Tá em casa, a viagem correu lindamente.
Mas a história não podia acabar aqui , alternador e injectores a pedirem uma reparação
Não para a p*ta
Não é nada de urgente , o alternador já deve de andar assim há algum tempo, mas só agora é que tive atenção ao comportamento do carregador automático que tenho na garagem, assim que o ligo ele demora muito a chegar a uma certa fase de cargamento (sinal que a bateria está a precisar de carga , coisa que não era para acontecer depois de 1800kms de viagem)
Fui ver com o Vag e chego a ter quebras de tensão até aos 12.5v com o motor a trabalhar .
Os injetores descobri porque sentia uma irregularidade ao relenti, fui a ver os valores, há lá uns 2 injectores que estão com valores demasiado elevados , e a soma dos 6 não é igual a 0, mas sim a 0,28 que indicia claramente que há algum problema.
Ainda levou com um aditivo no gasóleo, a irregularidade passou, mas os valores continuam iguais .
Será tudo feito em Portugal, o alternador sao 70€ , os injetores não sei, tenho de ver com casas que façam isso (Conheço algumas em Leiria vamos a ver) .
Ah e claramente que não podia ser só isto, no outro dia mudei a correia da bomba de alta pressão (tipo de Correia de distribuição) tive de tirar “Y” que liga aos coletores de admissão e tive de retirar 2 linhas de gasóleo (de alta pressão), no dia a seguir agarro no carro, faço 500 metros depois de sair da garagem, luz da resistência a piscar e carro em Safe, lá atiro umas belas palavras ao ar, ando mais 1km...junta se a luz da avaria do motor a outra...não é tarde não é cedo, encosto, assim que abro a porta um cheiro a gasóleo , um dos tubos ficou mal encaixado e fazia repuxo, ainda arrisquei a trazê-la para casa , quando cheguei a casa já deitava fumo branco pelo capo (e parece que quando estamos com estes problemas graves é que o trânsito para mesmo).
O tubo lá ficou mal encaixado, e deu aperto a mesma que lembro me bem de apertar bem o tubo, e o carro esteve 15/20 min logo a seguir a ter tudo montado e não vi nada , e foi a andar até a garagem sem nunca se queixar , depois com a vibração saltou e ficou lasso.
Moral da história , perdi uns bons litros de gasóleo, fiz um rasto de gasóleo do sítio onde parei ate casa, e ainda apanhei um valente susto com medo que o carro se incendiasse.
Ter um acidente era pior.