Nem de propósito, falei hoje com o meu mediador de seguros por outro assunto e como me dou bem com ele, expus-lhe esta situação deste tópico.
A resposta dele foi, a seguradora tem a obrigação de colocar no estado original, sendo que original não é antes do acidente/dano, mas sim no estado original do carro. Mas por norma, quase todas as seguradoras só aplicam isso nos seguros Premium/Plus/etc. Nos seguros normais, está no contrato que o cliente aceita peças de reposição de qualidade equivalente à de origem.
É um género de comércio/publicidade invertida. Ou seja, as seguradoras têm obrigação de colocar peças de origem, mas como a maioria dos clientes opta por seguros mais baratos, as companhias também oferecem serviço de menor qualidade.
Está explicado.
Em complemento, deu-me ainda um exemplo de que se o carro tiver películas aftermarket, o seguro só paga o vidro e a instalação do mesmo. A película fica problema do cliente.
Noutro aspecto, disse-me ainda que em casos de acidente, os clientes não são obrigados a repararem os carros nas oficinas que eles indicam, pode ser na oficina à escolha do cliente. O cliente perde é o direito ao veículo de substituição ou de cortesia.
A resposta dele foi, a seguradora tem a obrigação de colocar no estado original, sendo que original não é antes do acidente/dano, mas sim no estado original do carro. Mas por norma, quase todas as seguradoras só aplicam isso nos seguros Premium/Plus/etc. Nos seguros normais, está no contrato que o cliente aceita peças de reposição de qualidade equivalente à de origem.
É um género de comércio/publicidade invertida. Ou seja, as seguradoras têm obrigação de colocar peças de origem, mas como a maioria dos clientes opta por seguros mais baratos, as companhias também oferecem serviço de menor qualidade.
Está explicado.
Em complemento, deu-me ainda um exemplo de que se o carro tiver películas aftermarket, o seguro só paga o vidro e a instalação do mesmo. A película fica problema do cliente.
Noutro aspecto, disse-me ainda que em casos de acidente, os clientes não são obrigados a repararem os carros nas oficinas que eles indicam, pode ser na oficina à escolha do cliente. O cliente perde é o direito ao veículo de substituição ou de cortesia.