[A4 B5] | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "DIY reparação bomba vácuo"

Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "Pinturas Caseiras"

Boas.
Essas mods são as mais importantes para manter a saúde dos nossos argolas.
Boa escolha de material :palmas::palmas::palmas:
Cumps

Isso é aquilo que eu chamo material do bom.;)

Agora é andares em cima do consumo do oleo, embora na primeira muda, se trocares a viscosidade, o motor acaba sempre por beber mais um pouco de oleo.

Obrigado.

O material foi escolhido consoante o feedback que se vê por aí do pessoal.

Por acaso notei o carro ligeiramente mais solto, logo após a muda, indicativo de o óleo que lá estava já acusar desgaste. Agora após 1500+ klms, o andamento parece-me o normal

Racegy, o óleo que lá estava, se me fiar na etiqueta de substituição de óleo, até era bom, e a viscosidade era a mesma. Motul 5w-40 ...
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "Pinturas Caseiras"

Depende da gama, mas Motul e liqui moly são dos melhores que por ai andam.
Para o mês que vem o 1.8T vai levar com mais um garrafão de toptec 4100, estou satisfeito e a equipa que ganha não se mexe.
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "Pinturas Caseiras"

Depende da gama, mas Motul e liqui moly são dos melhores que por ai andam.
Para o mês que vem o 1.8T vai levar com mais um garrafão de toptec 4100, estou satisfeito e a equipa que ganha não se mexe.

Já vais trocar de novo? Andas a fazer boa quilometragem :green:
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "Pinturas Caseiras"

E como já na altura que o comprei, o vendedor insistiu muita vez na mesma conversa , de o "não te esqueças de trocar a correia de comando", e como ao verificar, ela não estava até muito má, deu para fazer mais uns quantos quilómetros antes de conseguir ganhar fundos para a troca.

No entanto, ao chegar a este módico numero:

IMG_20150430_230247.jpg


Foi feita a revisão completa, incluindo a muda de óleo liqui moly descrita anteriormente (foi feita antes da revisão)

Eis o material escolhido:

IMG_20150312_153205.jpg


- Correias Contitech
---- Ar condicionado
---- Comando
---- Correia Principal Auxiliares

- Tensores INA
---- Tensores da distribuição
---- Tensor correia A.C.
---- Rolamento do tensor correia principal

- Filtro óleo Bosch (usado anteriormente na muda de óleo)

- Bomba de Água Hepu (pela pesquisa é das melhores marcas alemãs disponíveis, com as pás e tudo em ferro)

- Termostato Wahler



Tudo trocado, carteira mais leve, mas uma das grandes manutenções já posta de lado. Unico material que não quis trocar foi o tensor da correia principal, pois é algo caro, e creio que o que lá está está em bom estado.

E é isso, seguir devagarinho com o que se pode :)

Abraços
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "Revisão Feita"

Para dar uma prova de vida por aqui, fiz um DIY que expus na área certa do fórum, mas para referência futura, deixo também por aqui :)

http://www.audipt.com/f85/%5Ba4-b5-a3-8l%5D-repara%E7%E3-bomba-v%E1cuo-fecho-central-sem-codificar-ou-soldas-131256/#post2381573


Boas,

Se tiverem alguma informação pertinente ou algo a dizer, a favor ou contra o que digo de seguida, estejam á vontade. O objectivo deste DIY é ajudar, muito ou pouco, na medida do possível, a quem tenha esse problema, ou simplesmente queira saber como resolver caso alguma vez surja


Dado que é um assunto que de tempos a tempos aparece, e dado que é um problema comum ao longo da vida útil dos Audi A4 B5, e A3 8L, neste DIY, irei tentar ajudar a demonstrar como se pode efectuar a reparação, ou troca da bomba de vácuo do fecho central com avaria, sem soldar nem codificar nada.


Antes do mais, uma introdução á questão:


Estas bombas de vácuo, independentemente do part number que tenham, servem obviamente para controlar o fecho central, abertura e fecho de portas, mala, e depósito de combustível. Modelos mais recentes, têm mais fichas, e portanto maior número de funções, tal como o controlo dos vidros eléctricos, luzes do plafonier, alarme, etc. Irei focar-me nos modelos finais desta bomba pois são geralmente os mais frágeis e problemáticos.


Problemas comuns?


1 - Falha do módulo electrónico da bomba (pouco comum),geralmente por defeito/quebra nas soldas internas ou por apanhar água por infiltrações, já que fica numa zona "baixa" tipo poço na mala. Neste caso a bomba tem um comportamento errático, ou não funciona de todo, problemas geralmente na utilização dos vidros, luzes interiores, etc.

2 - Defeito dos grafites (menos comum). O defeito dos grafites nestas bombas pode ser parcial, ou total

- Parcial: A bomba trabalha e faz pressão, mas tem muita dificuldade em chegar á pressão pretendida pelo sensor interno, e como consequência fica a trabalhar durante muito tempo (20 segundos é o tempo máximo até ela se desligar sozinha por segurança). Nos modelos restyling (a partir de 1999), caso a bomba não chegue á pressão pretendida, as portas até podem fechar e abrir, mas a mala ficará sempre aberta, pois as malas dos restyling têm fechadura com fecho eléctrico, que não fechará sem receber o sinal da bomba a informar que tem a máxima pressão (como não recebe esse sinal, não fecha). Por comparação, uma bomba boa, apenas trabalha de 1 a 3 segundos até desligar.

- Total: Nenhuma das portas abre sem ser com a chave. A bomba roda ininterruptamente durante os 20 segundos sem qualquer reacção nas portas, mas com um som diferente do normal, ou então nem roda de todo (os piscas acendem e piscam a abrir e fechar o carro mas não há reacção nas portas). Isto deve-se á quebra interna dos grafites dentro do motor da bomba. Os grafites podem partir de maneira a que o veio gire em falso, ou partir de modo a que o veio fique trancado com os pedaços e nem gire (isto no caso de ela nem fazer barulho, mas acender piscas e funcionar o restante)

Feita a introdução, vamos ao DIY em si. Usarei o meu caso como exemplo e irei tentar descrever o processo que tomei.

Irei dividir isto em 2 partes, para ser mais fácil visualizar e distinguir:
PARTE 1: Problemas por fuga de vácuo dentro do motor em si
PARTE 2: Problemas por grafites partidos


PARTE 1

No meu caso, tenho um A4 B5 Restyling de 1999. Pouco tempo depois de o ter, comecei a ter o problema de a bomba de vácuo começar a aumentar cada vez mais o tempo necessário para fechar, até ao ponto de chegar aos 20 segundos de tempo máximo, fechar todas as portas, mas nunca fechar a mala. Pesquisei e isto só se podia dever a 2 casos, alguma fuga no sistema, ou problemas com o motor internamente estar a perder pressão...

Decidi pôr mãos á obra e descobrir o que se passava. Antes do mais, localizar a bomba. Encontra-se na mala, do lado direito, escondida por trás das coberturas, na zona do chão (numa cavidade no chassis, daí por vezes apanharem água). Não está visível á 1ª vista pois está envolvida numa esponja para insonorização.

Retirada a esponja eis a malvada bomba :p

IMG_20150115_105027.jpg


Para quem quer fazer como eu e testar se a causa do trabalhar infinito ser fuga do sistema (apenas no caso de as portas ainda abrirem e fecharem mas a bomba trabalhar 20 segundos seguidos), é fácil, com jeitinho, usar um alicate envolto num pano e apertar as linhas de vácuo que saem da bomba (tubos de ar pretos com os fixadores brancos), apertar uma por uma. Uma dessas linhas vai directamente á porta do condutor, a outra controla as restantes. Se ao apertar uma dessas linhas a bomba voltar a trabalhar apenas 1 a 3 segundos, terão de seguir essa linha e diagnosticar onde têm fuga, pois o ar estará a escapar algures nesse tubo.
Caso apertem a a bomba continue a trabalhar constantemente, não é fuga, mas sim problema na bomba em si.
Segue-se o próximo passo,que é retira-la fora.

para isso é necessário retirar as 3 fichas laterais cada uma tem a sua patilha de fixação que tem de ser pressionada para a ficha sair)

IMG_20150115_105132.jpg


Desligar também os ditos tubos de vácuo, com jeito levantar as patilhas brancas

IMG_20150115_112708.jpg


Depois de estar livre puxá-la fora e tirar do carro

IMG_20150115_105059.jpg


Temos agora de aceder ao seu interior e saber o que se passa. retirar a tampa de baixo da bomba.

IMG_20150115_112844.jpg


Fica exposta a placa de circuitos. Uma nota de rodapé, se virem que está muito suja por dentro,com muito pó preto, logo aí é indicativo de elevado desgaste dos grafites. era o caso da minha.

Com cuidado,levantar a placa de circuitos, não puxem com força, pois ligado a esta placa está uma fita branca que não pode ser danificada. Esta fita não é removível, mas tem folga suficiente para se poder desviar a placa para o lado e aceder ao motor que queremos.

IMG_20150115_113321.jpg


O motor está agora exposto, visto por baixo. Vê-se uma espécie de tampa de grafite, fixada por 3 parafusos. Essa placa esconde os ditos grafites, e a zona mais problemática desta bomba, retirar os parafusos, e os componentes. Ter cuidado nesta fase pois não convém ter a bomba inclinada senão os grafites pequenos espalham-se logo todos. Eis os parafusos e o aro em grafite. é neste aro que giram os grafites e fazem a pressão necessária para o circuito. Girar para um lado cria pressão, para o outro cria vácuo, o que abre ou fecha as portas, consoante.



IMG_20150115_115522.jpg



Agora sim, vemos o que geralmente sempre parte nestas bombas. Uma espécie de grafite circular, com ranhuras em 4 pontos, quase a parecer um "trevo". Dentro destas ranhuras estão os grafites que se desgastam.

IMG_20150115_115504.jpg


Essas pequenas peças de grafite que estão na ranhura são as que têm tendência a cair quando se abre a bomba, e são as que causam as dores de cabeça todas. No meu caso, nesta fase, vi que essas pequenas peças de tanto rodar, ficaram todas arredondadas, e com as pontas irregulares, daí que a minha bomba perdia pressão e nunca atingia a pressão pedida.

A solução foi apenas rodar os pequenos grafites todos 180 graus. Assim o lado "novo" ficou a ser o que girava contra o anel exterior, e resolveu o meu caso. Se repararem na foto, vê-se que os grafites estão já virados e encontram-se mais arredondados na parte mais junto ao centro, e rectos na parte mais exterior. O meu caso ficou resolvido, mas apenas durante cerca de 3 meses. 3 meses depois deu-se o passo seguinte:



PARTE 2

Cerca de 3 meses depois do arranjo e sempre a trabalhar a 100%, chega um dia que puff, nadinha, as portas não abriam, os piscas piscavam, vidros trabalhavam, etc, tudo normal, apenas nada de abrir portas ou qualquer reacção da bomba, nem seuqer fazia barulho de funcionamento.

Suspeitei logo que pudesse ter partido os grafites desta vez, e não fui muito surpreendido em descobrir isto:

IMG_20150422_183623.jpg


Ora, como já devem saber se leram o inicio, esta bomba controla muitos componentes e não pode simplesmente ser retirada do carro, senão os vidros não abrem. eu retirei os cacos de grafite e voltei a montar até decidir o próximo passo. Todas as vezes que abria e fechava o carro a bomba girava os 20 segundos em falso por ter falta dos componentes. Isto geralmente é mau deixar a bomba a trabalhar assim tanto tempo, pois leva á queima do motor a longo prazo, mas no meu caso, como tinha de trocar o motor, ou a bomba, não me preocupei.


Pesquisei opções para o problema, que passavam por, ou comprar um kit de reparação dos grafites, comprar um motor só, ou comprar uma bomba inteira funcional, e depois ter de a codificar, ou usá-la para roubar o motor de uma para a outra.
Em Portugal, os preços correntes para estas bombas são estupidamente altos, e para mim, proibitivos, portanto abri os horizontes a mandar vir uma de fora. Escolhi mandar vir uma completa inteira do ebay. Demorei uns meses até conseguir fazer um negócio que me agradasse, mas eventualmente comprei uma usada.

Os part numbers das bombas de vácuo são diferentes entre si, maioritariamente na ultima letra. Mas são todas compatíveis entre si, e com as mesmas funções, com excepção apenas na bomba com terminação em P, que tem alarme integrado. Por coincidência foi exactamente a que comprei

A comprada:
IMG_20150821_151059.jpg

A de origem:
IMG_20150612_175549.jpg


Já me tinha mentalizado que, como no momento não sabia codificar a bomba nem trabalhar bem com o vag-com, iria usar o motor desta, e trocar pela minha, assim não era preciso codificar nadinha. só retirar de uma para outra. No entanto fiz o teste á nova bomba no carro. Já sabia que o comando não iria trabalhar, mas testei manualmente nas portas. Abriu e fechou normalmente todas as portas, mas depois começou a piscar freneticamente os piscas. Como não tenho sensores nem configuração para alarme, a bomba como tinha alarme assumiu assalto :green: . Nada de gravoso, pois não era o plano usa-la de qualquer das formas.


Ora, vamos ao importante, como trocar o motor em si de uma para outra, e evitar ter de codificar?

Em primeiro lugar, desmontar as 2 bombas,retirar a tampa inferior e placa de circuitos desviar. Em seguida há que tirar umas pequenas borrachas tipo "mamilos" pretos, são 4 e circundeiam a zona circular mais alta da bomba. Penso ser notório na seguinte foto:

IMG_20150821_153957.jpg


Para retira-los usar uma chave estreita, ou algo que possa ajudar a retirar pouco a pouco as borrachas pelos buracos, é preciso ter paciência neste processo.
Há também que usar um alicate e puxar o tubo de plástico que leva a pressão do motor ao repartidor da bomba. Está apenas encaixado numa borracha, basta puxar verticalmente o tubo para fora de dentro da bomba. Pode ser preciso um pouco de força, mas está apenas encostado a borracha, não partirá nada.
Depois das 4 borrachas de apoio empurradas pelos buracos bem como o tubo plástico, o interior da bomba ficará algo deste género:

IMG_20150821_150839.jpg


Com os componentes cá fora temos isto:

IMG_20150821_150852.jpg


Fazer o mesmo na outra bomba:

IMG_20150821_151818.jpg


IMG_20150821_151908.jpg



A ausência do dito pó preto na placa da nova bomba comprova o pouco desgaste do novo motor, ao contrário do de origem:

IMG_20150821_153745.jpg



Vamos agora á parte da troca dos motores em si. Todos os tópicos online que tinha visto, e pessoal que fez essa troca, todos eles des-soldavam o motor na placa, ou melhor, des-soldavam os fios que estão acoplados ao motor, soldando depois novamente os do novo motor. Eu arranjei uma forma bem melhor e mais fácil.

Os motores são ligados á placa através de 2 fios que encaixam na zona superior, através de encaixes "rápidos":

IMG_20150821_152603.jpg


Estes encaixes basta apenas puxar fora para os desligar, ter cuidado com o local onde encaixam para depois encaixar correctamente no outro. No entanto, como se pode ver na foto, os fios passam numa espécie de argola de plástico junto ao motor que não permite os fios sairem. Solução? dar um pequeno corte lateral na argola, e fazer espaço para os fios passarem. Ao fazer isto nos 2 motores
das 2 bombas, permite a troca de motores sem qualquer solda ou complicações, e como apenas se abriu um rasgo pequeno, os fios pode voltar a ser inseridos na argola e ficam resguardados:

IMG_20150821_152512.jpg



E pronto. Feita a troca, é só inserir o motor no local, tendo atenção a puxar para o sitio certo todos os encaixes de borracha, e empurrar o tubo de plástico que está junto ao motor, bem para dentro até se sentir um encaixe (nota-se ele a ir ao sitio). Se não encaixarem bem esse tubo a bomba não trabalha bem (o tubo em questão é aquele acoplado á bomba que se vê na foto acima).

Pôr a placa de circuitos no sitio, pôr a tampa, montar no carro, arrumar o assunto e não pensar mais nisso :)



No meu caso, como andei muito tempo á procura de um bom negócio, e como posteriormente vendi a a parte electrónica da bomba com módulo de alarme, no final de contas isto saiu-me quase a custo zero, aprendi algumas coisas no processo, e agora esperançosamente, ajudarei mais alguém neste processo.


Abraços.



PS: Como nota final, e para tentar ajudar ainda mais, como sabem, este tipo de bombas são fraquinhas comparativamente com bombas mais antigas, isto deve-se ao facto de que os grafites das bombas antigas têm o dobro da espessura e são muitíssimo mais robustas, geralmente os carros vão ao lixo com 25 anos e as bombas nunca se queixaram. Existe sim hipótese de pôr um motor desses robustos nestas nossas bombas, o corpo do motor em si é igual, o processo de desmontagem tambem. A unica coisa que muda de um motor para o outro, é aquele tubo de plástico acoplado á bomba. Se querem mesmo comprar em Portugal ou ver em sucatas, pesquisem bombas dos audi 80, golf 3, etc, que têm o mesmo formato e motor compatível. A única bricolage necessária de fazer com um motor desses, é:
1 - Cortar o tubo de plástico do motor original, aquele que faz 90º (presente na ultima foto acima)
2 - Arranjar o motor de uma bomba antiga
3 - Arranjar um pouco de tudo de borracha de 5mm ou tamanho compativel, e unir entre o tubo de 90º, e o motor da bomba antiga.

È mais simples do que parece descrito
 
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Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "DIY reparação bomba vácuo"

Muito bom amigo, acredito que futuramente está DIY venha ajudar alguém.
O A6 do meu pai anda com os mesmo sintomas.
 
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