Sistema Som Audi

Boa tarde a todos,
Comprei um Audi A5 Sportsback de 2021 recentemente, o sistema de som que vem com o carro é o mais básico, não sei identificar o modelo ou especificações do rádio pois não encontro informação em lado nenhum, apenas sei que não é o Audi Sound System (Bose) nem é o sistema B&O.
Acho o som pésssimo, não existem graves, os agudos são estridentes e se aumento mais um pouco o volume é horrivel. Alguém me consegue ajudar a identificar que modelo de rádio é este? Gostaria de fazer um upgrade a todo o sistema de som, que oficinas ou técnicos me podem recomendar na área da grande Lisboa para fazer este tipo de trabalho?

Desde já obrigado.
 
Começava por ver as colunas das portas.
Não ter graves é estranho. Qualidade de som é algo mais a frente...
 
Para graves vais precisar de amplificador.
Para agudos vais precisar de tweeters.

Se aprecias assim tanto o som deverias ter tido esse cuidado na compra.

Não será fácil. Podes ir para a opcao de colocar B&O mas não será fácil arranjar em PT quem te faça isso (aliás, eu não conheço).
Mas pela net encontras muita coisa, inclusive malta que já fez isso. Mas alerto que é uma mod complicada, tens de desfardar o carro todo para passar muito cabo. Precisas de colunas novas, amplificador, codificar o sistema e no final passar na audi para o desbloqueio de componentes. Isto se fores no sentido de manter original....
 
Para graves vais precisar de amplificador.
Para agudos vais precisar de tweeters.

Se aprecias assim tanto o som deverias ter tido esse cuidado na compra.

Não será fácil. Podes ir para a opcao de colocar B&O mas não será fácil arranjar em PT quem te faça isso (aliás, eu não conheço).
Mas pela net encontras muita coisa, inclusive malta que já fez isso. Mas alerto que é uma mod complicada, tens de desfardar o carro todo para passar muito cabo. Precisas de colunas novas, amplificador, codificar o sistema e no final passar na audi para o desbloqueio de componentes. Isto se fores no sentido de manter original....

Infelizmente não tive opção de escolha :(
Custa-me a acreditar que um carro deste segmento vem com um sistema tão pobre mesmo na opção mais básica. Não pretendo pôr o sistema B&O, quero fazer um upgrade sem entrar em modelos high-end, como não sou entendido no assunto de som auto dai o meu pedido de ajuda.
 
O meu receio é trocar as colunas e o rádio não ter potência suficiente para elas e o ganho ser marginal.
Vê as colunas, pois são específicas do carro. Verifica se tocam todas.
Há que fazer um scan com VAGCOM a ver erros e se algo esta a falhar
 
Não conheço o modelo em detalhe, mas olhando ao que a Audi tem feito nos últimos anos, é provável que assim seja.
Isto é, a entrada de gama é realmente muito pobre.

O B9 deverá ter algo assim:
- Básico ( menos colunas, sem amplificador, colunas mais fracas)
- audi sound system (já tem tweeters e subwoofer (localizado na zona da roda suplente) - som melhora consideravelmente
- sistema bose (não sei se terá saído nos B9)
- sistema b&o ( high end com mais colunas, um amplificador xpto)

Podes optar por algo aftermarket.
Mudar colunas, adicionar um subwoofer (passivo ou activo).

Qq que seja a opção que escolhas não precisas de tocar no rádio. Assumo que ainda não tenhas o último MIB, certo?
 
Se fosses do Norte tinha a ASA (Auto Som e Alarmes) em Gaia. São uma referência a nivel nacional. Pelo menos ja foram..
Mas ai em Lx deves ter tambem opções muito válidas, eu é que desconheço.
Acho estranho o som que tens de momento ser já dele assim tão pobrezinho.
Viste bem as definicoes do rádio, experimentaste afinar o som?
A Pioneer e a Alpine têm à venda colunas específicas para muitos modelos alemães, é plug and play e é já um upgrade muito bom de som.
 
Se fosses do Norte tinha a ASA (Auto Som e Alarmes) em Gaia. São uma referência a nivel nacional. Pelo menos ja foram..
Mas ai em Lx deves ter tambem opções muito válidas, eu é que desconheço.
Acho estranho o som que tens de momento ser já dele assim tão pobrezinho.
Viste bem as definicoes do rádio, experimentaste afinar o som?
A Pioneer e a Alpine têm à venda colunas específicas para muitos modelos alemães, é plug and play e é já um upgrade muito bom de som.
WHAT?!?!?
E eu? Não sou uma referência?!?
:D
 
Não conheço o modelo em detalhe, mas olhando ao que a Audi tem feito nos últimos anos, é provável que assim seja.
Isto é, a entrada de gama é realmente muito pobre.

O B9 deverá ter algo assim:
- Básico ( menos colunas, sem amplificador, colunas mais fracas)
- audi sound system (já tem tweeters e subwoofer (localizado na zona da roda suplente) - som melhora consideravelmente
- sistema bose (não sei se terá saído nos B9)
- sistema b&o ( high end com mais colunas, um amplificador xpto)

Podes optar por algo aftermarket.
Mudar colunas, adicionar um subwoofer (passivo ou activo).

Qq que seja a opção que escolhas não precisas de tocar no rádio. Assumo que ainda não tenhas o último MIB, certo?

Neste momento tenho 7 colunas identificadas, 2 tweters e uma coluna central no tabelier, 2 colunas nas portas da frente e 2 colunas nas portas de trás, todas tocam e não me parece que estejam com alguma falha, já tentei afinar o sistema mas não tenho muitas opções disponiveis. A versão do MIB penso que seja a 3 visto o carro ser do ano passado.
Vou então começar por tentar arranjar um VAG e ver se tenho algum erro.
 
ha a venda colunas e amplificadores para ese modelo se queres uma coisa de cualidade nao sera barato a mim me pediram mais de 1000 eur
 
ha a venda colunas e amplificadores para ese modelo se queres uma coisa de cualidade nao sera barato a mim me pediram mais de 1000 eur

Deram-me um orçamento de 2000€ para um upgrade com sistema DSP, como ficava fora das minhas possibildiades tive que começar a pensar noutras alternativas.

Só para actualizar este tópico, comprei o cabo VAG, fiz um diagnóstico no carro e estava tudo bem.
Fiz várias análises com apps de espéctometro a partir do tlm, e só começava a ter leituras acima dos 60Hz com as colunas de fábrica.

Resolvi arregaçar as mangas e aventurar-me a fazer eu o upgrade.

Porta desmontada

20220406_121955.jpg

Comprei um kit Focal ISU200 para a frente, a diferença de peso e tamanho do iman para as de fábrica é enorme como já seria de esperar.

20220406_164729.jpg

Aproveitei os suportes originais e adaptei para as novas colunas woofer de 200mm.

20220408_101419.jpg

Para os tweters fiz um molde em madeira para encaixar o novo formato da coluna

20220410_121138.jpg

Aqui já montado, acesso extremamente dificil para se trabalhar, desesperei várias vezes...

20220410_125344.jpg

Para as portas de trás comprei um kit Focal ICU165
20220409_193036.jpg

20220408_175619.jpg

Depois de tudo montado novamente e com algumas afinações, a diferença é enorme, som nitido cheio de detalhe com graves qb (não sinto necessidade de pôr um subwoofer para já). Já não tenho distorção quando aumento mais o volume, estou bastante satisfeito com o ugprade.

Por curiosidade, voltei a fazer medições com a APP e agora já me aparece valores a partir dos 40Hz

Screenshot_20220411-104508_Sound Analyzer App.jpg
 
Last edited:
As Focal têm fama de ter os agudos... Bem aguçadinhos.. Lol
Nao sentes falta de graves?

Face aos valores que gastei em material este upgrade foi excelente e uma melhoria substancial face ao sistema que vinha de fábrica, já tenho alguns graves e para já chega-me para os estilos musicais que oiço. Obviamente tenho noção que pode ainda ser melhorado com um sub separado, e provavelmente um amplificador externo, mas isso já envolve mais custos e know-how técnico que para já não tenho.
 
Boas,

Apesar de todas as colunas estarem a funcionar correctamente, ontem corri um scan com o VAG e agora aparece avaria no módulo 5F nas colunas que foram trocadas, mais especificamente os tweters. Alguém sabe se é necessário alterar alguma coisa pelo VAG quando se trocas as colunas?


4 Avarias detectadas:
9462035 - Alto-falantes de agudos dianteiros esquerdos
B1061 13 [009] - Interrupção
Confirmado - Verificado desde o Apagamento da Memória
Quadro Congelado:
Estado de Avaria: 00000001
Prioridade de Avaria: 6
Freqüência de Avaria: 1
Resets do Contador: 54
Quilometragem: 1599 km
Data: 2022.04.15
Tempo: 19:42:15

Tensão Borne 30: 11.6 V

9462803 - Alto-falantes de agudos dianteiros direitos
B1064 13 [009] - Interrupção
Confirmado - Verificado desde o Apagamento da Memória
Quadro Congelado:
Estado de Avaria: 00000001
Prioridade de Avaria: 6
Freqüência de Avaria: 1
Resets do Contador: 54
Quilometragem: 1599 km
Data: 2022.04.15
Tempo: 19:42:15

Tensão Borne 30: 11.6 V

9463315 - Alto-falantes de agudos traseiros esquerdos
B1066 13 [008] - Interrupção
Esporádico/a/s - Confirmado - Verificado desde o Apagamento da Memória
Quadro Congelado:
Estado de Avaria: 00000001
Prioridade de Avaria: 6
Freqüência de Avaria: 1
Resets do Contador: 94
Quilometragem: 1599 km
Data: 2022.04.15
Tempo: 19:42:15

Tensão Borne 30: 11.6 V

9463827 - Alto-falantes de agudos traseiros direitos
B1068 13 [008] - Interrupção
Esporádico/a/s - Confirmado - Verificado desde o Apagamento da Memória
Quadro Congelado:
Estado de Avaria: 00000001
Prioridade de Avaria: 6
Freqüência de Avaria: 1
Resets do Contador: 94
Quilometragem: 1599 km
Data: 2022.04.15
Tempo: 19:42:15

Tensão Borne 30: 11.6 V
 
Back
Top