@Rui P Do que estive a ver do teu kit, o crossover que vem incluido não é o correcto.
Pelo que vi falam globalmente bem delas e até ganharam alguns prémios. Vou mandar vir para mim umas colunas dessas para testar e depois digo-te como correu.
Mas digo-te já que vou usar um crossover diferente do que vem nesse kit.
Depois partilho umas fotos e resultado. Vamos la ver se tb noto melhorias nos médios e graves (e se tenho necessidade de continuar com o subwoofer para os subgraves).
Não estando queimado(s), podem estar com a impedância alterada...
Os tweeters não podem trabalhar diretamente com a corrente do amplificador audio (faixa larga de frequências), tem de passar obrigatoriamente pelo crossover (hight pass filter) ou no mínimo por um condensador electrolítico não polarizado, senão é a morte do mesmo. Corrente a mais (potência) na bobine do tweeter queima ou dilata a mesma ficando a fazer curto no ferro da estrutura, causando erros, anomalias no som e na pior das hipóteses, danificando o circuito amplificador. Felizmente nos sistemas amplificadores mais recentes os chips (CI) já têm proteção contra isso mesmo que desativa a alimentação do mesmo.
Não estará algures pela cablagem do audio, algum fio a fazer curto com o Ground (massa)? Já apanhei um caso parecido (TT cabrio c/ Bose) que foi uma dor de cabeça para descobrir, ao ligar tudo ok, passados 4/5 min o amp entrava em proteção e desligava o som traseiro, o radio continuava a funcionar e o som à frente. E o que era? Humidade na cablagem e amplificador.
Seja como for, se for como disse há alguns posts atrás, se não afeta o funcionamento, pode ficar tudo ligado apenas pelo crossover., Ficando os canais dos tweeters anulados.
Porém, chegaste a ver a impedância?
Re verificaste as ligações com olhos de ver?
No auto teste pelo VAGCOM, consegues activar todos independentemente ou não?
Os tweeters OEM vai buscar sinal direto ao radio, ou ao módulo da porta?
O sistema é 7.0, 7.1, 5.0 ou 5.1?
É que atenção que o rádio OEM tem funções especiais de áudio conforme a utilização, como por exemplo o TP.
Obrigado pelo links, penso que já tinha andado a pesquisar por aquele fórum
Se já estás habituado a um subwoofer no carro se calhar vais notar diferença, eu no meu caso estou a partir de uma situação inversa em que não tinha nada de graves e notei uma diferença bastante grande para melhor.
Fico a aguardar o teu feeback em relação aos tweters.
Um coisa que reparei é que nos meus tweters de origem têm o que parece ser um condensador, isto faz a vez de um crossover? será isto que fecha o circuito? é que a mensagem do VCDS diz que o circuito está aberto.
Se o tweeter está ligado através do crossover, esse condensador acoplado ao tweeter serve apenas para mera prevenção contra picos de média ou baixa frequência que o iriam danificar e que por qq motivo passassem pelo crossover. Nessa situação onde a corrente que flui é muito baixa, é muito raro esse condensador secar ou descapacitar, são precisas muitas horas de trabalho. Contudo é uma peça eletrónica e daí suscetível de avariar. Seria portanto oportuno medi-lo caso não foi feito, mas é necessário um capacímetro.Obrigado pela resposta e partilha de conhecimento, aqui não será o caso pois a cablagem está toda ok e o problema só começou quando instalei os tweters novos. Será uma questão de compatibilidade entre o sistema nativo do carro e a ligação aos tweters novos.
Diz-me o que é que actualmente não é feito na china, especialmente no audio.Constatei aí na foto que a marca também já fabrica componentes audio na China.... Que pena, seguiram os passos dos rivais! Tinha esperança que não acontecesse, mas....
Pensei nisso, mas por outro lado seria demais...minha suspeita é que o user fez uma troca de altifalantes (colocando um tweeter no local do mid-range).
Diz-me o que é que actualmente não é feito na china, especialmente no audio.
Boa parte das marcas, mesmo de segmentos de nicho, podes ler "desenhado" em qq lado, "montado" na china. Se não for assim, algo do genero. Para escapar a isso só escolhendo marcas Americanas ou Japonesas, tirando isso a probabilidade é alta.
Contudo, o que faz a diferença é o processo de qualidade. Isso fará que sejam correctamente instaladas (sei de alguns casos que devido à temperatura ambiente do país, nunca terá a mesma qualidade, mas regra geral não teremos problemas).
O grande problema, a meu ver, de ser feito nesse país, é a facilidade que esses senhores tem em replicar por produtos mais baratos. Isso é um grande problema para as marcas (vejam por exemplo a LandRover que deixou de apresentar os seus protótipos à custa disso - Link)
Relativamente à Audi, não sei qual é a empresa que está a produzir os altifalantes para eles, mas está visto que alguns deles são feitos lá, na china. Contudo, não se esqueçam que alguns modelos no grupo tb são produzidos na China. Para quem tiver curiosidade, tem aqui um link interativo para ver onde são as fábricas e quais os carros lá produzidos - Link
Mas como partilhado anteriormente, a minha suspeita é que o user fez uma troca de altifalantes (colocando um tweeter no local do mid-range).
Infelizmente é o que se constata!Diz-me o que é que actualmente não é feito na china, especialmente no audio.
Boa parte das marcas, mesmo de segmentos de nicho, podes ler "desenhado" em qq lado, "montado" na china. Se não for assim, algo do genero. Para escapar a isso só escolhendo marcas Americanas ou Japonesas, tirando isso a probabilidade é alta.
Acho muito bem vindo este offtopic que acaba por estar ligado directamente ao som.Infelizmente é o que se constata!
Desculpem, é um pouco offtopic...
Ainda há marcas (no audio) que mantêm fabrico próprio, as nórdicas (DLS, Dynaudio p.ex. e alguma(s) Italianas. Algumas Inglesas já estiveram na China e estão a regressar à produção caseira pois perderam mercado, a qualidade via-se e ouvia-se!
As Japonesas tudo que for baixa e média gama é tudo feito na China. Vê-se na Pioneer, Sony, Kenwood, Alpine etc
A Focal tem a linha económica para as grandes superfícies e lojas de acessórios auto que é tudo feito na China, só nas lojas oficiais de representação da marca se encontram as "verdadeiras" made in France. E que diferença ao ouvi-las!!!
Depois há uma coisa muito importante nos dias de hoje e que afeta muito o custo final do produto, a logística. Pode ser que num futuro não muito distante, com a robotização massiva da produção, as grandes marcas/empresas voltem a terras próprias...
Depois partilho as minhas ligações mas o mid-range que ele tem no tablier, tem ligação directa ao rádio (e tem aquele condensador).Não creio que a troca do tweeter por midrange acuse o erro, desde que sejam da mesma impedância. Afetaria a nível acústico pois não estariam a reproduzir na sua faixa de frequência certa, de resto.....muitos dos mortais nem notariam a diferença!
Poderá ser pela ESR dos condensadores...