vezes o que acontece é supostamente o contrario. Pois quando um recem licenciado entra numa nova empresa, por exemplo engenheiro, aparecem de imediato observações do tipo, mas um espertinho que tem a mania que sabe tudo.... e nem se dão ao trabalho de lidar/colaborar/comunicar com essa pessoa.
Acho piada as pessoas que fazem esse comentário e que na vida lidaram com 1,2 ou até 10 licenciados num universo de milhares... mas pronto, por vezes parece que existem certos complexos (inferioridade) de algumas pessoas quando não existe razão nenhuma para tal

Exactamente...
Tem que saber dar um "extra" ao entrevistador..............................

Tem que mostrar ao entrevistador isso mesmo que dizes... "que o curriculo é igual aos outros porque assim o obrigam mas que ele é diferente por isto, aquilo, assado e cozido"...
Tem que dizer que fez birra com o fulano tal porque o obrigou a enviar o curriculo por ctt mas ele queria entregar em mão...
Tem que mostrar que sabe do assunto mais que os outros todos e que tem enormes perspectivas para o futuro...

Actualmente tem que demonstrar que está a par da conjuntura e que lhe preocupa a situação financeiras das empresas..

Tanta maneira de fazer bolos........................................... agora agarrar no curriculo e meter nos ctt ou ainda melhor, por mail?!?! LOLOL

É essa a visão do "Miguel"... mas claro que sem se ouvir como deve ser, pode não se perceber na totalidade.. ;)

É mesmo isso! TU percebes-te!

Tem que se marcar a diferença!

O gajo tem um bocadinho ar de trolha, mas vende bem o seu peixe, repete-se muitas vezes e o pessoal até acha graça ao estilo "tás a ver".

Nada diz de novo e é um pouco demagogo, é a minha opinião.

Isto também abrange na área da política?:p
É que se vê tantos doutores e engenheiros que até tapete vermelho lhes espalham e entretanto é cada derrapanso na áreas supostas deles que até mete medo....:green:

Quanto ao fulano, tem razão sim senhor.
Lá por se ter um papel não o faz experiente no trabalho. Um que ande a exercer uma determinada profissão sem canudo faz ver aquele que tem o tem.
Há muita gente que tem canudo e são o ai meu Deus....azelhas, entenda-se :p

... Pois quando um recem licenciado entra numa nova empresa, por exemplo engenheiro, aparecem de imediato observações do tipo, mas um espertinho que tem a mania que sabe tudo.... e nem se dão ao trabalho de lidar/colaborar/comunicar com essa pessoa.....

...o problema é exactamente ao contrário...e olha que lido com dezenas e dezenas deles...
...eles não sabem e têm vergonha de perguntar, de aprender...e ainda,os que têm a mania que sabem tudo e tornam-se arrogantes quando as asneiras deles surgem e tratam de deitar a culpa para os "menos" graduados...e depois chega-se ao ponto de teres que lhes ensinar a formatar uma disquete (no tempo que as havia)...a Engs Informáticos...
...e pela experiência que tenho com ele...esta é a generalidade e não a excepção....e digo isto infelizmente, porque se fosse ao contrário, teriamos gente mais capaz e empresas com mais sucesso!!!

...o problema é exactamente ao contrário...e olha que lido com dezenas e dezenas deles...
...eles não sabem e têm vergonha de perguntar, de aprender...e ainda,os que têm a mania que sabem tudo e tornam-se arrogantes quando as asneiras deles surgem e tratam de deitar a culpa para os "menos" graduados...e depois chega-se ao ponto de teres que lhes ensinar a formatar uma disquete (no tempo que as havia)...a Engs Informáticos...
...e pela experiência que tenho com ele...esta é a generalidade e não a excepção....e digo isto infelizmente, porque se fosse ao contrário, teriamos gente mais capaz e empresas com mais sucesso!!!

pois a experiencia que tenho, e posso-te dizer que ja trabalhei e trabalho nao com dezenas mas com centenas de eng., é que nao vai de encontro ao que dizes. secalhar tiveste azar ou já tas a pensar inconscientemente da maneira que referi mais atrás...
posso-te dizer que a profissão onde vejo mais arrogancia em recem-licenciados é na area da saude, mais propriamente médicos...

O homem está cheio de razão do que diz..... Eu eu posso dar o meu exemplo...

Dia 17 de Agosto comecei a procurar emprego e no mesmo dia consegui marcar uma entrevista de emprego na área que gosto e numa boa empresa (vendedor auto na MBM mobile).. Passado dois dias tive a entrevista cheguei lá dei o meu CV e o senhor que me estava a entrevistar disse que não precisava, para eu falar com ele e o convencer que tinha lugar na empresa e porque..

Foi o que eu fiz.. Falei na boa com ele (com muito à vontade mas respeito claro), fui convincente no que disse mostrei vontade e conhecimento sobre a área (mesmo não tendo experiência)...

Nesse dia ele disse que me voltava a contactar e assim foi, marcou uma reunião com uns directores falamos de novo e tal eles gostaram viram que tinha vontade de trabalhar e pronto dia 1 de Setembro começo....

Este primeiro mês é uma espécie de estágio (com ajudas de despesas) para eu mostrar que realmente quero e consigo vingar no ramo e depois então se os convencer fazem-me uma proposta de contrato.

Uma pessoa tem é que ir à luta e à procura não esperar que as oportunidades lhe apareçam...

Epá eu estou como diz o h0ffman... Estou neste momento a olhar para 3 licenciados em Eng. Informatica e nenhum deles entra no retrato que fazes deles.... Daqui a pouco chegam mais 2, e continuo a dizer que nenhum deles se encaixa no retrato...

Depois abro a porta da sala, olho para mais 60 (!?), bem não os "conheço" todos, mas aqueles que conheço continua a ser complicado encaixa-los nesse retrato :p :p

Mas pronto.. esta conversa também já nada tem a ver com a inicial ;)

Epá eu estou como diz o h0ffman... Estou neste momento a olhar para 3 licenciados em Eng. Informatica e nenhum deles entra no retrato que fazes deles.... Daqui a pouco chegam mais 2, e continuo a dizer que nenhum deles se encaixa no retrato...

Depois abro a porta da sala, olho para mais 60 (!?), bem não os "conheço" todos, mas aqueles que conheço continua a ser complicado encaixa-los nesse retrato :p :p

Mas pronto.. esta conversa também já nada tem a ver com a inicial ;)

Aceito que cada 1 conheça uma realidade diferente e se discuta essa diferença.
Não aceito é que para demarcar uma opinião das outras se use a desculpa de complexos de inferioridade.
Aqui o que mais há é licenciados e sinceramente, são provavelmente a parte mais podre da "coisa", ainda que (alguns sejam ) necessários, na sua maioria, não mostram empenho, disponibilidade de aprender com quem cá está e tem experiência, não têm qualquer humildade, não lhes falta arrogância e até má educação. Mas uma coisa tb é certa, muitos, andam cá, graças a "ricas cunhas" e outros, não têm a mínima vocação para a "coisa".
No entanto, olhando para o mercado de trabalho, o ordenado não é mau e emprego aqui é estável e não estão para se chatearem muito para lutarem no sentido de arranjar qualquer coisinha dentro da sua vocação e aqui sim, entra a discurso inicial.
Não tem nada a ver com complexos de inferioridade. É a realidade que conheço faz muitos anos. Até porque, tenho ordenado equivalente à maioria deles e se for preciso até os mando fazer qualquer coisinha...

Vá não sejas assim que ainda não te disse nada disso oh "minorca" :green:

Há exemplos para tudo... É a parte boa da discussão :p :p

Não enfies barretes que não são para ti!!!!

Minorca? Quando me vires pela frente....até foges.....LOL
E claro que há exemplos para tudo...mas podemos expor o que conhecemos sem dizer que o exposto por terceiros, só porque não condiz com o nosso, está inflamado por complexos!

Não enfies barretes que não são para ti!!!!

Minorca? Quando me vires pela frente....até foges.....LOL
E claro que há exemplos para tudo...mas podemos expor o que conhecemos sem dizer que o exposto por terceiros, só porque não condiz com o nosso, está inflamado por complexos!

mas pelos vistos enfias-te um que tambem não era para ti. pois pelo pouco que te conheço nao me pareceste assim..........

Back