Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Tópico em 'Ibiza' iniciado por Pink_Floyd, 28 Out 2017.

  1. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    E porque um "mal" nunca vem só...

    Ao fim de 5 anos de 2 meses, chegou a altura do IQ levar uma bateria nova:

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    Após umas manhãs a pegar bastante mal, claramente por falta de "força" da bateria, onde inclusive por duas vezes tive que dar "encosto" com o A3 8L para pegar, decidi dar a reforma à velhinha bateria... Obviamente que meti uma de 75Ah, em detrimento da velha de 60Ah que vinha no IQ quando o comprei.

    Tudo já montado no sitio:

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    Aproveitei e dei uma limpeza na zona de aperto do cabo de massa ao chassis:
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    No inicio do post escrevi que "E porque um "mal" nunca vem só..."... Porquê? Porque logo no inicio deste mês, o A3 8L também decidiu que a sua bateria estava em idade de reforma! Duas baterias em Dezembro... Cheira a Natal né?! o_O :confused:
     
    zefern gostou disto.
  2. Pink_Floyd

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    Recentemente tive um pequeno problema relacionado com o travão de mão!
    Tinha reparado que nos últimos tempos, o travão estava a travar cada vez mais "acima", mantendo o "hábito" de ser mesmo no último "estalinho" que as rodas ficam bloqueadas. Há cerca de duas semanas, ao estacionar o carro na rua após sair da garagem, ao puxar o travão, ouviu-se um estalo e ficou a travar quase com a alavanca "na horizontal" o_O Assim que tive oportunidade, retirei o plástico que cobre a alavanca do travão e deparei-me com isto:

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    Se à partida, julgava que teria sido algum cabo que de alguma forma tinha afrouxado ou algum afinador danificado, qual não foi o meu espanto ao ver a chapa que serve de "base" onde a alavanca aperta, com os pontos de solta partidos!
    Solução? Após falar com um mecânico conhecido, seria algo relativamente simples: retirar a proteção do túnel do escape, furar e colocar dois parafusos para fixar a chapa ao chassis.

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    Aproveitei e deixei o travão de mão um pouco mais afinado, ou seja, mais ou menos a meio do curso da alavanca. Verifiquei também (e de forma independente) se as rodas ficavam totalmente "livres" com o travão destravado.
    Como o plástico faz conjunto com o da alavanca das mudanças, aproveitei para lubrificar o veio da alavanca das mudanças, bola e afins, com massa consistente e dar uns ajustes nos pontos de fixação dos plásticos (que anteriormente já tinha "corrigido" pois estão praticamente todos partidos) ficando tudo bem fixo e apertado.
    Tudo concluído:

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    :cool:
     
    zefern, madlima29 e André Afonso gostam disto.
  3. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Para isto não morrer...
    Sem grandes novidades por aqui, desde finais de Fevereiro que o IQ tem sido o daily da minha esposa e desde então pouco ou nada tenho andado com ele... Como não coloco fotos apenas quando anda "limpinho", hoje calhou assim, meio "abandalhado" com tem andado e com mais uns riscos na pintura...

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    Sem dúvida a precisar de um bom banho e limpeza interior...

    Tinha a IPO marcada para hoje, pelo que dei uma limpeza no cofre do motor e por baixo, tem babas de valvulina da caixa e vai deixando sempre vestígios de óleo onde pernoita. Ao que parece, o óleo escorre dos colectores de escape/admissão. Não é uma grande quantidade, porém os km's que tem e o seu estado atual, já se sabe...

    Entretanto...
    Folha verde e limpa, siga para mais um ano...

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    Neste tempo de maior ausência por aqui apenas coloquei uma paneleirice, já que um colega meu que vendeu o seu Leon 1P1, ofereceu-me estes pipos/tampas de válvulas dos pneus:

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    ;)
     
    zefern e madlima29 gostam disto.
  4. Pink_Floyd

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    Há cerca de duas semanas, ao mudar o IQ de sitio no quintal após mais uma viagem diária da minha esposa, reparei que estava um pequeno resíduo verde de anticongelante no chão. Fui de imediato verificar, o nível estava OK e não encontrei nenhuma "fuga" em tubo algum. No dia seguinte, e porque fiquei com "a pulga atrás da orelha" porque o líquido teria que vir de algum lado, foi verificar novamente e mais um resíduo no chão... Ocorreu-me que poderia ser por alguma rela do bloco (que levou todas novas até nem há tanto tempo quanto isso), mas nada... Andei à procura com mais precisão e no "radiador de óleo", deparei-me com isto:

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    Após ver bem nas fotos, existe uma fissura no tubo e estava praticamente a rebentar!
    Como tenho diversas peças suplentes do 6K do meu pai que foi para a sucata, tinha um tubo "suplente" em bom estado.
    Tubo no sitio, nível reposto e consequentemente verificado nos dias seguintes:

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    Até agora, tudo OK como se pretende:

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    Não tinha escrito aqui, mas em plena IPO vi que um dos LED's dos mínimos frontais estava a piscar...
    Não me disseram nada, mas resolvi fazer um downgrade:

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    Reposição de lâmpadas tradicionais W5W nos mínimos!
    Os LED's "Made in eBay ou Aliexpress" que tenho são de uma qualidade relativamente fraca (já perdi a conta às vezes que os troquei!) e até porque atualmente tenho lâmpadas H1 "tradicionais" de 3000k nos médios/máximos (55W nos médios, 100W nos máximos), os LED's de 6000k destoavam um pouco na tonalidade com estas lâmpadas (pode até ser impressão minha, mas com os relés que tenho instalados a tonalidade dos médios/máximos parece ser mais fria que 3000k!).

    Entretanto e como já merecia, uma limpeza interior e exterior:

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