Unidade Lumen - Instalação de Xenon

Penso ser uma informação importante para quem vai instalar xenon. Cuidado com o tipo de Lâmpadas.

Em relação ao seu pedido de esclarecimento abaixo, informamos o seguinte:

Deve contactar o representante da marca do seu veículo para saber se a homologação do mesmo contempla a possibilidade da instalação dos faróis em causa.
Em caso afirmativo, todos os componentes que forem instalados devem estar homologados para o modelo do veículo.
Por fim, lembramos que os veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga num gás (vulgarmente conhecidos por faróis de Xénon), pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis bem como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.

O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio

Com os melhores cumprimentos,

Departamento de Inspecção de Veículos Rodoviários,
Direcção de Serviços de Regulamentação Técnica e de Segurança,
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.

Segundo informação que solicitei ao :
Departamento de Inspecção de Veículos Rodoviários
da
Direcção de Serviços de Regulamentação Técnica e de Segurança,
do
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P. ( EX-DGV)

Veículos com fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis em como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.

Isto quer dizer que veículos com kit xenon com fluxo luminoso superior a 2000 lumen estão ilegais, com as consequências inerentes na inspecção, operações stop ( apreenção de veiculo por alterações à homolgação),...

Isso é o que está escrito, porque na realidade não é assim, posso garantir que que muitos carros trazem de origem xenon, sem dispositivos de limpeza dos faróis em como dispositivos de regulação automática dos mesmos. E temos a situação que existem carros que trazem de origem, dispositivos de limpeza dos faróis, como dispositivos de regulação automática, e não tem xenon... por isso esta lei ainda está longe de coincidir com a realidade. ;)

Não existem carros ->de origem<- com homolgação na europa vendidos novos com xenon, sem lava farois e nivelação automatica.
É um mito urbano... isso não existe :oops:

Podem acontecer duas coisas:
-> Optica "olho de boi" que se confunde com xenon
-> Ter lava farois e autonivelação e nem saber, como um colega meu numa carrinha 320d

Quando a existirem carro sem xenon com lava farois, é verdade... muitos lagunas e Volvos, mas que eu saiba não têm nivelação automática...
Mas isso nem é importante, o que a lei afinal obriga é mesmo xenon(>2000 lumen) == lava farois + auto-nivelação

paulo oliveira disse:
Não existem carros ->de origem<- com homolgação na europa vendidos novos com xenon, sem lava farois e nivelação automatica.
É um mito urbano... isso não existe :oops:

yep existe :roll:
não é só mito, se quiseres apresento-te pessoas que tem carros com xenon que veio de fabrica (uns só com auto nivelação, não trás lava faróis, outros não trás nem lava faróis nem auto nivelação)

paulo oliveira disse:
É um mito urbano... isso não existe
:oops:

Podem acontecer duas coisas:
-> Optica "olho de boi" que se confunde com xenon
-> Ter lava farois e autonivelação e nem saber, como um colega meu numa carrinha 320d

Quando a existirem carro sem xenon com lava farois, é verdade... muitos lagunas e Volvos, mas que eu saiba não têm nivelação automática...
Mas isso nem é importante, o que a lei afinal obriga é mesmo xenon(>2000 lumen) == lava farois + auto-nivelação

Quando falo é porque tenho a certeza, e vejo as coisas....e depois falo...na minha terra, quando não sabem calam-se. Aqui não há mitos urbanos..

Sous@ disse:
Quando falo é porque tenho a certeza, e vejo as coisas....e depois falo...na minha terra, quando não sabem calam-se. Aqui não há mitos urbanos..

Sobre a parte a bold...
Tipico de quem não tem cultura nem argumentos e parte para a agressão para impor a sua pseudo-razão.

Volto a dizer:
Não existem carros ->de origem<- com ->homolgação na europa<- vendidos novos com xenon, sem lava farois e nivelação automatica.

Podes ter por exemplo M5's vendidos novos nos EUA com xenon sem lava farois... e depois importados para a europa.
Mas carro vendidos novos na europa sem xenon e lava-farois, isso não existe...

ainda gostava de ver um desses carros. sem o ver pessoalmente, não acredito. simplesmente nao teriam aprovacao para homologar. ou entao é montado nos stands antes de vender, portanto ilegal.

nmb disse:
ainda gostava de ver um desses carros. sem o ver pessoalmente, não acredito. simplesmente nao teriam aprovacao para homologar. ou entao é montado nos stands antes de vender, portanto ilegal.

tenho um amigo meu de braga que tem um clio extreme com xenon de fabrica (comprou-o novo á renault) tem auto nivelaçao mas nao tem lava farois (se nao estou em erro, o egas conhece uma pessoa que tem uma laguna nas mesmas condiçoes)

tenho um familiar que tem uma daewoo (modelo se, ou sw..é assim uma coisa) , com xenon de fabrica e nao tem nem lava faróis nem auto nivelação

Back