Os construtores é que vão ditar o fim dos diesel (ou de combustão).
Gradualmente irão deixar de lançar opções no mercado. Já o fizeram nos utilitários (audi a1, polos, ibizas, etc... neste tipo de segmento penso que já não será possível comprar a diesel).
Contudo as marcas ainda vão lançando outros modelos com motores a diesel ( A SEAT está a estrear o TARRACO com o motor 2.0tdi 190cv). O motor é relativamente bom para o que temos neste momento enquanto os eléctricos não abundam.
Aliás, que opções temos em eléctricos? com a excepção da Tesla (que tem um design feio), todas as marcas estão com sérios problemas nos seus eléctricos.
Só ficarei com pena de não ver oficialmente lançado em nenhum modelo da Audi o TDI 2.0 BITurbo com 270cv e 550NM.
Nota:
Sou do tempo dos saxo cup, honda s2000 e muito me custou mudar do 1.8VT para os diesel. Aliás, eu nunca gostei dos diesel mas vi-me "obrigado" a mudar por causa da carga fiscal, dos valores de manutenções e preços de combustível.
Eu serei o primeiro a mudar do A5 para o Etron GT(caso se confirme que a plataforma PPE esteja isenta de problemas pois pelas recentes noticias a Porsche está em dificuldades com o seu Mission E . Venham daí essas opções...
Não só concordo como ainda partilho aqui um link:
https://www.surftotal.com/noticias/...oxima-onda-citadina-a-desaparecer-em-portugal