Temperatura não chega aos 90

E eu nem estava a par que já havia um novo liquido (ainda bem que falamos do tema).
Mas @BlueA4 tb fiquei curioso. Nesta tabela é possível ver que existem compatibilidades entre alguns.

NfG1zpv.jpeg


Uma coisa é ser descontinuado mas não significa que devemos deixar de usar.
Segundo essa tabela, bastará perceber o ano de fabrico do motor para comprar o correcto.
 
E eu nem estava a par que já havia um novo liquido (ainda bem que falamos do tema).
Mas @BlueA4 tb fiquei curioso. Nesta tabela é possível ver que existem compatibilidades entre alguns.

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Uma coisa é ser descontinuado mas não significa que devemos deixar de usar.
Segundo essa tabela, bastará perceber o ano de fabrico do motor para comprar o correcto.
O GrupoVag actualmente só vende o G12EVO , e segundo eles substitui e é compatível com o G13.
Pelo o que se ouviu falar o G13 deixava os circuitos cheios de ferrugem, se foi mesmo disso não sei.

Que razões são essas, já que desconheço? Era bom saber, pois é o que uso as vezes nos carros de clientes (G13oem)
Como ja disse, supostamente o G13 não protegia bem o motor, não eram poucos os casos de carros com o circuito cheio de ferrugem quando sempre usaram G13 (A minha A6 por exemplo, sempre assistida na marca pelo antigo dono e tem o vaso numa lastima)

Há diversos videos que supostamente explicam o porque da coisa
EL FALLO QUE VAG NUNCA VA ADMITIR QUE HARA QUE TU COCHE PUEDA ROMPERSE❌ G13 G12 EVO - YouTube

Não estou a dizer que seja isto (Não é porque está na internet que é verdade), mas é o que se pode ler por ai.
 
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O GrupoVag actualmente só vende o G12EVO , e segundo eles substitui e é compatível com o G13.
Pelo o que se ouviu falar o G13 deixava os circuitos cheios de ferrugem, se foi mesmo disso não sei.


Como ja disse, supostamente o G13 não protegia bem o motor, não eram poucos os casos de carros com o circuito cheio de ferrugem quando sempre usaram G13 (A minha A6 por exemplo, sempre assistida na marca pelo antigo dono e tem o vaso numa lastima)

Há diversos videos que supostamente explicam o porque da coisa
EL FALLO QUE VAG NUNCA VA ADMITIR QUE HARA QUE TU COCHE PUEDA ROMPERSE❌ G13 G12 EVO - YouTube

Não estou a dizer que seja isto (Não é porque está na internet que é verdade), mas é o que se pode ler por ai.
Pois. Mas reparem, com qualquer um deles, se levar concentrado (geralmente o é OEM) e mistura água del cano, esperam por quê? Claro que acaba por enferrujar por eletrolise no circuito, muito graças aos minérios presentes.
Daí eu avisar para usarem apenas água destilada. Não custa nada.
E anualmente medir a corrente gerada no anticongelante a ver se está bom.
 
Em relação á temperatura do meu, vi aqui no fim que era possível ver as temps pelo controlador do AC e a temperatura do líquido vai até 87 +- e a do motor 75 são valores normais ? Apesar de no quadrante ficar nos 85 +- não vai para os 90
A sofagem temo que sejam as pás
O que estranhei foi o líquido no reservatório estar frio achei q n era normal porque no meu Peugeot 106 estava sempre a ferver
 
Em relacao aos anticongelantes.. Nada tem a ver se é a gasolina ou gasoleo. Cada marca por conveniência atribui uma cor ao seu anticongelante. Fiat, Vag, usam a cor rosa.. Mercedes, BMW usam a cor azul.. grupo PSA, Renault a cor é amarela.. Mas se forem a concorrencia encontram anticongelante amarelo ou verde com mais concentracao de glicol do que o rosa.. Podem encontrar anticongelante rosa com 20%.. 10%... 25%.. De concentração... Ou 50%!
Por norma os anticongelantes oem têm têm concentrações entre 40 a 50%.. Mais importante do que atentar se é G12, Paraflu, o que for, é usar um anticongelante de marca confiavel com uma boa percentagem de glicol.
Quanto á situação do G13, já ouvi qualquer coisa sim.. Mas ainda ha pouco tempo meti G13 num carro.. Oem.. Foi-me vendido e nada me dissram.
 
Em relacao aos anticongelantes.. Nada tem a ver se é a gasolina ou gasoleo. Cada marca por conveniência atribui uma cor ao seu anticongelante.

Não sou eu que o digo.
Foi em tempos um mecânico que me disse que no grupo vag, para motores diesel é rosa (ou lilás). A outra cor é para os gasolina.
Isto era uma regra dessa altura para os motores que haviam nessa época. Ainda não existia (olhando para a tabela) o G13 nem o G12evo.

E por acaso, na pesquisa que fiz ontem sobre as diferenças do G12 para o G13 e G12evo é que eles deixaram precisamente de usar glicol e passaram a usar glicerina.
 
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Não sou eu que o digo.
Foi em tempos um mecânico que me disse que no grupo vag, para motores diesel é rosa (ou lilás). A outra cor é para os gasolina.
Isto era uma regra dessa altura para os motores que haviam nessa época. Ainda não existia (olhando para a tabela) o G13 nem o G12evo.

Não ligues a isso que ele te disse.
 
Utilizando este tópico, a minha B6 começou acelerar sozinha, liguei o vag e dava erro do sensor de temperatura, analisei o sensor e de facto estava mesmo todo podre, comprei um OEM troquei o gajo e ele ficou igualmente acelerado, será que tenho que ligar o vag para apagar o erro??
 
Utilizando este tópico, a minha B6 começou acelerar sozinha, liguei o vag e dava erro do sensor de temperatura, analisei o sensor e de facto estava mesmo todo podre, comprei um OEM troquei o gajo e ele ficou igualmente acelerado, será que tenho que ligar o vag para apagar o erro??
Não precisas apagar o erro, mas tens hipótese de colocar aqui qual foi mesmo o erro em questão?
Já agora podes fazer um teste muito simples que é desligar a ficha do sensor, colocar o motor a trabalhar e ver se o problema persiste
 
Agora já não, apaguei o scan.
Mas dizia sensor de temperatura g não sei das quantos short.

E o sensor estava a deitar líquido pela ficha estava mesmo esganado.
 
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