Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Boas pessoal.

Sou membro do forum há já alguns anos, tendo um A3 8L 1.9 TDI PD130 "stock", pelo que como tal nunca cheguei a abrir nenhum tópico do mesmo.

Porém à cerca de um ano, adquiri um Seat Ibiza 6K 1.9D (3-1Y-2) comercial de 1997, sendo que não se trata de "um projecto à séria" mas sim de um "simples charuto" para a minha esposa andar nas deslocações do dia-a-dia (não mais do que 40km/dia).

Passo então a "contar a história".
Este Ibiza esteve parado cerca de 2 anos "à chuva e ao sol" e antigo dono era um rapaz meu conhecido aqui da aldeia. Após alguma insistência, lá consegui realizar um bom negócio tendo em conta o preço/estado do carro.
Como esperado, precisava de "alguns mimos", coisas que tenho vindo a fazer ao longo deste ano.

Adquiri-o em Outubro de 2016 e na altura, contava (no quadrante!) com 220.000km.
Algumas fotos de quando o comprei (Outubro/2016):



Meti mãos à obra e, entre outras coisas, foi feito:
  • Eliminar babas de óleo
  • Reparação da grelha inferior/tampas dos faróis de nevoeiro
  • Reparação das cavas das rodas da frente
  • Piscas frontais novos
  • Piscas laterais novos em cristal
  • Reparação dos elevadores eléctricos dos vidros
  • Substituição do quadrante (avaria eléctrica)
  • Reparação de apoios de plásticos interiores
  • Foles do travão de mão / mudanças novos
  • Tapetes novos
  • Luzes de interior/matricula/mínimos frontais em LED de côr 6000k
  • Lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond
Fotos pormenorizadas em Março/2017:



Após ter feito aquilo que considerava "mais urgente", ao longo do tempo tenho vindo a fazer pequenas reparações e personalizações. Sempre que possivel, gosto de tirar fotos e fazer algumas anotações e como tal deixo aqui algumas delas:

  • Reparação do circuito da sofagem - comportas e o seu funcionamento de abertura/fecho:



  • Desde que tinha comprado o Ibiza, notei que a direcção assistida ao virar cerca de meia volta para a esquerda, apresentava tipo uma "passagem" em que o volante fazia do género de um loop. Optei por adquirir uma usada num centro VFV e ficou impecável. Aproveitei e substitui também os foles das rótulas:




  • Substituição da junta da tampa das válvulas e vaso de expansão novo:

  • Reparação da cablagem da bomba injectora (fios descarnados, etc.):




  • Aplicação dos centros das jantes novos e tampas dos pernes:




  • Colunas novas à frente (Peiying Alien 120W Max) e aproveitei outra chapeleira que tinha com colunas ovais Sony, onde adaptei umas "fichas rápidas" para quando quero tirar a chapeleira fora sem problemas:




  • Indicador Led no interior que avisa quando a ventoinha do radiador está a funcionar:




  • Devido ao facto do volante ter começado a desfazer-se, adquiri um em excelente estado num centro VFV, inclusive a bom preço e nem hesitei:




  • Alteração do reflector da mala para vermelho:




  • Montagem de cablagem pré-fabricada com relés para update das lâmpadas H4 para potência 100/90W (mantive as lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond para já):




  • Buzinas de dois tons, com relé:




  • Após um descuido da Maria num passeio mais alto, no qual danificou dois apoios do pára-choques frontal, tive de optar por esta opção para consertar, apesar de não ser "o esteticamente mais bonito", ficou muito melhor:




  • Após muita pesquisa a nível de compatibilidade e indecisão, arrisquei e realizei uma das mod's que mais ambicionava: alteração do quadrante para o OEM da versão GTTDI (fundo em cinza claro e ponteiros cor-de-laranja):

E pronto, aqui está a "apresentação" do meu Ibiza :p
Qualquer opinião será bem vinda, apesar de como expliquei no inicio não ser um projecto propriamente dito, dá para ir fazendo algumas coisinhas :cool:

:OT:
Apenas uma foto nocturna com o "irmão cá de casa", o A3 8L



:D :D :D

Um abraço!
 
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Bom carrinho! Tenho curiosidade neste projecto pois tenho aqui um projecto aberto de um Polo 6N1 que é um "primo" do Ibiza! Boas mods! Então e a conversao do quadrante foi plug n play?
 
Bom carrinho! Tenho curiosidade neste projecto pois tenho aqui um projecto aberto de um Polo 6N1 que é um "primo" do Ibiza! Boas mods! Então e a conversao do quadrante foi plug n play?

Boas!
Muito obrigado ehehe
Pois, são mesmo muito semelhantes! Máquinas de guerra :p

Quanto ao quadrante, no meu caso foi mesmo Plug&Play sim... Talvez até tinha tido sorte! LOL
No entanto, comprei um com a mesma "numeração" a nivel de km/h (há os que marcam 220km/h) e conta-rotações - o outro de fundo preto/amarelo que adquiri logo quando o comprei, tinha até às 6500rpm e funcionava a 100% na mesma!
Pelo que li algures pela net, a questão prende-se mais é com o conta-rotações, pois acho que uns têm o sensor de impulsos na bomba injectora e outros não sei onde... Hesitei bastante antes de "torrar" uns € nisto, acredita LOOL
Nota: o computador de bordo não está a funcionar ;)
 
Com o Inverno a aproximar-se e a chuva a chegar (assim o esperemos!!) chegou a altura de substituir os pneus a trás :)

Andei um ano com os pneus que o Ibiza trazia quando o adquiri, que já estavam a chegar ao limite e um bocado ressequidos (eram uns Firestone na medida 185/60 R14)

Optei por uns Semperit Comfort Life2, nas medidas 185/60 R14 82H, que já utilizo o mesmo modelo no 8L e não tenho razões de queixa :)

 
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Um pequeno upgrade: iluminação do quadrante em LED COB 1SMD do tipo B8.5D, com tonalidade aproximada a 6000K.

Desde que tinha alterado o quadrante para o original da versão GTTDI, que tinha ficado com a ideia de alterar a cor das lâmpadas/filtro.

Os LED's utilizados:




Como estava antes da alteração:




Um primeiro ensaio, apenas com os LED's colocados com o filtro original (laranja):




A minha "ideia original" era manter o fundo do relógio/quilometros em laranja, porém experimentei em meter o LED (sem alterar o filtro) e não desgostei do resultado:




Dando continuidade à ideia original, removi o filtro de origem e usando-o como molde, "produzi" um filtro branco, utilizando uma capa plástica de documentos em branco (comprada numa Loja dos Chineses por meia-dúzia de cêntimos). Eis o resultado:




Resultado final:




Com o potenciómetro na posição mínima:




Com o potenciómetro na posição máxima:




Já após tudo montado no sitio:




Deixo aqui uma pequena filmagem (a imagem não é das melhores :p )


Todas as criticas são bem-vindas :D :D
 
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Com o Inverno a aproximar-se e a chuva a chegar (assim o esperemos!!) chegou a altura de substituir os pneus a trás :)

Andei um ano com os pneus que o Ibiza trazia quando o adquiri, que já estavam a chegar ao limite e um bocado ressequidos (eram uns Firestone na medida 185/60 R14)

Optei por uns Semperit Comfort Life2, nas medidas 185/60 R14 82H, que já utilizo o mesmo modelo no 8L e não tenho razões de queixa :)


Isso, pneus novos sao bem vindos ainda para mais com o Inverno à porta.
 
Um pequeno upgrade: iluminação do quadrante em LED COB 1SMD do tipo B8.5D, com tonalidade aproximada a 6000K.

Desde que tinha alterado o quadrante para o original da versão GTTDI, que tinha ficado com a ideia de alterar a cor das lâmpadas/filtro.

Os LED's utilizados:




Como estava antes da alteração:




Um primeiro ensaio, apenas com os LED's colocados com o filtro original (laranja):




A minha "ideia original" era manter o fundo do relógio/quilometros em laranja, porém experimentei em meter o LED (sem alterar o filtro) e não desgostei do resultado:




Dando continuidade à ideia original, removi o filtro de origem e usando-o como molde, "produzi" um filtro branco, utilizando uma capa plástica de documentos em branco (comprada numa Loja dos Chineses por meia-dúzia de cêntimos). Eis o resultado:




Resultado final:




Com o potenciómetro na posição mínima:




Com o potenciómetro na posição máxima:




Já após tudo montado no sitio:




Deixo aqui uma pequena filmagem (a imagem não é das melhores :p )


Todas as criticas são bem-vindas :D :D

Eh pah, ficou muito bem...
Sou capaz de fazer isso no Polo mas teria de mudar para um quadrante de fundo branco...
 
Eh pah, ficou muito bem...
Sou capaz de fazer isso no Polo mas teria de mudar para um quadrante de fundo branco...
Acredita que fica top mesmo... Apesar de estar a pensar alterar de novo a parte da iluminação do relógio/quilómetros, pois em condução e mesmo com o potenciómetro no minimo causa um pouco de desconforto. Estou indeciso em mandar vir uns LED's em amarelo ou em vermelho, já que o filtro é laranja (não me vou aventurar em muda-los) e não consigo encontrar LED's B8.5D em laranja :confused:

Se quiseres manda PM para falarmos disso do quadrante ;)
 
Como indicado aqui no Post #1 deste tópico, tinha colocado um LED vermelho que acende quando as ventoinhas de arrefecimento do radiador "disparam".


Entretanto há algum tempo atrás andava pelo eBay e encontrei uma cena que lhe achei uma certa piada , que hoje finalmente chegou pelo correio:



Trata-se de um indicador em LED amarelo, com o símbolo da ventoinha:



Quando fiz a outra montagem anterior não cheguei a meter nenhuma ficha plug&play para desligar/ligar o LED sempre que necessitasse de retirar o painel dos botões dos vidros. Como tinha já pensado em fazer esta modificação, adquiri previamente umas micro-fichas JST, pois é somente um LED com pouco consumo.
Aqui fica já a instalação modificada e pronta a montar, e como manda a lei (e gosto de fazer) tudo devidamente soldado com estanho e isolado com manga termoretráctil:



Já tudo ligado e fixado no sitio:




Resultado final:




:rolleyes: :D :p ;)
 
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Acredita que fica top mesmo... Apesar de estar a pensar alterar de novo a parte da iluminação do relógio/quilómetros, pois em condução e mesmo com o potenciómetro no minimo causa um pouco de desconforto. Estou indeciso em mandar vir uns LED's em amarelo ou em vermelho, já que o filtro é laranja (não me vou aventurar em muda-los) e não consigo encontrar LED's B8.5D em laranja :confused:

Se quiseres manda PM para falarmos disso do quadrante ;)

Eu ha uns anos tava a tirar o curso de eletrônica industrial e uns colegas meus arranjaram do Japão, leds brancos... Na altura muito raros e caros! Hoje em dia há mais variedade mas laranja... é difícil..
 
Eu ha uns anos tava a tirar o curso de eletrônica industrial e uns colegas meus arranjaram do Japão, leds brancos... Na altura muito raros e caros! Hoje em dia há mais variedade mas laranja... é difícil..
Estes brancos que tenho adquiri no eBay, vieram desses lados! Até não são caros... Há uma boa variedade de cores, porém côr-de-laranja nem vê-los :(
O que achas que (sabendo que existe um filtro laranja) ficaria melhor? Amarelo ou vermelho? Estou mais inclinado para o vermelho, só tenho dúvidas é se os números do relógio/conta-quilómetros (pretos) se vejam bem ou não...
 
Estes brancos que tenho adquiri no eBay, vieram desses lados! Até não são caros... Há uma boa variedade de cores, porém côr-de-laranja nem vê-los :(
O que achas que (sabendo que existe um filtro laranja) ficaria melhor? Amarelo ou vermelho? Estou mais inclinado para o vermelho, só tenho dúvidas é se os números do relógio/conta-quilómetros (pretos) se vejam bem ou não...

Eu também ia para o vermelho.. Nao sei que influencia ira ter o filtro laranja mas nao devera fugir muito do vermelho o resultado final.. o vermelho a noite é bem tolerado pelos nossos olhos e o vermelho de fundo nos manómetros digitais é usado nos seats posteriores ao teu.. :)
 
Eu também ia para o vermelho.. Nao sei que influencia ira ter o filtro laranja mas nao devera fugir muito do vermelho o resultado final.. o vermelho a noite é bem tolerado pelos nossos olhos e o vermelho de fundo nos manómetros digitais é usado nos seats posteriores ao teu.. :)
Sim, eu sei :) E até gosto do vermelho (no meu A3 8L tem os ponteiros e números digitais em vermelho e conta-quilómetros/conta-rotações com os números em branco) e mesmo no 6k a iluminação dos botões é vermelha.
Apenas mudei porque sempre achei que ia ficar fixe em branco, o laranja original não é muito forte (mesmo no máximo) e além disso como este quadrante tem os ponteiros em laranja não se viam muito bem.
De momento tenho andado mais vezes com o Ibiza à noite, tenho usado a iluminação no mínimo (os botões praticamente nem se vêem) mas acho que o que incomoda mais é mesmo o fundo do relógio/conta-quilómetros, pois é direccionado directamente para a nossa cara... De resto, acho que não faz diferença pois a luz branca não é projectada para nós mas sim para os manómetros...
Vou encomendar uns LED's vermelhos para testar :) O vermelho como dizes é bem tolerável e não se torna tão intenso... E vendo bem acaba por combinar (iluminação do quadrante em branco, ponteiros laranja, fundo dos manómetros praticamente brancos e os restantes botões interiores também em vermelho) :D
 
A luz nao é projectada directamente para os teus olhos mas os mostradores sao brancos e reflectem a luz quase toda.. Nao admira que tenhas de regular o potenciometro no mínimo para nao te incomodar a luz.. Que tal mudares os leda brancos por uns brancos mas menos potentes?
 
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