Soluços

Boa noite pessoal,

O meu carro está com um problema qualquer... Eu sinto o carro com uns ligeiros soluços quando mantenho uma velocidade constante (normalmente entre as 1500 e as 3000 rpm), em condução de cidade não sinto nada porque tou sempre a acelerar e a trocar as mudanças...

Já agora uma dúvida, quando o meu carro está frio e começo a conduzir a rotação mantém-se elevada mesmo que eu não esteja a acelerar... Alguém sabe de onde provém este problema? já liguei o VAG-COM e fiz a calibração da borboleta... os erros que estavam registados até à calibração eram:

16555 - Fuel Trim; Bank 1: System Too Lean
P0171 - 35-10 - - - Intermittent
17978 - Engine Start Blocked by Immobilizer
P1570 - 35-10 - - - Intermittent
16555 - Fuel Trim; Bank 1: System Too Lean
P0171 - 35-10 - - - Intermittent

O carro em questão é um Audi A3 1.6 de 2002 e o sintoma revela-se tanto a gasolina como a GPL.

Cumprimentos
 
sim, vou ver se faço isso este fim de semana... pelo que já andei a ler em forúns, parece ser um erro bastante comum neste motor!
mas ainda não consegui encontrar nenhuma solução, já li que pode ser uma fuga em algum tubo de admissão, pode ser bobines, pode ser cabos de velas...
Se alguém fizer ideia do que seja mais em concreto que se pronuncie... ;)
 
Ora aqui está um óptimo tópico porque também tenho um AKL 1.6 que faz mais ou menos o mesmo :)

Não lhe limpei ainda a borboleta, pode ser disso!
 
Bem, hoje tenho mais uma história para contar... Com a visita ao mecânico marcada para sábado, hoje a sair do trabalho meto o carro a trabalhar e começo a sentir uma vibração do motor anormal. vim o caminho todo calminho que o carro nem desenvolvia como deve ser tais eram os soluços cada vez que metia o pé no acelerador! mal cheguei liguei o VAG-COM e deu nisto:

3 Faults Found:
16555 - Fuel Trim; Bank 1: System Too Lean
P0171 - 35-10 - - - Intermittent
16555 - Fuel Trim; Bank 1: System Too Lean
P0171 - 35-10 - - - Intermittent
16688 - Cylinder 4: Misfire Detected
P0304 - 35-10 - - - Intermittent
Readiness: 0000 0000

Parece que vou ter de tentar antecipar a ida ao mecânico... para já alguma opinião?
Posso andar com o carro ou é um risco muito grande?

Cumprimentos
 
Last edited:
o cilindro 4 não está a "queimar" por isso tinhas o motor manco a 3 cilindros. verifica a vela do 4º cilindro...

os outros erros podem estar relacionados com esse, pode ser um sintoma ou uma consequencia do misfire...
tens q verificar o sensor massa de ar...
tens q verificar tudo relacionado com a ignição, desde velas, cabos de velas, injectores, tubos de vacuo e de combustivel, filtro e bomba de combustivel...
e tb alguma possivel fuga na admissão e/ou escape...
16555/P0171/000369 - Ross-Tech Wiki
 
Last edited:
Bem amigos, desenterrando o tópico...

O problema foi do cabo de vela do 4º cilindro...
Foram então mudados os cabos de velas e já está a trabalhar bem...
Acontece que os soluços persistem e continuo sem perceber do que será... Acho que vou deixar andar :|
 
Não, ainda não fiz isso... mas os soluços não vão ser corrigidos pela limpeza da borboleta quase de certeza! O que isso vai corrigir é as acelerações maradas quando o motor está frio..

Um amigo meu falou-me na possibilidade de ser um tubo roto ou mal apertado da admissão que liga a borboleta.. Que já viu um carro a começar com os soluços e passado uns tempos desligava-se quando parava nos semáforos.. a mim pareceu-me de facto credivel esta explicação do tubo..
 
Tambem pode ser um tubo
mas podias fazer a limpeza a borboleta e ao mesmo tempo vias os tubos digo eu nao sei
 
Sim claro.. a próxima vez que for para o mecânico junto o util ao agradável!
Já agora, como é que é possível testar o sistema de admissão para detectar (caso exista) um furo na tubagem?
 
Back
Top