Sistema Som Audi

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por Rui P, 23 Mar 2022.

  1. Black Drako

    Black Drako

    Desde:
    27 Nov 2011
    Mensagens:
    5 941
    Gostos Recebidos:
    3 752
    A gama alta da focal a Utopia (nao sei se ainda tem esta designação) é muito cara, um sub pode custar milhares de euros.. Nestes casos a qualidade de fabrico tem de estar garantida. Alem disso é sempre bom marketing para quem investe milhares de euros em som, saber que é fabricado na Europa.
     
  2. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 465
    Gostos Recebidos:
    921
    Posso dizer por experiencia própria, que há uma diferença (arriscaria) abismal entre as Focal china e as francesas. O mesmo modelo montadas no mesmo carro. O dono comprou cá numa loja dessas tipo Nor... Aquilo era estridente que até feria os tímpanos. Depois levei-o a uma loja de um conhecido (por sinal cá no distrito) que (re)vende Focal encomendadas de França de uma casa onde ele trabalhou. Ele não consegue representação oficial, claro que vende um pouco mais caro mas como ele mesmo diz, é só para quem quer e pode. O dono do carro ficou logo com elas, pagou mais do dobro e devolveu as outras...
    A B&W sim, foi uma das que se deslocou para acompanhar a concorrência mas tbm não tenho certeza se as Nautilus continuaram a ser feitas na EU. Pessoalmente não gosto muito do design delas, mas já o som..... Mas aí estamos a falar de outros patamares.
    A Audiolab que teve ligação/participação da McLaren tbm foi para a ásia a fim de baixar custos e manter lucros. Que aconteceu? Foram alvo de duras criticas e perderam volume de vendas. Entretanto tiveram de voltar à "old england".
    Não me posso alongar muito pois não conheci ainda esse modelo/versão, nem esquemas vi ainda. Esses midrange tendo como dizes ligação direta ao radio, serão porventura dedicados a canal central (vozes) em modo surround, daí o condensador filtro??? O grave na porta quase certeza que é grave/médio+ tweeter para agudos, canal central/vozes no tablier? É uma das configurações clássicas...

    Offtopic--@blackibiza os meus altifalantes ainda não saíram de Rio Tinto. Desde antes da Pandemia... O homem não tem mãos a medir!
    Cumps


    .
     
  3. Black Drako

    Black Drako

    Desde:
    27 Nov 2011
    Mensagens:
    5 941
    Gostos Recebidos:
    3 752
    Estas a falar das Focal de gama de entrada, ou aquela marca ranhosa feita pela Focal, a Auditor?
     
  4. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 465
    Gostos Recebidos:
    921
    Xiii.... Não eram Auditor. Isso então.... :confused:
    Eram uma ovais, 3 vias, para um Ford. Não me lembro agora o modelo, já foi há tempos, mas penso que gama média.
    Muito idênticas a estas:
    https://www.bassound.pt/produto/colunas-ovais-3-vias-6x9-focal-r-690c/
    Só que as que ficaram montadas custaram mais do dobro dessas...
     
  5. Rui P

    Rui P

    Desde:
    24 Fev 2022
    Mensagens:
    22
    Gostos Recebidos:
    7
    Já vi que fizeram vários posts sobre mid-range / tweter, não querendo contrariar o que já foi dito (reforço que sou apenas um amador), a minha percepção pelos meus ouvidos é que as pequenas colunas que troquei no tabelier são tweters e não mids, antes de desmontar as colunas OEM era o que ouvia por ali. Nas portas da frente só tinha 1 coluna woofer em cada porta conforme mostrei nas fotos e a qual foi trocada.
    Nas portas de trás tinha 2 colunas OEM - 1 woofer e 1 tweter este igualzinho ao que subsitui no tabelier como está na foto também, aqui deixei ficar os tweter OEM na porta de trás e troquei apenas o woofer.
    A instalação que fiz já foi feita por profissionais do ramo exactamente desta forma, um exemplo - https://www.distriacustica.pt/pt/blog/334_colunas-audi-a4-focal-isu-200.html
    Existe ainda mais uma coluna central no tabelier e essa não lhe mexi.
    Não ponderei montar os tweters fora como o @blackibiza sugeriu porque queria que ficasse completamente escondido conforme o sistema de origem.
    Na hipótese destas colunas nos cantos do tabelier serem realmente os mids, então gostava de saber onde estão os tweters OEM?! pois não os encontro em lado nenhum, se houver mais colunas em algum lado poderia substituir esses tweters OEM pelos Focal e rêpor as colunas originais no tabelier.
     
  6. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    18 993
    Gostos Recebidos:
    7 309
    Não são mids. São tweeters.
     
  7. blackibiza

    blackibiza

    Desde:
    19 Set 2010
    Mensagens:
    1 296
    Gostos Recebidos:
    705
    Começando pelo inicio, está visto que ainda não estás por dentro das várias versões do Audi B9 (ou B8/B8.5). Isto é, ainda não estás devidamente esclarecido em relação às diferenças entre o teu sistema (passivo), o audi sound system (activo) que inclui o subwoofer e o B&O com DSP. Isto é, o que vem com tweeters (que ficam localizados no pilar A) tb são oe, se escolhidos aquando da compra, isto é, tb tens a possibilidade de ter os pilares A preparados para receber os tweeters (não são adaptações que fazes), por isso que disse, que se queres adicionar tweeters, a minha recomendação é ires por esta abordagem, isto é, podes por exemplo falar com o jimy que ele vende-te isso (isto pq o teu carro, como trás o sistema de som mais básisco, como é obvio, tens os pilares A fechados!

    Segundo, infelizmente tens seguido videos (youtube) de malta que percebe um pouco de som, mas não percebe das várias variantes da Audi (por isso que mencionei que são poucas as pessoas em Portugal que sabem o que estão a fazer nos carros).
    O que ele mostra no video (que já agora é um Audi B8) está errado. Ele apontou para a troca de "tweeters" no tablier, onde estão os médios (mid-range). É completamente errado o que vês nesse video!


    Se conseguires ler esta foto, que é de um B&O num B9:
    [​IMG]
    Os tweeters estão localizados nos pilares A e não no tablier (por isso o que fizeste está errado!).

    Olha por exemplo para este link: https://www.audiworld.com/forums/a4...b9-a5-f5-bang-olufsen-retrofit-guide-3010291/
    Tu precisas disto:
    8W8867233G x 1 Left A-pillar trim
    8W8867234G x 1 Right A-pillar trim

    Por isso fala com o jimy para arranjares isso e mete aí os tweeters (o som chegará aí a partir do crossover no grave). Deixa estar os médios quietos (podes melhorar o som aí, mas para já recomendo colocares o que tens a tocar no sitio correcto).

    Mais uma foto ilustrativa (este é o tweeter 3D - essa coluna leva dois tweeters, tu só vais usar o que está em baixo - não visivel na foto):
    [​IMG]

    Isto é o que falo que precisas, e isto é OE!
    [​IMG]


    Recomendo leres com atenção o que escrevi, e releres várias vezes esses foruns pois está visto que ainda precisas de assimilar alguma informação (especialmente pq tens seguido indicações de pessoas da área de som que dizem asneiras).

    Boa sorte e muita paciência.
     
    zefern, vttsokalo e Black Drako gostam disto.
  8. blackibiza

    blackibiza

    Desde:
    19 Set 2010
    Mensagens:
    1 296
    Gostos Recebidos:
    705
    Já agora (e pq mencionaste o B8 no video), a Alpine vendia um kit (aliás, dois kits - o mais simples para apenas melhorar medio e adicionar tweeter ou então o mais completo com amplificador onde até poderias adicionar o subwoofer oe).

    A partir deste link https://www.alpine.pt/p/Products/SingleView/spc-200au consegues ver os dois kits e tb os passos para instalação. Dá uma vista de olhos no link só para ficares com uma ideia.
    Nesses passos para instalação eles recomendam furar para aplicar o tweeter (mas eu recomendo comprar a tampa do B&O e adaptar aí o tweeter assim fica com look OE).

    Esta seria uma abordagem para quem quiser melhorar o som no carro, contudo este é apenas para o B8.5 e não se aplica no teu caso.
     
    vttsokalo gostou disto.
  9. whirlpool

    whirlpool

    Desde:
    6 Ago 2017
    Mensagens:
    115
    Gostos Recebidos:
    21
    A versão mais básica não traz médio e trás o tweeter no tablier.
     
  10. whirlpool

    whirlpool

    Desde:
    6 Ago 2017
    Mensagens:
    115
    Gostos Recebidos:
    21
    Melhorar um sistema original e começar por instalar esses altifalantes é tiro no pé. Um altifalante de 20cm nunca funciona em 2 vias, especialmente com um agudo cheio de sono e fora de eixo.
     
    Black Drako gostou disto.
  11. Black Drako

    Black Drako

    Desde:
    27 Nov 2011
    Mensagens:
    5 941
    Gostos Recebidos:
    3 752
    De facto nunca vi um sistema de duas vias com um altifalante com mais de 16cm.
     
  12. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    18 993
    Gostos Recebidos:
    7 309
    Aí isso é que viste. Recordas-te da viatura do Bari? Andei lá a mexer e modificar, e acho que há fotos disso algures.
     
  13. blackibiza

    blackibiza

    Desde:
    19 Set 2010
    Mensagens:
    1 296
    Gostos Recebidos:
    705
    Bem, ainda bem que falas nisso. Fiquei na dúvida e fui pesquisar.
    E realmente parece-me que tens razão!

    Começando pelo meu caso, afinal sou eu que tenho isto mal instalado!
    Porque é que o Rui (da autosom e alarmes) me instalou um "segundo" tweeter no local (do B&O), quando já tinha um tweeter no tablier?

    Isto faz algum sentido? Estou a ver que fiquei com sistema mal desenhado desde inicio! E por um especialista?
    Por favor, só quero perceber o que ficou instalado e o porquê dessa forma, dado que o "tweeter" que lá tinha ele alterou-o (apenas o altifalante).

    Em relação a duas vias (o altifalante que estamos a falar aqui é de duas vias) e tem boa reputação! Ainda não tive oportunidade de testar mas pelo menos o user acima diz que a diferença é enorme. Qual a tua opinião em relação a isso? Podes entrar em mais detalhes?


    Fazendo um resumo do que disse acima, o sistema básico (com amplificação de apenas 80W) tem como código 8RM.
    O sistema activo (com subwoofer) tem 180W que é usado no MMI 3G+ - baseado no MIB 2ªgen (que por acaso tb tenho dado que fiz retrofit disso), logo já tenho mais potencia na minha unidade, logo já posso configurar este sistema (isto é, adicionar o sub oe - para já sem interesse). Código 9VD

    Só o B&O é que usa um DSP dedicado e tem 700W com código 9VS.


    Pergunta para ti @whirpool, porque raio instalaram outro tweeter no meu carro qd já tinha um lá de origem noutra localização?
    Parece-me que vou perder mais tempo que o que esperava nisto....


    Já agora, tenho ligação MOST, o que pelo que percebo, consigo fazer sem problemas upgrade para B&O directo, sem complicações:
    [​IMG]

    Edit:
    @Rui P Mais detalhes podem ser encontrados aqui: https://procarmanuals.com/vag-ssp-647-audi-a4-type-8w-infotainment-audi-connect/
    Um pdf com bastante informação.


    Edit 2:
    Um link TOP de um site Espanhol (isto sim, é que chamo partilha, os nuestros hermanos no expoente máximo de entreajuda e partilha de conhecimento) onde mostra um step by step de como fazer um retrofit para o sistema activo para o subwoofer!
    Link https://www.audisport-iberica.com/f...onido-básico-8rm-a-audi-sound-system-ass-9vd/
     
    Last edited: 17 Mai 2022
  14. whirlpool

    whirlpool

    Desde:
    6 Ago 2017
    Mensagens:
    115
    Gostos Recebidos:
    21
    O Rui não faz as coisas a sorte, se realmente tiveres um segundo tweeter deixa o estar. O carro toca? Isso é que interessa.

    2 vias com esses altifalantes não funciona, muito menos num automóvel.
    Reputação? Por quem?
    Até onde toca o woofer? Onde começa o agudo a tocar?
     
  15. whirlpool

    whirlpool

    Desde:
    6 Ago 2017
    Mensagens:
    115
    Gostos Recebidos:
    21
    O que está feito no teu carro?
     

Partilhar esta página