Mau contacto ou tweeter queimado.
Ou simplesmente são registos antigos.
Como não está em inglês, atrofia me o cérebro essa tradução manhosa.
Limpa e corre o teste no modulo 5f para ver se continua a dar erro.
O erro pode ter ocorrido se tiveres ligado o carro com os tweeters desligados e ficou em memoria (o erro data de sabado e só tens 1500km??)
A minha recomendação é tb para colocares isso em ingles para ser mais perceptivel.
Tens também com multímetro, verificar se as impedâncias dos tweeters e woofers são iguais as colunas OEM.
O único erro que cometeste, foi não aplicar uma esponja a volta dos woofers nas portas. De origem ou trás esponja, ou tem uma borracha que encosta a quartela.
Isto evita resonâncias de som, que aparecem em certas frequências.
Na prática fica o som mais tipo coluna em caixa plástica. Depois de selares a volta das colunas, todo o movimento de ar dos cones são direcionados para as grelhas, aumentando o rendimento, eliminando 80% da ressonância.
Aqui tens uma explicação básica:
https://youtube.com/shorts/ftG2bTbR8cU?feature=share
Crossover. Então pensa: tens a saída para o crossover que alimenta o tweeter e o woofer. Ora falta a ligação? Claro que sim. O sistema assume apenas sistemas independentes, pelo que o crossover só ligas o woofer e o tweeter direto. Certifca te que o tweeter já tem o condensador acoplado.Já limpei o erro e volta a aparecer, e sim o carro é novo
Também já reinstalei o sw em inglês para ser mais perceptivel, no VCDS tenho lá uma opção para fazer o teste de colunas mas diz operação inválida e não deixa executar.
Este tweters têm um crossover antes, será que o sistema não gosta disso?!?
O estranho é que tenho som nas colunas todas e parece me normal.
Crossover. Então pensa: tens a saída para o crossover que alimenta o tweeter e o woofer. Ora falta a ligação? Claro que sim. O sistema assume apenas sistemas independentes, pelo que o crossover só ligas o woofer e o tweeter direto. Certifca te que o tweeter já tem o condensador acoplado.
Com isto, não significa que o tenhas de o fazer se o sistema estiver a funcionar na sua plenitude. Apenas vai manter o erro nos tweeters, pois o seu canal está desactivado.
Tenho a certeza que ligaste algo de forma errada. Isso é certinhoVoltei a desmontar tudo e liguei os tweters directamente fazendo bypass ao crossover, limpei o erro e volta a aparecer novamente
Como está tudo a funcionar assim, acho que vou atirar a toalha ao chão e deixar como está com o crossover e simplesmente ignorar o erro no VCDS.
Obrigado a todos pelo feedback.
Não estando queimado(s), podem estar com a impedância alterada...Queimados não estão, como disse está tudo operacional. Já fiz apagar erro e volta a aparecer.
Os tweeters não podem trabalhar diretamente com a corrente do amplificador audio (faixa larga de frequências), tem de passar obrigatoriamente pelo crossover (hight pass filter) ou no mínimo por um condensador electrolítico não polarizado, senão é a morte do mesmo. Corrente a mais (potência) na bobine do tweeter queima ou dilata a mesma ficando a fazer curto no ferro da estrutura, causando erros, anomalias no som e na pior das hipóteses, danificando o circuito amplificador. Felizmente nos sistemas amplificadores mais recentes os chips (CI) já têm proteção contra isso mesmo que desativa a alimentação do mesmo.Voltei a desmontar tudo e liguei os tweters directamente fazendo bypass ao crossover, limpei o erro e volta a aparecer novamente
Não estando queimado(s), podem estar com a impedância alterada...
Os tweeters não podem trabalhar diretamente com a corrente do amplificador audio (faixa larga de frequências), tem de passar obrigatoriamente pelo crossover (hight pass filter) ou no mínimo por um condensador electrolítico não polarizado, senão é a morte do mesmo. Corrente a mais (potência) na bobine do tweeter queima ou dilata a mesma ficando a fazer curto no ferro da estrutura, causando erros, anomalias no som e na pior das hipóteses, danificando o circuito amplificador. Felizmente nos sistemas amplificadores mais recentes os chips (CI) já têm proteção contra isso mesmo que desativa a alimentação do mesmo.
Não estará algures pela cablagem do audio, algum fio a fazer curto com o Ground (massa)? Já apanhei um caso parecido (TT cabrio c/ Bose) que foi uma dor de cabeça para descobrir, ao ligar tudo ok, passados 4/5 min o amp entrava em proteção e desligava o som traseiro, o radio continuava a funcionar e o som à frente. E o que era? Humidade na cablagem e amplificador.
O importante é ajudar!Dá gosto ouvir os pros.