Então fica aqui a resposta Se tiveres um auto rádio com uma potência de saída de 40w deves colocar umas colunas de 80w. É uma questão de comprares umas colunas (para mim focal, ou Blaupunkt entre outras, menos Sony e Pioneer,) que se adaptem à potência de saída do rádio e a Focal tem uma variedade que tu nem imaginas, tive um Audi A3 8l sem ampliador, o rádio era u. Blaupunkt 40w e tweeter, Altifalantes dianteiros e traseiros focal, e posso dizer, que nunca meti o volume no máximo e distorções 0
Enviado do meu EML-L29 através do Tapatalk
Se pretendes ser técnico na explicação, não deves explicar assim.
Será mais:
Exemplo:
Radio 40x4 watts = +/- 28w RMS (real music sound aka root mean square) e para as colunas convem então 35 a 40w RMS que cobre a saida real do radio. Mas não fica por aqui. Melhora se nos afastarmos dos limites dos componentes audio. Neste caso, escolharia entre 40 a 45 RMS, e alta sensibilidade tipo 93db para cima. Isto porque uma coluna propria para autoradio, nunca vai receber muito mais de 30watts de potência de um radio. E se usarem colunas menos sensiveis e potencias de 50 RMS para cima, estas serão sempre menos sensiveis ao baixo volume, mas perfeitamente calibradas para potencias de amplificadores, geralmente na casa dos 50 RMS por canal (ou superior consuante a sua categoria).
Se repararem nas caixas, existem varias informações uteis.
A gama de som, que pode ir dos 50hz (graves) a 16000hz (agudos).
A sensibilidade (medida em Db (decibeis))
A potência de pico 120watts
E a potência real de 40watts (RMS), que é aquela que mais interessa ao comum dos mortais.
Sei que agora para quem não consegue entender, ou percebe de electronica, faz mais confusão o tal RMS e PEAK POWER.
Digamos que RMS, é o som que a coluna suporta em continuo, sem queimar.
A potência de pico, serão picos de potência esporádicos (geralmente vem na distorção) a qual a coluna suporta até certo valor.
Daí ser importante os RMS, e pouco relevante a potência de pico