Não vai ser preciso essa bricolage
Tenho a "meo" a caminho... e oferecem um router que já é norma_N.
Lamento dizer-te mas.... não te vais safar!
Já andei nessa guerra há mais de um ano e tal como previa, redes wireless para aceder em rede privada (domestica) a ficheiros video / conteudos HD com elevada definição, em modo de streaming (transmissão ponto A -> ponto B e play no ponto B) é para esquecer, nem normas N+, G, nem nada. E pode vir o router wireless mais caro do mercado...
Apenas por cabo ethernet funciona bem e sem falhas.
Posso dizer que no meu caso (mas atenção que eu abuso!!!) tenho:
-> No escritório:
- Computadores + Router (wireless e LAN Gigabit) Linksys
- 3 discos (1 de 1.5 TB + 1 de 2 TB + 1 de 750 GB) ligado por portas USB a um WD MyBookworld (disco 1TB + ethernet) para ligar á rede (via router)
- Estes discos são a minha videoteca (90% em HD) de filmes (+ de 500), series, outros videos e musicas
-> A partir do escritório (do router):
- É feita a distribuição de cabo ethernet por toda a casa (utilizando a tubagem por onde passavam os fios de telefone) que vai passando de divisão em divisão até chegar á sala.
-> Na sala esse cabo liga a um switch gigabit de 4 portas todas usadas (que não é mais que um distribuidor de rede por cabo ethernet), ligado á TV Samsung, ao mediaplayer WD HD Live player (excelente player - tenho 2, 1 na sala e outro no quarto), e ao receptor satelite.
Consoante as necessidades, ao longo do tempo vou adicionando discos á ligacao USB do WD mybookworld, sendo automaticamente partilhado em toda a rede.
Espero ter esclarecido.