Boas pessoal.
Sou membro do forum há já alguns anos, tendo um A3 8L 1.9 TDI PD130 "stock", pelo que como tal nunca cheguei a abrir nenhum tópico do mesmo.
Porém à cerca de um ano, adquiri um Seat Ibiza 6K 1.9D (3-1Y-2) comercial de 1997, sendo que não se trata de "um projecto à séria" mas sim de um "simples charuto" para a minha esposa andar nas deslocações do dia-a-dia (não mais do que 40km/dia).
Passo então a "contar a história".
Este Ibiza esteve parado cerca de 2 anos "à chuva e ao sol" e antigo dono era um rapaz meu conhecido aqui da aldeia. Após alguma insistência, lá consegui realizar um bom negócio tendo em conta o preço/estado do carro.
Como esperado, precisava de "alguns mimos", coisas que tenho vindo a fazer ao longo deste ano.
Adquiri-o em Outubro de 2016 e na altura, contava (no quadrante!) com 220.000km.
Algumas fotos de quando o comprei (Outubro/2016):
Meti mãos à obra e, entre outras coisas, foi feito:
Após ter feito aquilo que considerava "mais urgente", ao longo do tempo tenho vindo a fazer pequenas reparações e personalizações. Sempre que possivel, gosto de tirar fotos e fazer algumas anotações e como tal deixo aqui algumas delas:
Qualquer opinião será bem vinda, apesar de como expliquei no inicio não ser um projecto propriamente dito, dá para ir fazendo algumas coisinhas
Apenas uma foto nocturna com o "irmão cá de casa", o A3 8L
Um abraço!
Sou membro do forum há já alguns anos, tendo um A3 8L 1.9 TDI PD130 "stock", pelo que como tal nunca cheguei a abrir nenhum tópico do mesmo.
Porém à cerca de um ano, adquiri um Seat Ibiza 6K 1.9D (3-1Y-2) comercial de 1997, sendo que não se trata de "um projecto à séria" mas sim de um "simples charuto" para a minha esposa andar nas deslocações do dia-a-dia (não mais do que 40km/dia).
Passo então a "contar a história".
Este Ibiza esteve parado cerca de 2 anos "à chuva e ao sol" e antigo dono era um rapaz meu conhecido aqui da aldeia. Após alguma insistência, lá consegui realizar um bom negócio tendo em conta o preço/estado do carro.
Como esperado, precisava de "alguns mimos", coisas que tenho vindo a fazer ao longo deste ano.
Adquiri-o em Outubro de 2016 e na altura, contava (no quadrante!) com 220.000km.
Algumas fotos de quando o comprei (Outubro/2016):
Meti mãos à obra e, entre outras coisas, foi feito:
- Eliminar babas de óleo
- Reparação da grelha inferior/tampas dos faróis de nevoeiro
- Reparação das cavas das rodas da frente
- Piscas frontais novos
- Piscas laterais novos em cristal
- Reparação dos elevadores eléctricos dos vidros
- Substituição do quadrante (avaria eléctrica)
- Reparação de apoios de plásticos interiores
- Foles do travão de mão / mudanças novos
- Tapetes novos
- Luzes de interior/matricula/mínimos frontais em LED de côr 6000k
- Lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond
Após ter feito aquilo que considerava "mais urgente", ao longo do tempo tenho vindo a fazer pequenas reparações e personalizações. Sempre que possivel, gosto de tirar fotos e fazer algumas anotações e como tal deixo aqui algumas delas:
- Reparação do circuito da sofagem - comportas e o seu funcionamento de abertura/fecho:
- Desde que tinha comprado o Ibiza, notei que a direcção assistida ao virar cerca de meia volta para a esquerda, apresentava tipo uma "passagem" em que o volante fazia do género de um loop. Optei por adquirir uma usada num centro VFV e ficou impecável. Aproveitei e substitui também os foles das rótulas:
- Substituição da junta da tampa das válvulas e vaso de expansão novo:
- Reparação da cablagem da bomba injectora (fios descarnados, etc.):
- Aplicação dos centros das jantes novos e tampas dos pernes:
- Colunas novas à frente (Peiying Alien 120W Max) e aproveitei outra chapeleira que tinha com colunas ovais Sony, onde adaptei umas "fichas rápidas" para quando quero tirar a chapeleira fora sem problemas:
- Indicador Led no interior que avisa quando a ventoinha do radiador está a funcionar:
- Devido ao facto do volante ter começado a desfazer-se, adquiri um em excelente estado num centro VFV, inclusive a bom preço e nem hesitei:
- Alteração do reflector da mala para vermelho:
- Montagem de cablagem pré-fabricada com relés para update das lâmpadas H4 para potência 100/90W (mantive as lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond para já):
- Buzinas de dois tons, com relé:
- Após um descuido da Maria num passeio mais alto, no qual danificou dois apoios do pára-choques frontal, tive de optar por esta opção para consertar, apesar de não ser "o esteticamente mais bonito", ficou muito melhor:
- Após muita pesquisa a nível de compatibilidade e indecisão, arrisquei e realizei uma das mod's que mais ambicionava: alteração do quadrante para o OEM da versão GTTDI (fundo em cinza claro e ponteiros cor-de-laranja):
Qualquer opinião será bem vinda, apesar de como expliquei no inicio não ser um projecto propriamente dito, dá para ir fazendo algumas coisinhas
Apenas uma foto nocturna com o "irmão cá de casa", o A3 8L
Um abraço!
Last edited: