Sistema Som Audi

Mau contacto ou tweeter queimado.
Ou simplesmente são registos antigos.
Como não está em inglês, atrofia me o cérebro essa tradução manhosa.
 
Mau contacto ou tweeter queimado.
Ou simplesmente são registos antigos.
Como não está em inglês, atrofia me o cérebro essa tradução manhosa.

Queimados não estão, como disse está tudo operacional. Já fiz apagar erro e volta a aparecer.
O Software veio em PT-BR, e sim é horrivel, vou ver se desinstalo e ponho a versão inglês.
 
Limpa e corre o teste no modulo 5f para ver se continua a dar erro.
O erro pode ter ocorrido se tiveres ligado o carro com os tweeters desligados e ficou em memoria (o erro data de sabado e só tens 1500km??)

A minha recomendação é tb para colocares isso em ingles para ser mais perceptivel.
 
Tens também com multímetro, verificar se as impedâncias dos tweeters e woofers são iguais as colunas OEM.

O único erro que cometeste, foi não aplicar uma esponja a volta dos woofers nas portas. De origem ou trás esponja, ou tem uma borracha que encosta a quartela.
Isto evita resonâncias de som, que aparecem em certas frequências.
Na prática fica o som mais tipo coluna em caixa plástica. Depois de selares a volta das colunas, todo o movimento de ar dos cones são direcionados para as grelhas, aumentando o rendimento, eliminando 80% da ressonância.

Aqui tens uma explicação básica:
https://youtube.com/shorts/ftG2bTbR8cU?feature=share
 
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Limpa e corre o teste no modulo 5f para ver se continua a dar erro.
O erro pode ter ocorrido se tiveres ligado o carro com os tweeters desligados e ficou em memoria (o erro data de sabado e só tens 1500km??)

A minha recomendação é tb para colocares isso em ingles para ser mais perceptivel.

Já limpei o erro e volta a aparecer, e sim o carro é novo :)
Também já reinstalei o sw em inglês para ser mais perceptivel, no VCDS tenho lá uma opção para fazer o teste de colunas mas diz operação inválida e não deixa executar.
Este tweters têm um crossover antes, será que o sistema não gosta disso?!?
O estranho é que tenho som nas colunas todas e parece me normal.
 
Tens também com multímetro, verificar se as impedâncias dos tweeters e woofers são iguais as colunas OEM.

O único erro que cometeste, foi não aplicar uma esponja a volta dos woofers nas portas. De origem ou trás esponja, ou tem uma borracha que encosta a quartela.
Isto evita resonâncias de som, que aparecem em certas frequências.
Na prática fica o som mais tipo coluna em caixa plástica. Depois de selares a volta das colunas, todo o movimento de ar dos cones são direcionados para as grelhas, aumentando o rendimento, eliminando 80% da ressonância.

Aqui tens uma explicação básica:
https://youtube.com/shorts/ftG2bTbR8cU?feature=share

Obrigado pela dica, como disse nos posts anteriores foi a primeria vez que me aventurei a fazer uma coisa destas, e tens razão em musicas com um tom mais grave sinto um pequeno ranger que aparenta vir do plastico da porta, Vou pesquisar onde comprar isso, falaram-me também de placas de tratamento acustico para colocar nas portas, mas ainda não percebi a melhor forma de se colocar para evitar as tais ressonacias e trepidações.
 
Já limpei o erro e volta a aparecer, e sim o carro é novo :)
Também já reinstalei o sw em inglês para ser mais perceptivel, no VCDS tenho lá uma opção para fazer o teste de colunas mas diz operação inválida e não deixa executar.
Este tweters têm um crossover antes, será que o sistema não gosta disso?!?
O estranho é que tenho som nas colunas todas e parece me normal.
Crossover. Então pensa: tens a saída para o crossover que alimenta o tweeter e o woofer. Ora falta a ligação? Claro que sim. O sistema assume apenas sistemas independentes, pelo que o crossover só ligas o woofer e o tweeter direto. Certifca te que o tweeter já tem o condensador acoplado.

Com isto, não significa que o tenhas de o fazer se o sistema estiver a funcionar na sua plenitude. Apenas vai manter o erro nos tweeters, pois o seu canal está desactivado.
 
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Crossover. Então pensa: tens a saída para o crossover que alimenta o tweeter e o woofer. Ora falta a ligação? Claro que sim. O sistema assume apenas sistemas independentes, pelo que o crossover só ligas o woofer e o tweeter direto. Certifca te que o tweeter já tem o condensador acoplado.

Com isto, não significa que o tenhas de o fazer se o sistema estiver a funcionar na sua plenitude. Apenas vai manter o erro nos tweeters, pois o seu canal está desactivado.

Voltei a desmontar tudo e liguei os tweters directamente fazendo bypass ao crossover, limpei o erro e volta a aparecer novamente :p
Como está tudo a funcionar assim, acho que vou atirar a toalha ao chão e deixar como está com o crossover e simplesmente ignorar o erro no VCDS.
Obrigado a todos pelo feedback.
 
Isso é estranho...
Eu tb instalei tweeters no meu, com crossover incluído e não tenho erros.

Contudo, o meu sistema não é da Focal mas da JLAudio. Mesmo assim não iria pelas marcas a causar o problema. Deves ter alguma coisa mal ligada.
 
Voltei a desmontar tudo e liguei os tweters directamente fazendo bypass ao crossover, limpei o erro e volta a aparecer novamente :p
Como está tudo a funcionar assim, acho que vou atirar a toalha ao chão e deixar como está com o crossover e simplesmente ignorar o erro no VCDS.
Obrigado a todos pelo feedback.
Tenho a certeza que ligaste algo de forma errada. Isso é certinho
 
Queimados não estão, como disse está tudo operacional. Já fiz apagar erro e volta a aparecer.
Não estando queimado(s), podem estar com a impedância alterada...
Voltei a desmontar tudo e liguei os tweters directamente fazendo bypass ao crossover, limpei o erro e volta a aparecer novamente
Os tweeters não podem trabalhar diretamente com a corrente do amplificador audio (faixa larga de frequências), tem de passar obrigatoriamente pelo crossover (hight pass filter) ou no mínimo por um condensador electrolítico não polarizado, senão é a morte do mesmo. Corrente a mais (potência) na bobine do tweeter queima ou dilata a mesma ficando a fazer curto no ferro da estrutura, causando erros, anomalias no som e na pior das hipóteses, danificando o circuito amplificador. Felizmente nos sistemas amplificadores mais recentes os chips (CI) já têm proteção contra isso mesmo que desativa a alimentação do mesmo.
Não estará algures pela cablagem do audio, algum fio a fazer curto com o Ground (massa)? Já apanhei um caso parecido (TT cabrio c/ Bose) que foi uma dor de cabeça para descobrir, ao ligar tudo ok, passados 4/5 min o amp entrava em proteção e desligava o som traseiro, o radio continuava a funcionar e o som à frente. E o que era? Humidade na cablagem e amplificador.
 
Não estando queimado(s), podem estar com a impedância alterada...

Os tweeters não podem trabalhar diretamente com a corrente do amplificador audio (faixa larga de frequências), tem de passar obrigatoriamente pelo crossover (hight pass filter) ou no mínimo por um condensador electrolítico não polarizado, senão é a morte do mesmo. Corrente a mais (potência) na bobine do tweeter queima ou dilata a mesma ficando a fazer curto no ferro da estrutura, causando erros, anomalias no som e na pior das hipóteses, danificando o circuito amplificador. Felizmente nos sistemas amplificadores mais recentes os chips (CI) já têm proteção contra isso mesmo que desativa a alimentação do mesmo.
Não estará algures pela cablagem do audio, algum fio a fazer curto com o Ground (massa)? Já apanhei um caso parecido (TT cabrio c/ Bose) que foi uma dor de cabeça para descobrir, ao ligar tudo ok, passados 4/5 min o amp entrava em proteção e desligava o som traseiro, o radio continuava a funcionar e o som à frente. E o que era? Humidade na cablagem e amplificador.

Dá gosto ouvir os pros. :cool:
 
Seja como for, se for como disse há alguns posts atrás, se não afeta o funcionamento, pode ficar tudo ligado apenas pelo crossover., Ficando os canais dos tweeters anulados.
Porém, chegaste a ver a impedância?
Re verificaste as ligações com olhos de ver?
No auto teste pelo VAGCOM, consegues activar todos independentemente ou não?
Os tweeters OEM vai buscar sinal direto ao radio, ou ao módulo da porta?
O sistema é 7.0, 7.1, 5.0 ou 5.1?
É que atenção que o rádio OEM tem funções especiais de áudio conforme a utilização, como por exemplo o TP.
 
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